F1: Maior campeão, piloto mais experiente e mais: conheça 10 recordes que podem ser quebrados em 2022

De maior campeão e piloto mais experiente, algumas marcas importantes podem trocar de donos ao longo da temporada

Fernando Alonso, Alpine F1, 3rd position, and Lewis Hamilton, Mercedes, 1st position, congratulate each other in Parc Ferme

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

A Fórmula 1 inicia a temporada 2022 nesta sexta-feira (18), com as primeiras atividades para o GP do Bahrein. E além de toda a emoção esperada do primeiro campeonato com o novo regulamento, o fã do esporte precisa ficar de olho em diversos recordes que podem ganhar novos donos ao longo do ano.

As possibilidades vão muito além de Lewis Hamilton tornar-se o maior campeão da história da categoria caso conquiste o octacampeonato. Por isso, o Motorsport.com compilou dez recordes que podem ser batidos nesta temporada.

Leia também:
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25, with Michael Schumacher, Mercedes GP W01

Lewis Hamilton, McLaren MP4-25, with Michael Schumacher, Mercedes GP W01

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

1 – Maior número de títulos de pilotos

No momento, Hamilton e Michael Schumacher dividem o topo da lista, com sete para cada. No final de 2021, parecia que o britânico estava a caminho de se isolar como o maior campeão da história, mas o polêmico final do GP de Abu Dhabi fez suas esperanças irem por água abaixo em apenas uma volta. Será que 2022 é o ano do recorde para o piloto da Mercedes?

Kimi Raikkonen, Ferrari and Fernando Alonso, McLaren

Kimi Raikkonen, Ferrari and Fernando Alonso, McLaren

Photo by: Sutton Images

2 – Maior número de GPs disputados

Com Kimi Raikkonen aposentando no final do ano passado, o título de piloto mais experiente do grid está aberto. O finlandês, campeão de 2007, disputou um total de 349 GPs (353 entradas) e 18.621 voltas, terminando 278 destas corridas.

Mas sua marca pode estar prestes a cair em 2022. O segundo colocado nesta lista segue ativo no grid: Fernando Alonso, que também superou Rubens Barrichello, ex-detentor da marca, no ano passado. O espanhol tem 333 GPs disputados (336 entradas) e, com menos de 20 de diferença para Raikkonen, deve assumir a ponta antes do final do ano, caso não perca nenhuma prova.

Lewis Hamilton, Mercedes, 1st position, celebrates after the race with a Union flag

Lewis Hamilton, Mercedes, 1st position, celebrates after the race with a Union flag

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

3– Maior vencedor em um mesmo GP

Não é surpresa que Hamilton aparecerá bastante nesta lista. Afinal, é o piloto de maior sucesso da história da F1 (títulos, vitórias, poles e pódios) e, agora, se aproxima de dominar outros recordes que ainda não possui ou que divide com outros.

Aqui, Hamilton divide novamente a marca com Schumacher. São oito vitórias para o alemão no GP da França e o mesmo número para o britânico na Hungria e em Silverstone. Uma vitória para o piloto da Mercedes em qualquer uma das provas já é suficiente para se isolar nessa lista.

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates with a Dutch flag in Parc Ferme

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates with a Dutch flag in Parc Ferme

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

4 – Maior número de pódios em uma mesma temporada

Apesar da pouca idade em comparação a outros grandes campeões, Max Verstappen detém marcas importantes dentro da F1, inclusive algumas que jamais devem ser superadas, como vencedor mais jovem.

Mas uma delas veio após sua fantástica temporada do título. Das 22 corridas de 2021, Verstappen foi ao pódio em 18 delas, ficando de fora apenas em quatro provas: os abandonos no Azerbaijão, Silverstone e Monza, além do nono lugar na Hungria. Será que o alguém ou até mesmo o próprio holandês consegue superar essa?

Sebastian Vettel, Aston Martin, 2nd position, and Lewis Hamilton, Mercedes, 3rd position, congratulate each other on the podium

Sebastian Vettel, Aston Martin, 2nd position, and Lewis Hamilton, Mercedes, 3rd position, congratulate each other on the podium

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

5 – Dupla mais frequente no pódio

Apesar de Hamilton e Valtteri Bottas e Hamilton e Verstappen terem sido uma presença constante em pódios nos últimos anos, o heptacampeão divide essa marca com outro campeão da categoria. O britânico dividiu o top 3 com Sebastian Vettel 56 vezes ao longo dos anos.

Mas faltam apenas 10 pódios para que Hamilton e Verstappen se tornem a dupla mais comum no top 3 de corridas. Considerando que isso aconteceu em 15 das 22 corridas de 2021, não é impossível pensar que essa marca seja batida logo...

Fernando Alonso, Ferrari

Fernando Alonso, Ferrari

Photo by: Andrew Ferraro / Motorsport Images

6 – Maior distância entre vitórias

Com o pódio no Catar em 2021, Fernando Alonso tornou-se o piloto com o segundo maior intervalo entre pódios na história da F1. Mas, caso a Alpine surpreenda e o espanhol consiga uma vitória em qualquer momento da temporada, ele pode se isolar em outro recorde: o maior intervalo entre vitórias.

No momento, o recordista é Riccardo Patrese, que esperou 6 anos e 211 dias entre as vitórias no GP da África do Sul de 1983 e de San Marino em 1990. Alonso já aguarda há mais de oito anos e 300 dias, desde seu triunfo no GP da Espanha de 2013.

Lewis Hamilton, Mercedes, 1st position, on the podium with his trophy

Lewis Hamilton, Mercedes, 1st position, on the podium with his trophy

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

7 – Mais temporadas com pelo menos uma vitória

Mais uma marca compartilhada por Hamilton e Schumacher. Os dois heptacampeões anotaram pelo menos uma vitória em 15 temporadas consecutivas. A bola está no campo do britânico: caso vença em 2022, se isola.

Ayrton Senna, McLaren MP4/7A Honda, 1st position with Nigel Mansell, Williams FW14B Renault, 2nd position close behind, trying to pass in the last few laps of the race

Ayrton Senna, McLaren MP4/7A Honda, 1st position with Nigel Mansell, Williams FW14B Renault, 2nd position close behind, trying to pass in the last few laps of the race

Photo by: Motorsport Images

8 – Maior número de vitórias consecutivas em um mesmo GP

Nesta tabela, Hamilton divide a marca com seu ídolo maior: Ayrton Senna. Enquanto o brasileiro obteve cinco triunfos consecutivos no GP de Mônaco, o heptacampeão chegou à quinta no ano passado na Espanha. Caso consiga mais uma neste ano, assume a liderança.

Michael Schumacher, Ferrari F300

Michael Schumacher, Ferrari F300

Photo by: Sutton Images

9 – Maior número de corridas com uma mesma montadora             

Uma marca que deve ser quebrada ainda no início da temporada. No momento, o líder é Schumacher, que disputou 179 corridas com a Ferrari. Mas bastam apenas duas largadas com a Mercedes para que Hamilton o supere, o que deve acontecer já na próxima semana em Jeddah.

Lewis Hamilton, Mercedes W13

Lewis Hamilton, Mercedes W13

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

10 – Maior número de poles para uma montadora

Hora de trocar os pilotos pelas marcas. No momento, a Ferrari lidera com 231, sendo apenas um dos recordes que tornam a montadora italiana a mais bem-sucedida da história da F1.

Mas enquanto alguns números da Ferrari são inalcançáveis em 2022, um deles pode ser superado pela Mercedes. No momento, a montadora alemã possui 220 poles em seu nome. Será que Hamilton e George Russell conseguem pelo menos 12 poles para que a história seja reescrita?

LITO CAVALCANTI analisa PREOCUPAÇÃO da Mercedes, momento da Red Bull e chances da Ferrari na F1 2022

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast: Saiba os pontos fortes e os pecados da quarta temporada de DRIVE TO SURVIVE

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari quer clareza da F1 após aval a retrovisores da Mercedes; equipe cita incoerência com 2018
Próximo artigo CEO da F1, Domenicali pede transparência da FIA com relatório de Abu Dhabi

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil