Recomendado para você

Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt

Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt

Indy Lights
Indy Lights
Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt
Bortoleto disputa as 500 Milhas de Kart 2025 com equipe CAR Racing

Bortoleto disputa as 500 Milhas de Kart 2025 com equipe CAR Racing

Fórmula 1
Fórmula 1
Bortoleto disputa as 500 Milhas de Kart 2025 com equipe CAR Racing
F1: GP de São Paulo revela troféu da edição de 2025

F1: GP de São Paulo revela troféu da edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo revela troféu da edição de 2025
Gabriel Gomez mostra rápida adaptação ao carro em primeiro teste na FRECA

Gabriel Gomez mostra rápida adaptação ao carro em primeiro teste na FRECA

Fórmula 3 Regional Europeia
Fórmula 3 Regional Europeia
Zandvoort
Gabriel Gomez mostra rápida adaptação ao carro em primeiro teste na FRECA
Conheça Rafa Câmara, pernambucano campeão da F3 que segue passos de Bortoleto rumo à F1

Conheça Rafa Câmara, pernambucano campeão da F3 que segue passos de Bortoleto rumo à F1

FIA F2
FIA F2
Conheça Rafa Câmara, pernambucano campeão da F3 que segue passos de Bortoleto rumo à F1
F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México

F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México
Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2

Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2

FIA F2
FIA F2
Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2
F1: Sauber ainda almeja sexto lugar nos construtores em 2025

F1: Sauber ainda almeja sexto lugar nos construtores em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Sauber ainda almeja sexto lugar nos construtores em 2025

F1: Em reviravolta, Honda deve seguir fornecendo motores para Red Bull até 2025

Novo acordo com a fabricante foi revelado pelo conselheiro Helmut Marko e muda drasticamente os planos da escuderia

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

A Honda deve continuar fornecendo unidades de potência para a Red Bull até o final de 2025, em uma drástica mudança de plano da escuderia. A montadora havia cessado seu envolvimento no esporte na temporada passada e, a partir de agora, a equipe austríaca está pagando por seus serviços, incluindo o desenvolvimento do motor de 2022 com a mudança do combustível E5 para E10.

A estratégia original anunciada no final do ano passado era que a nova divisão Red Bull Powertrains levaria unidades completas da fabricante, com suporte total de engenharia nas pistas, apenas em 2022. Uma vez que a RBP tivesse consolidada, construiria os motores a partir de peças Honda em suas instalações de Milton Keynes em 2023, 2024 e 2025, enquanto trabalhava simultaneamente em seu próprio projeto para as novas regras da F1 que entrariam em vigor em 2026.

Leia também:

No entanto, o conselheiro da escuderia, Helmut Marko, revelou que os planos mudaram, e a intenção agora é que a montadora siga fornecendo motores completos do Japão para Red Bull e AlphaTauri até o final de 2025.

A decisão remove quaisquer preocupações sobre questões como controle de qualidade que poderiam surgir com a mudança da construção das unidades para o Reino Unido, além de liberar a RBP para se concentrar mais em seu projeto de 2026.

A mudança foi feita em parte para garantir que a divisão ainda será um novo participante quando seu próprio mecanismo for introduzido no ano futuro.

Assim, ela se beneficiará das concessões que estão sendo discutidas principalmente para ajudar a incentivar o Grupo Volkswagen a finalmente entrar na F1, como um teto orçamentário mais alto para o motor.

Entende-se que os detalhes do novo acordo ainda não foram finalizados, e ainda não está claro se as unidades ainda serão identificadas como Honda até 2025, embora tal movimento seja lógico, dado o desejo de garantir que a RBP seja uma nova montadora em 2026.

"Agora também encontramos uma solução completamente diferente daquela originalmente prevista", disse Marko à revista Autorevue. "Os motores serão fabricados no Japão até 2025 e não iremos tocá-los. Isso significa que os direitos e todas essas coisas permanecerão com a Honda, o que é importante para 2026 porque nos tonará recém-chegados."

 

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Marko sugeriu que vencer o campeonato de 2021 encorajou a fabricante a permanecer mais próxima da F1 do que o esperado.

"No decorrer de nossos sucessos cada vez maiores, um certo repensar ocorreu entre os japoneses. E também que eles poderiam, é claro, usar o conhecimento da bateria para sua fase de eletrificação."

"Inicialmente, foi planejado que eles construiriam nossos motores apenas em 2022. Agora foi decidido que isso continuará até 2025, o que é obviamente uma grande vantagem para nós. Isso significa que só precisamos fazer ajustes e calibrações."

Em relação à construção das instalações da RBP, ele acrescentou: "O pré-requisito para este acordo era que o desenvolvimento da unidade fosse congelado. Porque a primeira fase teria sido que fizéssemos tudo sozinhos."

"A usina entrará em plena operação em maio ou junho. A decisão final de fazê-la estava condicionada ao congelamento de tudo. Porque senão não teríamos chance com essa coisa complexa."

Enquanto isso, conforme relatado na quarta-feira, o ex-chefe da Honda, Masashi Yamamoto, deixou a fabricante para montar sua própria consultoria, a fim de fornecer uma ponte entre a Red Bull e o Japão e estender ainda mais a continuidade entre os parceiros.

Corridas sprint AMEAÇADAS em 2022? Entenda como TRETA por GRANA atrapalha planos da F1

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #158 – TELEMETRIA DE FÉRIAS: Rico Penteado explica novo carro da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST:

Artigo anterior Conheça, em todas as etapas, como é fabricado um carro de Fórmula 1
Próximo artigo F1: FIA pode remover Masi do posto de diretor de provas e fazer reestruturação; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros