Recomendado para você

MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi

MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi
F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada

F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada
F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?

F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?
ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa

ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa
Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt

Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt

Indy Lights
Indy Lights
Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt
Bortoleto disputa as 500 Milhas de Kart 2025 com equipe CAR Racing

Bortoleto disputa as 500 Milhas de Kart 2025 com equipe CAR Racing

Fórmula 1
Fórmula 1
Bortoleto disputa as 500 Milhas de Kart 2025 com equipe CAR Racing
F1: GP de São Paulo revela troféu da edição de 2025

F1: GP de São Paulo revela troféu da edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo revela troféu da edição de 2025
Gabriel Gomez mostra rápida adaptação ao carro em primeiro teste na FRECA

Gabriel Gomez mostra rápida adaptação ao carro em primeiro teste na FRECA

Fórmula 3 Regional Europeia
Fórmula 3 Regional Europeia
Zandvoort
Gabriel Gomez mostra rápida adaptação ao carro em primeiro teste na FRECA

F1: Bom desempenho em simulação de Baku dá esperança à Ferrari

Dados de simulador são otimistas e pista do Azerbaijão tem características desfavoráveis a dominante McLaren, representando oportunidade para time italiano

Em sete edições do GP do Azerbaijão de Fórmula 1, a Ferrari marcou as últimas quatro pole positions, mas ainda não venceu em Baku. No entanto, as simulações dizem que o SF-25 pode ser competitivo no circuito este ano, indicando como essa pista pode se adequar ao carro. 

Leia também:

Entre as principais equipes, a Ferrari é a única que ainda não obteve sucesso nesta temporada (McLaren venceu 12 etapas, Red Bull venceu três e a Mercedes, uma) mas, depois do fracasso em Monza, onde Max Verstappen aproveitou a asa traseira com pouco downforce para vencer com o RB21 e Charles Leclerc ficou com um decepcionante quarto lugar, a abordagem para a ida a Baku é mais cautelosa. 

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Guido De Bortoli / Getty Images

De acordo com os técnicos da Scuderia, a Ferrari ainda tem mais três chances 'reais' de conquistar a vitória: na lista das oito etapas que faltam, além de Baku, também temos Singapura e Las Vegas. 

A esperança é a última a morrer, mas os dados coletados em Monza permitiram que a configuração projetada para o próximo fim de semana fosse corrigida: entenderemos na primeira sessão de treinos livres se a configuração desse carro permitirá que Leclerc e Lewis Hamilton lutem pelo topo, especialmente porque, pelo menos no papel, a McLaren poderia encontrar outro cenário difícil, como foi na Itália. 

O MCL39 se destaca nas curvas de velocidade média, se defende muito bem nas curvas lentas e sofre um pouco nas retas longas. Andrea Stella explicou, após o GP da Itália, que eles introduzirão 'medidas corretivas' para atenuar o efeito da falta de velocidade em trechos rápidos. A Ferrari não se destaca em nenhum lugar específico, mas poderia se beneficiar dessa característica do carro da McLaren.   

Ferrari SF-25, dettaglio della sospensione posteriore modificata

Ferrari SF-25, detalhe da suspensão traseira modificada

Foto de: AG Galli

As atualizações que deveriam ser milagrosas não produziram os resultados esperados: o assoalho redesenhado e a suspensão traseira modificada funcionaram como paliativos para os problemas que o SF-25 carrega desde o início. O crescimento da McLaren e da Red Bull foi muito mais consistente.   

Em particular, a equipe de Milton Keynes não encerrou o desenvolvimento do RB21 (em Monza estreou um novo assoalho apenas para Verstappen e em Baku Tsunoda também deve tê-lo), enquanto, em Maranello, a equipe de Loic Serra está toda focada na definição do 678.  

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Kym Illman / Getty Images

O que não foi interrompido na equipe italiana foi a compreensão do carro e o refinamento de todas as ferramentas de simulação para trazer à tona todo o potencial do SF-25. Para o Azerbaijão, a Pirelli está oferecendo o C6, composto mais macio da gama de pneus, ao lado do C4 e do C5, a fim de manter os pneus na 'janela operacional' na longa reta final, já que Mario Isola relatou quedas de cerca de 30°C no passado.  

É possível que a Ferrari, apesar de suas limitações, consiga sua quinta pole position em Baku, mas o resfriamento excessivo dos pneus pode se tornar um problema, especialmente porque a previsão do tempo deixa dúvidas sobre a possibilidade de chuva no sábado e no domingo, sabendo que o carro sofre em condições de chuva. 

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Troca entre Antonelli e Sainz, com espanhol na Mercedes, volta à tona; entenda
Próximo artigo F1 - Briatore apoia ideia de Domenicali: "Poderíamos ter sprints em todos os GPs"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros