F1: Engenheiro desmistifica carro da Red Bull ‘sob medida’ para Verstappen
Rico Penteado, que trabalhou com tetracampeão no início de carreira na F1, explica que dificuldades de companheiros do holandês nada tem a ver com seu estilo de pilotagem

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
A Red Bull oficializou nesta quinta-feira (27) a promoção de Yuki Tsunoda para a equipe principal do time de Fórmula 1, fazendo com que Liam Lawson fosse ‘rebaixado’ para a RB.
Com isso, a discussão sobre a vaga de companheiro de Max Verstappen fosse considerada a mais difícil do grid, já que teve Sergio Pérez sempre na ‘berlinda’ nos últimos anos, além de a nova vítima ter durado apenas duas etapas, um novo recorde para a equipe das bebidas energéticas.
Mas, por que o carro da Red Bull é tão difícil de pilotar, fazendo com que bons pilotos sejam ‘moídos’ pela gerência da equipe?
Engenheiro brasileiro que trabalhou com motores da Renault por quase duas décacadas, além de consultor do Motorsport.com, Rico Penteado esclareceu que uma equipe de F1 jamais levará um conceito de carro para um piloto X ou Y.
"A primeira coisa que tem que ser falada, para esclarecer e tirar da cabeça da galera, é que o carro de F1 não é feito para um piloto, não tem essa de 'a Red Bull é só o Max porque o carro foi feito para o Max'. Não é assim que funciona, nem na Red Bull e nem em outra equipe", disse Rico.
"Os engenheiros fazem o carro de F1 para ser o mais rápido possível. Então eles tentam fazer o mais baixo possível para ter rendimento aerodinâmico, o mais rígido possível para o carro ter mais uma vez rendimento aerodinâmico, sem ter muita degradação de pneus, eles fazem tudo baseado na melhor teoria possível e depois, claro, o feedback do piloto que confirma, e é isso aí que acaba sendo a diferença no caso da Red Bull."
Rico aponta que um dos principais problemas que a Red Bull tem a ver com o conceito da altura da traseira do carro, algo que vem sendo debatido internamente desde o período em que Pérez era o companheiro de Verstappen.
"Então, da mesma forma que no passado a Red Bull acabou indo para a solução de high rake, a Red Bull foi propondo soluções para o carro ser mais rápido e o carro foi ficando mais difícil, e não é que foram fazendo o carro difícil porque o Max gosta do carro mais difícil."
"Desde agosto do ano passado, o Max já tinha comentado que o carro estava indo para esse lado, quando o pessoal estava criticando muito o (Sergio) Pérez, até o Jos (Verstappen) confirmou que o carro estava muito difícil e que teve aquelas discussões internas, um empurrando para o outro, para tentar justificar porque o carro estava tão complicado de conduzir. E isso não é uma coisa fácil de resolver. Fazer um carro confortável é fácil, mas fazer um carro confortável andar rápido é muito difícil", completou.
OFICIAL: TSUNODA NA RED BULL, LAWSON NA RACING BULLS já no Japão
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Impacto da crise da RBR em Max, críticas a Bortoleto, Hamilton e Piastri x Norris | com Ricardo Molina
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.