F1 confirma palcos das seis sprints de 2023, incluindo Interlagos; veja o que muda

Das seis provas de sábado, duas foram mantidas de 2022 e quatro são palcos novos

Carlos Sainz, Ferrari F1-75, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, George Russell, Mercedes W13, the rest of the field

Agora é oficial: a Fórmula 1 confirmou nesta quarta-feira (07) quais serão os palcos das seis corridas sprints da temporada 2023, incluindo a manutenção de Interlagos pelo terceiro ano consecutivo.

Em Abu Dhabi, o Motorsport.com já havia adiantado quais eram as praças planejadas pela categoria, com o modelo passando por uma expansão após duas temporadas com três corridas.

Leia também:

Na reunião da Comissão da F1 nesta quarta, a categoria confirmou os seguintes locais:

  • Azerbaijão (30 de abril)
  • Áustria (02 de julho)
  • Bélgica (30 de julho)
  • Catar (08 de outubro)
  • Estados Unidos / Circuito das Américas (22 de outubro)
  • Brasil (05 de novembro)

Destes teremos quatro locais inéditos para as corridas de sábado desde a sua introdução em 2021: Baku, Spa-Francorchamps, Losail e Austin. Já o Red Bull Ring recebeu o evento neste ano enquanto Interlagos é o único a sediar a sprint nos seus três anos de existência.

Ímola foi retirada do calendário de sprints após o teste em abril deste ano, enquanto o Catar recebe o formato em seu retorno à F1. O país 'pulou' o evento de 2022 para focar na Copa do Mundo, mas retorna no próximo campeonato, dando início a um acordo de dez anos.

"Vimos uma reação muito positiva aos eventos sprint durante os dois primeiros anos, e mal podemos esperar para levar ainda mais ação aos fãs com seis eventos no próximo ano", disse o CEO da F1 Stefano Domenicali.

George Russell, Mercedes W13, Kevin Magnussen, Haas VF-22, Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22, Lando Norris, McLaren MCL36, to the Sprint grid

George Russell, Mercedes W13, Kevin Magnussen, Haas VF-22, Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22, Lando Norris, McLaren MCL36, to the Sprint grid

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Especulava-se no paddock que a F1 poderia mudar o formato das sprints no futuro, tornando as corridas em eventos independentes, sem impactar a formação do grid de largada para o domingo. Mas as regras seguem as mesmas em 2023, com o top 8 pontuando e o resultado determinando as posições do GP.

Neste ano foram feitas mudanças importantes, como a volta da designação do pole position ao piloto mais rápido da classificação da sexta-feira, além do aumento na distribuição de pontos para incentivar os pilotos a serem mais agressivos.

Mesmo assim, o modelo ainda não é unanimidade entre fãs e pilotos, incluindo Max Verstappen, que sente que o grid prefere não correr riscos para não serem afetados na prova do domingo.

Binotto na Audi? Saiba de novo rumor na F1?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #207 – ‘Era Verstappen’ tem prazo de validade na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #207 – ‘Era Verstappen’ tem prazo de validade na F1?
Próximo artigo F1: Williams vence disputa nos tribunais e consegue quantia milionária de ex-patrocinador

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil