F1: ‘Cláusula Marko’ traz detalhe sobre quando Verstappen poderia usá-la; entenda
Dispositivo contratual que pode liberar piloto para outro time tem prazo de validade
Apesar de dominar a Fórmula 1 nos últimos anos, a Red Bull está longe de passar por dias tranquilos em 2024. A crise interna gerada pelo ‘caso Horner’, bem como o anúncio da saída de Adrian Newey, fazem crer que nada vai bem internamente no time que representa a marca de bebidas energéticas.
Após a saída de Newey e rumores que outros membros-chaves da parte técnica também podem abandonar a equipe, o futuro de Max Verstappen também tem sido alvo de especulações.
A mais forte, sem dúvida, é a sua ida para a Mercedes, com o chefe da equipe, Toto Wolff, não fazendo questão de esconder seu desejo pelos serviços do holandês.
Soma-se a isso a uma cláusula no atual contrato de Verstappen – que vai até o final de 2028 -, mas que liberaria o holandês para outro time no caso de Helmut Marko deixar a equipe, seja demitido ou por vontade própria.
O jornal alemão Bild publicou um detalhe importante sobre esta cláusula. Segundo a publicação, ela possui um ‘prazo de validade’ de um ano, ou seja, Verstappen poderá deixar a Red Bull, sem a necessidade de pagamento de multa, até um ano após o desligamento de Marko.
Isso deixaria o piloto em posição de avaliar melhor a situação interna na Red Bull, além de ter mais conhecimento sobre o desempenho da equipe a partir de 2026, que promete um maior equilíbrio no grid, com a equipe austríaca também produzindo suas próprias unidades de potência em conjunto com a Ford, sem o 'know-how' das rivais, como Mercedes e Ferrari.
O ROMPIMENTO de Senna e Reginaldo Leme: assessora de Ayrton, Betise cita ROLO e 'solução PEDRO BIAL'
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #282 – Histeria contra Hulkenberg na F1 é justificável?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.