"F1 deve repensar o erro dos motores híbridos", diz Horner
Formula 1 precisa repensar os motores híbridos para ganhar popularidade, defende chefe da Red Bull










As montadoras se reuniram no sábado, em Abu Dhabi, para começar as discussões sobre o novo regulamento para 2017 e além. Há um consenso entre os chefes de equipe que a F1 precisa de uma grande alteração nas regras para ganhar popularidade como esporte.
Christian Horner, que correu o risco de ver a sua equipe deixar a categoria por não conseguir assinar com um fornecedor competitivo de motores para 2016, acha que a Fórmula tem muito a se transformar. Ele acredita que a crise foi exacerbada pelo fato de os times estarem defendendo os seus interesses particulares, ao invés de fazerem o que é melhor para o esporte.
"Eu acredito que quando se analisa a questão, as equipes têm falhado em encontrar soluções para os problemas que existem. E acho que o problema que existe na F1 são os diferentes interesses. Você tenta proteger o seu próprio time com os elementos em que se considera forte, para obter vantagem sobre a concorrência", disse.
"E eu acho que é aí que a F1 se perdeu nos últimos anos. A "fórmula de motores" que nós estamos hoje é sem dúvidas um erro. É cara. A tecnologia é fantástica, mas não estamos fazendo um grande trabalho de comunicação para isso. Acho que a questão central é pensar: o que a F1 quer ser?", afirmou.
Laboratório x entretenimento
Horner acha que a F1 tem muito trabalho a fazer em controlar os níveis de entretenimento, enquanto também garante a sua posição de "laboratório" da indústria automobilística.
"Eu certamente acredito que a Fórmula 1 deve ser focada no entretenimento. Deve ter um interesse tecnológico também, mas para isso precisamos que os donos e promotores do esporte se reúnam com os reguladores para decidir que tipo de produto querem, para que façam as regras em cima disso", disse.
"Eles devem vir com essas regras e colocá-las em frente aos times e dizer 'é isto que a F1 é e é isto que ela será no futuro'. Eles precisam contratar alguém com conhecimento para redigir as regras. E há boas pessoas que não estão empregadas nos times no momento, que são imparciais, que poderiam criar um regulamento que seria o ideal", afirmou.

Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.