F1: Entenda como frio intenso de Las Vegas causará problemas às equipes

As equipes esperam que os pneus sejam muito difíceis de aquecer no frio de Nevada

Sergio Perez

Foto de: Red Bull Content Pool

O GP de Las Vegas parece apresentar um desafio incomum para as equipes de Fórmula 1. Não por se tratar de um circuito urbano ultrarrápido, mas porque a corrida será realizada em uma noite do final de novembro.

Leia também:

A meteorologia indica uma temperatura máxima durante o dia de cerca de 19°C, com uma mínima de cerca de 8°C. A previsão é ainda mais pessimista: espera-se que a temperatura caia para 3°C nas primeiras horas da manhã.

Espera-se que a temperatura fique em torno de 12°C para as primeiras sessões de treinos livres na noite de quinta-feira, seguida de 6°C para a classificação na sexta-feira e 5°C para a corrida no sábado. Com a largada marcada para as 22h e sem sol para aquecer a pista, o aquecimento dos pneus promete ser particularmente difícil.

"Dependerá do frio que estiver fazendo", disse Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes. "Porque se estiver abaixo de 10°C, essas são temperaturas de teste de inverno. É muito difícil dar vida aos pneus, e pode haver granulação em particular. Às vezes, esperamos que ele se aqueça um pouco. Ter que correr e se classificar nessas condições será interessante."

"Estamos apenas tentando identificar os riscos do novo circuito, estabelecer quais serão as soluções, se precisamos de uma especificação única para lidar com isso. Mas, como eu disse, se estiver na faixa muito fria da previsão, é difícil saber como os pneus vão funcionar."

"As temperaturas provavelmente serão um dos maiores desafios", confirmou Jonathan Eddolls, engenheiro-chefe de corrida da AlphaTauri. "Acho que estamos esperando cerca de 10°C de temperatura ambiente, portanto, muito semelhante aos testes de inverno. Fizemos testes de inverno em Barcelona com temperaturas como essa por muitos anos. Portanto, não será algo totalmente novo para nós. Mas é realmente muito diferente da maneira como estamos acostumados a usar os pneus atuais em uma temporada normal."

No entanto, essas condições podem beneficiar os carros da Haas, que têm uma tendência infeliz de superaquecer os pneus. "É uma janela de temperatura muito diferente, então é preciso fazer os pneus funcionarem", enfatizou Ayao Komatsu, diretor de engenharia da equipe americana. "Mas se eu tivesse que escolher entre quente ou frio, eu escolheria as condições frias no momento! Vamos torcer para que dê certo."

"Acho que será um grande desafio para nós, especialmente porque nossa equipe tem ferramentas mais limitadas do que a Mercedes, por exemplo, quando se trata de simulação antes do GP."

O impacto nas voltas de aquecimento na classificação, onde o ritmo de todos pode ser particularmente variável, também deverá ser observado. "Quando você chega a uma pista como Las Vegas, onde pode ter que colocar muita energia nos pneus, de repente você verá que os pilotos têm diferentes níveis de ataque [na volta de preparação]", analisou Andrew Shovlin.

"Talvez seja aí que o tempo de volta se torne um pouco mais complicado se não conseguirmos encontrar a diferença de que precisamos ao sair dos boxes."

Horner ABRE O JOGO sobre quem PODE desafiar Red Bull em 2024. Será mesmo? E os OUTROS, vão chegar?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #255 – Qual a nota do GP de São Paulo de 2023, em Interlagos?

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GM 'responde' F1 sobre participação na categoria sem parceria com Andretti
Próximo artigo F1: Alonso foi responsável por negociar ida de Bortoleto à McLaren

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil