Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: Com parada nos boxes e pista molhada, Verstappen vence sprint da Bélgica

Corrida foi atrasada em cerca de 30 minutos por conta do clima, começou em safety car e contou com os pilotos indo para o box antes da primeira volta ser completada

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Depois de muita chuva, água acumulada na pista e atraso na largada, a sprint em Spa-Francorchamps aconteceu e teve Max Verstappen como vencedor na primeira corrida do fim de semana do GP da Bélgica de Fórmula 1. Oscar Piastri e Pierre Gasly completaram os três primeiros.

Leia também:
 

A corrida

Depois de um atraso de cerca de meia hora, os pilotos partiram para volta de formação atrás do safety car e usando pneus de chuva intensa. Eles ficaram nesta tomada por 4 voltas, até a largada em movimento acontecer.

Na largada, antes mesmo de passar pela linha de chegada, Piastri, Pérez, Hamilton, Sainz, Ricciardo, Gasly, Stroll, Albon, Bottas e Hulkenberg foram para os boxes colocar os pneus intermediários. Verstappen, Leclerc, Norris, Ocon, Russell, Sargeant, Alonso, Tsunoda, Magnussen e Zhou ficaram na pista com a gama de faixa azul.

 

Antes de completar a primeira volta, o holandês foi para os boxes, assim como Leclerc - ambos com paradas ruins. Por conta da estratégia, Piastri assumiu a liderança ficando 1 segundo à frente do piloto da Red Bull.

Contudo, a vantagem do australiano da McLaren caiu rapidamente assim que os pneus de Verstappen entraram na janela correta de temperatura. Na terceira volta, Alonso rodou sozinho e foi para brita, ficando 'entalado'. Por conta disso, o safety car entrou no traçado novamente.

 

Uma volta depois, o carro de segurança saiu dando a Piastri a missão de liderar a relargada. Assim que a bandeira verde apareceu, Tsunoda saiu da pista ocasionando uma bandeira amarela, que saiu rapidamente. Lá na frente, Verstappen não deu tempo do australiano da McLaren curtir mais um pouco a liderança ultrapassando tranquilamente o número 81.

 

Restando cinco voltas, Pérez e Hamilton colocaram os carros lado a lado e se tocaram. Alguns metros a frente, o britânico deu o bote no mexicano que ainda sofreu com a ultrapassagem de Sainz que aproveitou a vulnerabilidade do piloto e assumiu a posição.

Leclerc veio na sequência e pelo rádio, Pérez alegou que não tinha nenhuma aderência. Não demorou muito para o piloto da Red Bull passar direto e encontrar a brita, por conta disso, o mexicano caiu para P15 - retirando pouco depois.

No meio do pelotão, brigando pela zona de pontuação, Russell ultrapassou Ocon e Ricciardo para somar pelo menos um ponto. Hamilton, por conta do incidente com Pérez, foi punido com 5s. 

Pos Piloto Equipe Motor Gap
1 HOL Max Verstappen Red Bull Red Bull  
2 AUS Oscar Piastri McLaren Mercedes 6.677
3 FRA Pierre Gasly Alpine Renault 10.733
4 ESP Carlos Sainz  Ferrari Ferrari 12.648
5 MON Charles Leclerc Ferrari Ferrari 15.016
6 GBR Lando Norris McLaren Mercedes 16.052
7 GBR Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 16.757
8 GBR George Russell Mercedes Mercedes 16.822
9 FRA Esteban Ocon Alpine Renault 22.410
10 AUS Daniel Ricciardo AlphaTauri Red Bull 22.806
11 CAN Lance Stroll Aston Martin Mercedes 25.007
12 THA Alexander Albon Williams Mercedes 26.303
13 FIN Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 27.006
14 DEN Kevin Magnussen Haas Ferrari 32.986
15 CHN Zhou Guanyu Alfa Romeo Ferrari 36.342
16 USA Logan Sargeant Williams Mercedes 37.571
17 GER Nicolas Hülkenberg Haas Ferrari 37.827
18 JPN Yuki Tsunoda AlphaTauri Red Bull 39.267
  MEX Sergio Perez Red Bull Red Bull  
  ESP Fernando Alonso Aston Martin Mercedes  

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Prost lamenta momento da Alpine e dispara contra Laurent Rossi: "Arrogante e incompetente"
Próximo artigo F1: Piastri comemora boa sprint e destaca evolução da McLaren

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil