Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

F1: Entenda a extensão dos danos no carro de Verstappen após a batida na Hungria

Matt Somerfield e Jonathan Noble explicam como o carro do holandês foi afetado no 'strike' da primeira curva e o que a Red Bull pôde fazer

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B after the crash

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

O chefe da Red Bull, Christian Horner, brincou após o GP da Hungria de Fórmula 1 que Max Verstappen havia ficado com menos downforce que a Haas de Mick Schumacher após o 'strike' de Valtteri Bottas na primeira curva.

E apesar da bandeira vermelha oferecer à Red Bull a chance de fazer reparos, que incluem encher buracos de fita e desentortar canos, no final, alguns danos não tinham como ser consertados antes do reinício da corrida.

Leia também:

"Era demais", disse Horner.

Mas enquanto longe das câmeras de televisão o RB16B de Verstappen não parecia tão ruim assim, foi apenas após a corrida que pudemos ver a extensão do que o holandês teve que batalhar.

Uma intrigante foto postada no perfil oficial da Fórmula 1 no Instagram destacou como que Verstappen correu sem boa parte dos componentes aerodinâmicos no lado direito do carro.

 

A escala dos danos reforçaram sugestões de que, sem as oportunidades oferecidas pela bandeira vermelha, Verstappen certamente seria obrigado a abandonar. Horner indicou que os danos internos ao sistema de resfriamento localizado no sidepod seriam um fator determinante nisso.

"As temperaturas estavam extremas e eles tiveram que endireitar canos e consertar o lado direito o máximo possível com tempo muito limitado".

Esse cenário levanta ainda mais questões sobre o estado do motor de combustão interna, algo que a Honda avaliará durante a pausa de verão.

Apesar de não ter preocupações imediatamente após a corrida, não é impossível que a batida tenha implicações de longo prazo na situação de sua unidade de potência, uma nova que havia sido colocado na manhã da corrida após a Honda descobrir um rachado no motor que o holandês inicialmente usaria.

O trabalho dos mecânicos no reparo

O foco da Red Bull em consertar o sistema de refrigeração e a tubulação teve um grande impacto no quanto eles puderam mexer na carenagem, com apenas o corpo do sidepod sendo substituído, já que havia sido furado no incidente.

O divisor e o assoalho só puderam ser segurados, amarrados e passado fita nas bordas. Os demais elementos do bargeboard e do defletor do sidepod foram reduzidos para que não desintegrassem.

Red Bull Racing RB16B missing barge board

Red Bull Racing RB16B missing barge board

Photo by: Giorgio Piola

Para dar uma ideia do trabalho que foi realizado durante a bandeira vermelha, o setor vermelho mostrado na ilustração acima não existia quando o carro chegou no pitlane, mas a área em amarelo precisou ser removida e a borda do defletor corrigida com fita.

Como sabemos, essa área do carro é muito sensível e oferece uma grande quantidade de performance, com as equipes constantemente atualizando a área do bargeboard, assoalho e defletores do sidepod.

Perder tanto do carro não apenas remove um downforce necessário como também torna a pilotagem muito instável, como descrito por Verstappen.

"Os mecânicos fizeram o que eles puderam para me manter na corrida, mas eu estava carregando muitos danos no carro após o incidente e foi muito difícil de pilotar", disse. "Eu saía de frente, de traseira, por causa da perda de downforce".

E enquanto Verstappen possa ter ficado desapontado por se recuperar para apenas o décimo lugar, nono dependendo do resultado do recurso de Sebastian Vettel, no final dessa batalha ele sabe que um único ponto pode fazer a diferença na definição do campeão.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Photo by: Red Bull Content Pool

F1 2021: Hamilton MAL, mas na PONTA, Verstappen VIVO com carro ESTROPIADO e mais | RETA FINAL

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Como Verstappen se encaixa entre rivais históricos de Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Entenda como seria a relargada na Hungria se Hamilton também tivesse entrado nos boxes
Próximo artigo F1: Masi explica advertência a Vettel por camisa em apoio à causa LGBTQIA+

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros