F1: Conheça as atualizações de Mercedes e Red Bull para a etapa em Ímola
Como dito por Binotto na Austrália, a Ferrari segue com o mesmo carro para a quarta prova da temporada
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Mercedes introduziu várias pequenas modificações ao seu carro de Fórmula 1 neste fim de semana no GP da Emilia Romagna, em busca de ajudar o resfriamento e a separação do fluxo de ar, pontos que estão comprometendo sua performance. E enquanto a Ferrari manteve seu plano de não ter novidades, a Red Bull seguiu com o seu, trazendo o que chamou de "evoluções".
A montadora alemã trabalha para superar os "gremlins" que existem dentro do W13 e que não permitem o uso do potencial total do carro que eles acreditam que esteja ali.
As dificuldades atuais forçaram a equipe a segurar as maiores atualizações até que tudo seja bem entendido, mas não impedem a Mercedes de trazer alguns pequenos desenvolvimentos.
Com o carro sofrendo muito com o porpoising, o time está tentando controlar os gatilhos para este fenômeno, e as separações do fluxo de ar que podem ativar a problemática estolada do assoalho quando ele se aproxima do chão.
Várias das mudanças introduzidas pela Mercedes em Ímola focam nesse fator de separação do fluxo de ar. Como visto acima, a equipe redesenhou a cobertura superior das longarinas de impacto lateral e a carenagem do espelho.
Mercedes W13 detail
Photo by: Uncredited
Segundo a equipe, "essas mudanças geométricas foram introduzidas para remover pequenas áreas de fluxo de ar separado e, ao fazer isso, melhoramos o fluxo na traseira do carro".
A Mercedes também reduziu a curvatura do assoalho à frente do pneu traseiro, para ajudar a "remover uma pequena área de fluxo de ar separado, melhorando o fluxo no difusor, o que resulta em um aumento na carga traseira".
Além disso, há também uma revisão na placa final do defletor inferior, que ajuda a gerar "aumento de carga local no defletor inferior dentro das rodas traseiras o que, por sua vez, aumenta a carga geral do difusor".
Em meio a alguns problemas de resfriamento que afetaram Lewis Hamilton, particularmente no GP da Austrália, a Mercedes também adicionou uma terceira palheta giratória do lado do chassi, à frente da entrada do sidepod (abaixo).
Mercedes W13 side detail
Photo by: Giorgio Piola
"Essas palhetas melhoram a qualidade do fluxo de ar no duto do radiador do sidepod e, portanto, melhoram o resfriamento geral do carro".
Pequenas mudanças para a Red Bull
A Red Bull também fez pequenas modificações ao seu carro como forma de melhorar sua performance. Há o acréscimo de uma asa secundária de vão estreito no assoalho, semelhante aos rivais, em busca de aumentar a geração de downforce na área.
A equipe também introduziu resfriamento adicional para os freios traseiros, após problemas nas primeiras corridas. As mudanças aos dutos de entrada e saída entregarão uma massa melhor de fluxo de ar para um resfriamento melhor dos materiais e pinças do freio.
Sem mudanças na Ferrari
Enquanto Mercedes e Red Bull apresentaram algumas pequenas mudanças para o fim de semana, a Ferrari optou por não trazer nenhuma modificação.
O chefe da equipe, Mattia Binotto, explicou após o GP da Austrália que o fim de semana em Ímola, com a programação alterada por conta da sprint, faz com que as equipes não tenham tempo suficiente para conduzir os testes das novidades e fazer a preparação para o evento.
VÍDEO: O assoalho é a parte mais importante do carro de 2022 da Fórmula 1?
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #175 - TELEMETRIA: Quem pode parar a Ferrari em Ímola? Rico Penteado responde
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.