F1: Ferrari apostará em projeto ousado no carro de 2025

Scuderia tentará inovar no modelo da próxima temporada, a última do atual ciclo de regras dos carros da F1

Sitzposition, Radaufhängung, Getriebe: Ferrari denkt für 2025 um

Embora os regulamentos da Fórmula 1 mudem completamente em 2026, a Ferrari está fazendo algumas alterações profundas para o último carro do atual ciclo de regras

A temporada 2025 está sendo considerada apenas uma temporada de transição antes dos novos regulamentos em 2026. No entanto, a Ferrari, entre outros, decidiu fazer grandes mudanças no modelo deste ano.

Leia também:

A edição italiana do Motorsport.com appurou que a Scuderia mudará de uma suspensão push-rod para uma solução pull-rod para a suspensão dianteira nesta temporada.

Essa medida tem como objetivo obter um melhor centro de gravidade para o carro, que também foi ligeiramente alongado na dianteira. No entanto, como os sidepods não são deslocados ao mesmo tempo, a distância entre os pneus dianteiros e os sidepods é aumentada.

A distância entre eixos do Projeto 677, o apelido do carro de 2025, que ainda não tem um nome oficial, terá o comprimento máximo permitido de 3.600 milímetros e o piloto também se sentará um pouco mais atrás como resultado das mudanças no chassi.

O recém-chegado à Ferrari, Lewis Hamilton, entre outros, deve ficar satisfeito com isso, pois o ex-piloto da Mercedes revelou em 2023 que não gosta nada quando o cockpit de um carro está muito à frente. Ele não deverá ter esse problema em 2025.

Outra mudança na Ferrari diz respeito à caixa de câmbio. Ela será ligeiramente encurtada para mover o motor mais para trás e, assim, ajustar a distribuição de peso. Um dos objetivos disso é aumentar a janela de trabalho dos pneus.

Em 2024, o SF-24 foi forte na corrida porque o desgaste dos pneus do carro era extremamente baixo. No entanto, a Ferrari pagou um preço por isso nos treinos classificatórios, nos quais os pneus muitas vezes ainda não estavam na temperatura ideal no início de uma volta.

Ainda de acordo com o Motorsport.com Itália, o carro de 2025, que ainda foi parcialmente desenvolvido sob a liderança de Enrico Cardile, que desde então trocou a Ferrari pela Aston Martin, passou no teste de colisão de chassi da FIA logo na primeira tentativa.

A propósito, também haverá uma inovação no design. Este ano, a Ferrari supostamente optará por um tom de vermelho um pouco mais escuro para a pintura. As novas cores serão mostradas pela primeira vez em 18 de fevereiro e o carro em si um dia depois.

Hamilton X Leclerc, Bortoleto X Hulk, Piastri X Norris e cia: quem vence DUELOS INTERNOS da F1 2025?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate favoritos nos duelos internos da F1 2025

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

In this article
Ruben Zimmermann
Fórmula 1
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pai de Pérez admite possibilidade de que Checo corra na Fórmula E

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros