F1: Equipes testarão novo pneu da Pirelli em Barcelona
Modelo estava previsto para 2024, mas mudanças forçaram Pirelli a adiantar prazo de introdução para Silverstone; Barcelona será um primeiro contato
Como forma de responder ao aumento nos níveis de downforce e de carga nas curvas, a Pirelli apresentou uma nova construção de pneus para a Fórmula 1. Inicialmente planejada para 2024, a mudança foi adiantada para o GP da Grã-Bretanha em julho mas, neste fim de semana, as equipes terão o primeiro contato com os novos compostos em Barcelona.
Algumas equipes já testaram o novo composto "às cegas" em testes para 2024, mas em Barcelona todas terão a oportunidade de experimentar as versões definitivas. Cada piloto receberá dois jogos extras de C1 que poderão ser usados em qualquer momento no TL1 ou no TL2.
"Já testamos esse novo material que planejávamos para 2024", disse Mario Isola, chefe da Pirelli. "Estamos usando os mesmos compostos, sem mudanças de perfil. Testamos esse material, com alguns ajustes, desde o ano passado. A ideia é que, se vamos usar pneus que dispensam o uso de aquecedores, precisamos de uma construção com mais resistência à fadiga, porque teremos que começar com pressões mais baixas".
"Testamos em muitas sessões. Acho que quatro ou cinco equipes usaram ele, mas, obviamente, em Barcelona todos testarão a versão definitiva".
"Vimos uma resistência melhor à integridade, não vimos nenhuma mudança no equilíbrio, não vimos diferença. Já fornecemos os dados às equipes mas também, durante o teste dos pilotos, fomos transparentes. Então não espero nada".
Porém, as equipes estão intrigadas para ver qual será o impacto dessa mudança de construção no meio da temporada, especialmente para aquelas nas quais a degradação de pneu tem sido um fator crítico, como a Ferrari.
"É sempre difícil de prever, mas será bom para nós o teste, para ver qual a direção que essa nova construção nos levará", disse Fréderic Vasseur. "Pode mudar o nosso jogo em termos de abordagem, consistência, mas veremos após o teste qual é a situação".
Carlos Sainz, Ferrari SF-23
Photo by: Alessio Morgese
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