F1 deve cobrar vacinação obrigatória para paddock em 2022

Crescimento rápido da variante Omicron causa preocupações no paddock

Wear face mask reminder on start finish straight

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

A Fórmula 1 parece a caminho de tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19 para todo o pessoal dentro do paddock da categoria no começo do próximo ano.

Enquanto a direção da F1 conseguiu fazer com sucesso duas temporadas em meio à pandemia, podendo abrir as arquibancadas recentemente, as preocupações com a variante Omicron levantaram questionamos sobre o que esperar adiante.

Leia também:

Isso não levanta dúvidas apenas sobre as corridas, com o GP da Austrália prometendo ser um pesadelo logístico por causa da estrita quarentena que há em vigor no país, mas também com potenciais surtos que podem acontecer.

Com vários governos ao redor do mundo começando a tornar a vacinação obrigatória, com potenciais restrições para os não-vacinados, a F1 começa a considerar o mesmo caminho para o paddock.

Bruno Farmim, diretor de operações da FIA responsável pelo protocolos de Covid-19, confirmou em Abu Dhabi que a ideia é considerada.

"Em termos do que acontecerá no próximo ano, é muito cedo, porque há apenas três semanas, todos pensávamos que a pandemia estava quase no fim e que 2022 seria uma volta ao normal", disse ao Motorsport.com. "Mas infelizmente, com essa nova variante na Europa, a pandemia está crescendo muito e os hospitais estão enchendo novamente".

"Centenas de milhares de pessoas estão sendo infectadas diariamente na Europa e temos que manter o cuidado. Sabemos que em alguns lugares, países e eventos a vacinação obrigatória está crescendo. É algo que podemos considerar mas, no momento, ainda não decidimos".

Team personnel arrive in the paddock

Team personnel arrive in the paddock

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Porém, o CEO da F1, Stefano Domenicali, sugeriu que a ideia tenha avançado, e o Conselho Mundial da FIA aprovou a ideia da vacinação. Falando com o Motorsport.com sobre a situação da Covid, ele disse: "Há vários assuntos que precisamos discutir com as equipes".

"Todos temos o problema da Covid para gerenciarmos novamente no próximo ano, e não será fácil. Mas em dois anos de pandemia, completamos temporadas muito intensas. Tendo concluído uma temporada de 22 corridas, nos torna cautelosamente otimistas para 2022, mas com a Covid ainda presente".

"Mas não é coincidência que uma das últimas coisas aprovadas pelo conselho, como precaução, é ter todo o paddock vacinado".

A F1 se tornou uma das primeiras categorias a fazer campanhas para incentivar a vacinação, lançando uma mensagem em vídeo com os pilotos no GP de Abu Dhabi.

Mari Becker revela bastidores de tretas de Hamilton x Verstappen na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #154 - Giaffone analisa polêmica de Abu Dhabi e ano de Verstappen e Hamilton

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Esgotamento, salários estagnados e mais: a brutal realidade que vivem mecânicos da F1 com expansão do calendário
Próximo artigo Relação entre Mercedes e Red Bull precisa ser consertada, diz CEO da F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil