F1: Em reviravolta, Honda deve seguir fornecendo motores para Red Bull até 2025
Novo acordo com a fabricante foi revelado pelo conselheiro Helmut Marko e muda drasticamente os planos da escuderia
A Honda deve continuar fornecendo unidades de potência para a Red Bull até o final de 2025, em uma drástica mudança de plano da escuderia. A montadora havia cessado seu envolvimento no esporte na temporada passada e, a partir de agora, a equipe austríaca está pagando por seus serviços, incluindo o desenvolvimento do motor de 2022 com a mudança do combustível E5 para E10.
A estratégia original anunciada no final do ano passado era que a nova divisão Red Bull Powertrains levaria unidades completas da fabricante, com suporte total de engenharia nas pistas, apenas em 2022. Uma vez que a RBP tivesse consolidada, construiria os motores a partir de peças Honda em suas instalações de Milton Keynes em 2023, 2024 e 2025, enquanto trabalhava simultaneamente em seu próprio projeto para as novas regras da F1 que entrariam em vigor em 2026.
No entanto, o conselheiro da escuderia, Helmut Marko, revelou que os planos mudaram, e a intenção agora é que a montadora siga fornecendo motores completos do Japão para Red Bull e AlphaTauri até o final de 2025.
A decisão remove quaisquer preocupações sobre questões como controle de qualidade que poderiam surgir com a mudança da construção das unidades para o Reino Unido, além de liberar a RBP para se concentrar mais em seu projeto de 2026.
A mudança foi feita em parte para garantir que a divisão ainda será um novo participante quando seu próprio mecanismo for introduzido no ano futuro.
Assim, ela se beneficiará das concessões que estão sendo discutidas principalmente para ajudar a incentivar o Grupo Volkswagen a finalmente entrar na F1, como um teto orçamentário mais alto para o motor.
Entende-se que os detalhes do novo acordo ainda não foram finalizados, e ainda não está claro se as unidades ainda serão identificadas como Honda até 2025, embora tal movimento seja lógico, dado o desejo de garantir que a RBP seja uma nova montadora em 2026.
"Agora também encontramos uma solução completamente diferente daquela originalmente prevista", disse Marko à revista Autorevue. "Os motores serão fabricados no Japão até 2025 e não iremos tocá-los. Isso significa que os direitos e todas essas coisas permanecerão com a Honda, o que é importante para 2026 porque nos tonará recém-chegados."
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Marko sugeriu que vencer o campeonato de 2021 encorajou a fabricante a permanecer mais próxima da F1 do que o esperado.
"No decorrer de nossos sucessos cada vez maiores, um certo repensar ocorreu entre os japoneses. E também que eles poderiam, é claro, usar o conhecimento da bateria para sua fase de eletrificação."
"Inicialmente, foi planejado que eles construiriam nossos motores apenas em 2022. Agora foi decidido que isso continuará até 2025, o que é obviamente uma grande vantagem para nós. Isso significa que só precisamos fazer ajustes e calibrações."
Em relação à construção das instalações da RBP, ele acrescentou: "O pré-requisito para este acordo era que o desenvolvimento da unidade fosse congelado. Porque a primeira fase teria sido que fizéssemos tudo sozinhos."
"A usina entrará em plena operação em maio ou junho. A decisão final de fazê-la estava condicionada ao congelamento de tudo. Porque senão não teríamos chance com essa coisa complexa."
Enquanto isso, conforme relatado na quarta-feira, o ex-chefe da Honda, Masashi Yamamoto, deixou a fabricante para montar sua própria consultoria, a fim de fornecer uma ponte entre a Red Bull e o Japão e estender ainda mais a continuidade entre os parceiros.
Corridas sprint AMEAÇADAS em 2022? Entenda como TRETA por GRANA atrapalha planos da F1
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #158 – TELEMETRIA DE FÉRIAS: Rico Penteado explica novo carro da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.