Últimas notícias

F1: Bottas torce para seguir na Sauber até a chegada da Audi

Finlandês espera ainda que entrada gradual da Audi após 2023 ajude Sauber a crescer antes mesmo de 2026

Valtteri Bottas, Alfa Romeo F1 Team

No mês passado, a Audi confirmou oficialmente a aquisição da Sauber para viabilizar sua entrada na Fórmula 1 em 2026. Com isso, começam as especulações sobre quais podem ser os pilotos da montadora alemã na categoria. E um piloto já quer jogar seu nome na disputa: Valtteri Bottas, que espera seguir onde está pelos próximos anos.

Com a parceria, o acordo da Sauber com a Alfa Romeo chega ao fim após a temporada 2023, abrindo o caminho para a entrada gradual a Audi.

Leia também:

E para Bottas, que se juntou à equipe após um período de cinco anos com a Mercedes, guiar novamente por um time de fábrica é uma perspectiva animadora. Questionado no México se pensa em estar ainda pela Sauber quando a Audi chegar, ele disse: "Por que não? Tenho 33 anos, então espero ainda estar por aqui".

Bottas explicou que a entrada da Audi ajuda tanto ele quanto a equipe a ficarem motivados pelos próximos anos.

"Eu diria que sim, porque se você olhar para o todo, isso é algo gigante. Há um grande potencial para a Sauber com a Audi. Não há dúvidas de que eles querem ter sucesso no futuro. Eles querem ir bem e mostram que são sérios".

"Então acho que para qualquer piloto no grid, especialmente para mim já sendo parte da Sauber, seria muito interessante ser parte do projeto. E definitivamente acho que é possível".

Valtteri Bottas, Alfa Romeo F1 Team

Valtteri Bottas, Alfa Romeo F1 Team

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Enquanto Bottas admite que a Alfa Romeo precisa de "muito trabalho" para se tornar competitiva, ele espera que o apoio da Audi antes de sua entrada oficial em 2026 pode ajudar o time a reduzir a diferença para os ponteiros.

"Ainda há muito trabalho a ser feito, sem dúvidas. Isso é um fato. Mas não é algo tão longe assim, a infraestrutura está ali. Algumas instalações, algum maquinário pode ser melhor em comparação a uma equipe campeã. E a quantidade de pessoas na equipe ainda é um pouco menor do que eu via nos anos anteriores".

"Mas com o apoio de uma montadora como a Audi, eu não vejo motivos para isso não ser possível. Acho que a linha do tempo depende do quanto que a Audi irá apoiar a equipe antes de sua entrada oficial".

"Obviamente nada muda para o próximo ano. Ainda estamos com a Alfa Romeo. E, claro, esperamos ter um carro melhor que o deste ano. Mas aí acho que 2024 em diante depende do apoio. Se a Audi estiver disposta a ajudar, se eles realmente estiverem ajudando e se o motor for bom em 2026, algo impossível de prever no momento, por que não?".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se punição à RBR 'saiu barato': o 'crime compensa' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Mercedes, Red Bull, McLaren...O que esperar do futuro de Ricciardo?
Próximo artigo F1: Aston Martin anuncia parceria com empresa brasileira XP Investimentos
Assinar