Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

F1: Como Cadillac simulou participação no GP da Itália sem estar na pista

Com operação dividida entre os EUA e Silverstone, nova equipe trabalhou como se tivesse um carro no circuito de Monza

Cadillac Formula 1 Team Simulating a race weekend in preparation for 2026

Em Monza, apenas dez equipes estavam na pista. No entanto, havia mais um time nos bastidores que trabalhou como se já estivesse realmente imerso na competição, a Cadillac. A equipe americana optou por continuar sua jornada rumo à estreia na Fórmula 1, prevista para o próximo ano, agindo como se já estivesse no grid, tentando reproduzir a mesma intensidade e ritmo de um fim de semana oficial.

Leia também:

Não se tratou de um simples exercício de estilo, mas de um trabalho concreto e estruturado. Quando se começa do zero, como a Cadillac está fazendo, e se reúne um grupo heterogêneo de engenheiros, de veteranos do paddock a jovens recém-saídos da universidade, a prioridade passa a ser aprender a funcionar como um único organismo.

Isso significa aperfeiçoar a comunicação interna, sincronizar habilidades e assimilar os ritmos e as pressões de um fim de semana de corrida, em que cada minuto é pontuado por atividades precisas e interdependentes. Por isso, é essencial aprender a trabalhar em conjunto, cumprindo prazos rigorosos, sem chegar despreparado.

Cadillac Formula 1 Team Simulazione di un weekend di gara in preparazione al 2026

Equipe Cadillac de Fórmula 1 Simulação de um fim de semana de corrida em preparação para 2026

Foto de: Cadillac Communications

Para atingir esse objetivo, a equipe iniciou um programa paralelo envolvendo o pessoal encarregado de gerenciar os carros e as atividades, tanto na pista quanto remotamente, para que possam enfrentar um desafio que promete ser extremamente exigente com uma base já sólida.

O primeiro GP simulado foi o da Espanha, em Barcelona, de quinta a domingo, cobrindo todas as fases do fim de semana: dos treinos livres à classificação, passando pela corrida e eventos paralelos, usando o simulador nas instalações de Charlotte, EUA.  

Cerca de cinquenta pessoas, distribuídas entre a fábrica americana, onde também está localizada a garagem remota, e a fábrica britânica em Silverstone, onde os engenheiros estão desenvolvendo o chassi, reproduziram o trabalho e os compromissos de uma corrida real de F1. A experiência foi repetida na semana passada no GP da Itália, em Monza.

Cadillac Formula 1 Team Simulazione di un weekend di gara in preparazione al 2026

Equipe Cadillac de Fórmula 1 Simulação de um fim de semana de corrida em preparação para 2026

Foto de: Cadillac Communications

Desde quinta-feira, a equipe trabalhou no simulador para aperfeiçoar o "carro virtual" sessão após sessão, simulando também a análise dos dados coletados "na pista" e se acostumando ao ritmo acelerado típico de uma equipe de corrida. Cada ciclo de testes virtuais era seguido de reuniões técnicas, durante as quais os engenheiros discutiam como intervir e avaliavam o impacto de cada intervenção, uma etapa que também era fundamental para calibrar os tempos com precisão.

Paralelamente, foram organizadas "reuniões de confiabilidade" para verificar, mesmo sem um carro real, a qualidade e a confiabilidade de componentes específicos. Em um fim de semana normal de corrida, após cada sessão, um membro da equipe realmente inspeciona fisicamente o carro em busca de anomalias, mas é claro que as verificações também se estendem à caixa de câmbio, à unidade de potência e a outros elementos, verificando os dados.

Em um trabalho desse tipo, não faltaram reuniões de estratégia, durante as quais eles planejaram e discutiram como reagir a diferentes cenários de corrida, desde o gerenciamento de pneus até a possível entrada do safety car, que poderia perturbar completamente a situação. Na ausência de um carro real, é usado um modelo predefinido e é exatamente por isso que essas simulações desempenham um papel tão importante.

Cadillac Formula 1 Team Simulazione di un weekend di gara in preparazione al 2026

Equipe Cadillac de Fórmula 1 Simulação de um fim de semana de corrida em preparação para 2026

Foto de: Cadillac Communications

Esses momentos também são vitais para o desenvolvimento interno de software: cada simulação gera dados valiosos, que são arquivados e usados para treinar algoritmos para fornecer previsões e cenários cada vez mais precisos. É claro que, quando a equipe estiver realmente na pista, tudo se tornará mais complexo, mas tudo isso ajuda o software e também os estrategistas a estabelecer as bases.

O programa incluiu até mesmo a simulação dos compromissos de mídia dos pilotos, embora eles não estivessem fisicamente presentes (Valtteri Bottas estava em Monza, mas como terceiro piloto da Mercedes). Foi um exercício útil para entender como integrar essas obrigações com os briefings técnicos e o trabalho no carro, conciliando-os com todos os compromissos oficiais planejados com a mídia e os patrocinadores.

Em essência, a Cadillac está construindo um "campeonato paralelo" longe dos holofotes, onde cada procedimento é testado, cada função é posta à prova e cada evento inesperado é simulado. O objetivo é chegar a Melbourne, na estreia oficial, não como um novato inexperiente, mas como uma equipe que já experimentou, pelo menos de forma simulada, algumas das pressões, as decisões relâmpago e as emoções de um verdadeiro GP.

McLAREN SE SABOTARÁ? BORTOLETO e MAX brilham. DRUGO NA ALPINE? Ferrari e RAFA CÂMARA! Tiago Mendonça

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 deveria voltar com os carros de 2010, defende Verstappen
Próximo artigo F1: Brundle revela mensagem surpresa de Horner após vitória de Verstappen na Itália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros