Recomendado para você

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2
Moto2
Valência
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026
F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"
FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro

FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro

Geral
Geral
FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro
ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025

ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Valência em classificação bastante disputada

MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Valência em classificação bastante disputada

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Valência em classificação bastante disputada

F1: Entenda a extensão dos danos no carro de Verstappen após a batida na Hungria

Matt Somerfield e Jonathan Noble explicam como o carro do holandês foi afetado no 'strike' da primeira curva e o que a Red Bull pôde fazer

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B after the crash

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

O chefe da Red Bull, Christian Horner, brincou após o GP da Hungria de Fórmula 1 que Max Verstappen havia ficado com menos downforce que a Haas de Mick Schumacher após o 'strike' de Valtteri Bottas na primeira curva.

E apesar da bandeira vermelha oferecer à Red Bull a chance de fazer reparos, que incluem encher buracos de fita e desentortar canos, no final, alguns danos não tinham como ser consertados antes do reinício da corrida.

Leia também:

"Era demais", disse Horner.

Mas enquanto longe das câmeras de televisão o RB16B de Verstappen não parecia tão ruim assim, foi apenas após a corrida que pudemos ver a extensão do que o holandês teve que batalhar.

Uma intrigante foto postada no perfil oficial da Fórmula 1 no Instagram destacou como que Verstappen correu sem boa parte dos componentes aerodinâmicos no lado direito do carro.

 

A escala dos danos reforçaram sugestões de que, sem as oportunidades oferecidas pela bandeira vermelha, Verstappen certamente seria obrigado a abandonar. Horner indicou que os danos internos ao sistema de resfriamento localizado no sidepod seriam um fator determinante nisso.

"As temperaturas estavam extremas e eles tiveram que endireitar canos e consertar o lado direito o máximo possível com tempo muito limitado".

Esse cenário levanta ainda mais questões sobre o estado do motor de combustão interna, algo que a Honda avaliará durante a pausa de verão.

Apesar de não ter preocupações imediatamente após a corrida, não é impossível que a batida tenha implicações de longo prazo na situação de sua unidade de potência, uma nova que havia sido colocado na manhã da corrida após a Honda descobrir um rachado no motor que o holandês inicialmente usaria.

O trabalho dos mecânicos no reparo

O foco da Red Bull em consertar o sistema de refrigeração e a tubulação teve um grande impacto no quanto eles puderam mexer na carenagem, com apenas o corpo do sidepod sendo substituído, já que havia sido furado no incidente.

O divisor e o assoalho só puderam ser segurados, amarrados e passado fita nas bordas. Os demais elementos do bargeboard e do defletor do sidepod foram reduzidos para que não desintegrassem.

Red Bull Racing RB16B missing barge board

Red Bull Racing RB16B missing barge board

Photo by: Giorgio Piola

Para dar uma ideia do trabalho que foi realizado durante a bandeira vermelha, o setor vermelho mostrado na ilustração acima não existia quando o carro chegou no pitlane, mas a área em amarelo precisou ser removida e a borda do defletor corrigida com fita.

Como sabemos, essa área do carro é muito sensível e oferece uma grande quantidade de performance, com as equipes constantemente atualizando a área do bargeboard, assoalho e defletores do sidepod.

Perder tanto do carro não apenas remove um downforce necessário como também torna a pilotagem muito instável, como descrito por Verstappen.

"Os mecânicos fizeram o que eles puderam para me manter na corrida, mas eu estava carregando muitos danos no carro após o incidente e foi muito difícil de pilotar", disse. "Eu saía de frente, de traseira, por causa da perda de downforce".

E enquanto Verstappen possa ter ficado desapontado por se recuperar para apenas o décimo lugar, nono dependendo do resultado do recurso de Sebastian Vettel, no final dessa batalha ele sabe que um único ponto pode fazer a diferença na definição do campeão.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Photo by: Red Bull Content Pool

F1 2021: Hamilton MAL, mas na PONTA, Verstappen VIVO com carro ESTROPIADO e mais | RETA FINAL

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Como Verstappen se encaixa entre rivais históricos de Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Entenda como seria a relargada na Hungria se Hamilton também tivesse entrado nos boxes
Próximo artigo F1: Masi explica advertência a Vettel por camisa em apoio à causa LGBTQIA+

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros