F1: Equipes testarão novo pneu da Pirelli em Barcelona

Modelo estava previsto para 2024, mas mudanças forçaram Pirelli a adiantar prazo de introdução para Silverstone; Barcelona será um primeiro contato

Pirelli technicians in the pit lane

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Como forma de responder ao aumento nos níveis de downforce e de carga nas curvas, a Pirelli apresentou uma nova construção de pneus para a Fórmula 1. Inicialmente planejada para 2024, a mudança foi adiantada para o GP da Grã-Bretanha em julho mas, neste fim de semana, as equipes terão o primeiro contato com os novos compostos em Barcelona.

Algumas equipes já testaram o novo composto "às cegas" em testes para 2024, mas em Barcelona todas terão a oportunidade de experimentar as versões definitivas. Cada piloto receberá dois jogos extras de C1 que poderão ser usados em qualquer momento no TL1 ou no TL2.

Leia também:

"Já testamos esse novo material que planejávamos para 2024", disse Mario Isola, chefe da Pirelli. "Estamos usando os mesmos compostos, sem mudanças de perfil. Testamos esse material, com alguns ajustes, desde o ano passado. A ideia é que, se vamos usar pneus que dispensam o uso de aquecedores, precisamos de uma construção com mais resistência à fadiga, porque teremos que começar com pressões mais baixas".

"Testamos em muitas sessões. Acho que quatro ou cinco equipes usaram ele, mas, obviamente, em Barcelona todos testarão a versão definitiva".

"Vimos uma resistência melhor à integridade, não vimos nenhuma mudança no equilíbrio, não vimos diferença. Já fornecemos os dados às equipes mas também, durante o teste dos pilotos, fomos transparentes. Então não espero nada".

Porém, as equipes estão intrigadas para ver qual será o impacto dessa mudança de construção no meio da temporada, especialmente para aquelas nas quais a degradação de pneu tem sido um fator crítico, como a Ferrari.

"É sempre difícil de prever, mas será bom para nós o teste, para ver qual a direção que essa nova construção nos levará", disse Fréderic Vasseur. "Pode mudar o nosso jogo em termos de abordagem, consistência, mas veremos após o teste qual é a situação".

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Photo by: Alessio Morgese

Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula 1 teria oferecido cargo importante a Vettel na direção; saiba mais
Próximo artigo F1: Ferrari revela novo sidepod 'estilo Red Bull' na Espanha; veja imagens

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil