F1: De Vries é mais uma ‘vítima’ da Red Bull; relembre outros pilotos que 'rodaram' nas equipes do grupo

Histórico da equipe é de promoções e rebaixamentos meteóricos. Relembre os principais casos

Ao mesmo tempo em que a Red Bull é uma equipe que pode proporcionar os melhores dias de um piloto na Fórmula 1, ela também pode oferecer a um competidor os seus piores momentos na maior categoria do automobilismo mundial.

Nesta terça-feira (11) foi confirmada a demissão de Nyck de Vries com efeito imediato, sendo o holandês sendo substituído por Daniel Ricciardo a partir do GP da Hungria.

Leia também:

Mas o roteiro de de Vries não é o único dentro da história da equipe e de seu programa de jovens pilotos - que também já teve brasileiros, como Ricardo Maurício, Sérgio Sette Câmara, Pedro Bianchini e Igor Fraga, além de ter atualmente uma das maiores promessas do País, Enzo Fittipaldi, atualmente na F2 – com a mesma história se repetindo como looping.

A primeira 'troca' do grupo aconteceu antes mesmo da criação da Toro Rosso, a equipe criada para ser exatamente o berço de talentos já na F1. Foi em 2005, na primeira temporada da Red Bull. Companheiro de David Coulthard, o austríaco Christian Klien, foi substituído pelo italiano Vitantonio Liuzzi em quatro GPs na metade do ano.

Em 2006, na primeira temporada da Toro Rosso na F1, Liuzzi fez dupla com o norte-americano Scott Speed. Na Red Bull, Coulthard seguiu tendo Klien como parceiro, mas o austríaco foi substituído pelo holandês Robert Doornbos a quatro provas do fim do ano.

No ano seguinte, o australiano Mark Webber foi contratado para correr ao lado de Coulthard na Red Bull.

O ano de 2007 foi cheio de mudanças na Toro Rosso. Speed deixou a equipe depois de um ano e meio, após discutir com o chefe da escuderia, Franz Tost, no GP da Europa. Com a saída de Speed, um jovem Sebastian Vettel assumiu a vaga. A então promessa alemã havia estreado pontuando com a BMW nos Estados Unidos. Vettel disputou as últimas sete corridas de 2007 com a Toro Rosso, chegando em quarto na China, enquanto Vitantonio Liuzzi foi o sexto.

Na temporada seguinte, Coulthard e Webber seguiram como pilotos titulares da Red Bull. Liuzzi deu lugar ao francês Sebastien Bourdais na Toro Rosso em 2008. Já Vettel conquistou sua primeira vitória, a única da equipe até então, ao triunfar no GP da Itália.

Em 2009, Coulthard se aposentou e Vettel foi promovido. Quem assumiu a vaga do alemão na Toro Rosso foi o suíço Sebastien Buemi, novo companheiro de Bourdais. O francês, porém, não rendeu como o esperado e acabou substituído no meio da temporada. Quem assumiu foi o espanhol Jaime Alguersuari.

Alguersuari e Buemi foram companheiros por duas temporadas e meia, entre os anos de 2009 e 2011, algo raro.

Para 2012, entretanto, a Toro Rosso dispensou a dupla. Os substitutos foram Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne. Buemi seguiu como piloto de testes na Red Bull e mais tarde rumaria para a Fórmula E, na qual tem um título. Alguersuari largou o automobilismo e chegou a se dedicar à carreira de DJ.

Em 2014, Webber se aposentou e foi substituído por Ricciardo na Red Bull. Com isso, Daniil Kvyat assumiu o posto de piloto da Toro Rosso ao lado de Vergne.

Em 2015, Vettel foi para a Ferrari e foi substituído por Kvyat. Já Vergne foi dispensado e também foi para a F-E, sendo hoje bicampeão.

Com as saídas de Kvyat e Vergne, Max Verstappen e Carlos Sainz assumiram as vagas na Toro Rosso. Eles foram companheiros durante um ano e meio.

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st Position, sprays the Champagne

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st Position, sprays the Champagne

Photo by: Andrew Hone / Motorsport Images

Em maio de 2016, com o campeonato tendo apenas três etapas realizadas, Verstappen foi promovido para a Red Bull e venceu logo em sua primeira corrida, na Espanha. Kvyat, em má fase, foi ‘rebaixado’ para a Toro Rosso.

Em 2017, Ricciardo e Verstappen seguiram na Red Bull. Eles foram companheiros até o fim de 2018. Kvyat conseguiu manter sua vaga na Toro Rosso em 2017, mas foi amplamente batido por Sainz. Gasly, então, assumiu a vaga do russo. Sainz se transferiu para a Renault antes do fim do ano, sendo substituído pelo neozelandês Brendon Hartley.

Hartley e Gasly se mantiveram na equipe em 2018, porém, o anúncio da ida de Ricciardo para a Renault provocou novas mudanças.

Gasly foi o escolhido para a vaga do australiano, enquanto Hartley foi dispensado e foi para a Ferrari como piloto de simulador, antes de assinar pela Dragon na F-E e correr no WEC. Em seus lugares, a Toro Rosso contratou Alex Albon e Kvyat, que recebeu nova chance na F1.

O novato tailandês tomou o posto de Gasly na Red Bull a partir do GP da Bélgica, ao passo que o francês retornou para sua ex-equipe após 12 provas pelo time principal.

Pierre Gasly estreou na Red Bull em 2019, após boa temporada com a Toro Rosso.

Entretanto, o francês não convenceu na Red Bull e foi rebaixado para dar lugar a Alexander Albon a partir do GP da Bélgica.

Albon acabou perdendo espaço na equipe para a temporada de 2021, quando a Red Bull contratou Sergio Pérez, que não fez parte da academia de pilotos da Red Bull. O anglo-tailandês permaneceu como piloto reserva do time e em 2022 voltou como piloto oficial da F1 pela Williams.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: AlphaTauri confirma demissão de De Vries com efeito imediato e anuncia Ricciardo como substituto
Próximo artigo F1: Horner elogia Ricciardo "extremamente competitivo" em teste e fala sobre "empréstimo" à AlphaTauri

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil