Recomendado para você

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário
Últimas notícias

F1: Ferrari aprova nova suspensão traseira após teste em Mugello

Após Hamilton e Leclerc dividirem carro em dia de filmagem, escuderia italiana se prepara para GP da Bélgica, que terá corrida sprint

Lewis Hamilton, filming day Mugello

A Ferrari completou seu segundo dia de filmagens da temporada da Fórmula 1 em Mugello. A escuderia italiana não estava tão interessada em filmagens comerciais, mas sim na oportunidade de testar a nova suspensão traseira do SF-25 nos 200 km permitidos pela FIA.

Leia também:

Charles Leclerc pela manhã e Lewis Hamilton à tarde se revezaram ao volante do carro vermelho, dividindo as 38 voltas programadas (19 cada). Loic Serra, diretor técnico do time, também estava presente para acompanhar o trabalho, avaliando o verdadeiro impacto das modificações introduzidas na traseira do carro. 

 

O objetivo é tornar o carro mais estável diante de mudanças na distância ao solo, que tornam o SF-25 muito crítico quando conduzido no limite e difícil de ajustar. Os engenheiros descobriram na China que levar o conceito de ajuste ao extremo resultaria em desgaste excessivo da parte inferior da carroceria quando o carro estivesse passando por curvas rápidas e com o tanque cheio.

Assim, nunca se conseguiu extrair todo o potencial do SF-25, tendo que fazer concessões que lhe custaram em termos de desempenho e resultados. A Ferrari é a única equipe de ponta a não ter vencido um GP (sem contar a sprint de Xangai), e a ambição em Maranello não é apenas manter o segundo lugar no Mundial de Construtores, mas também almejar algumas vitórias que darão sentido à segunda metade da temporada, quando a equipe de Serra estará totalmente comprometida com o carro do ano que vem. 
 
A nova suspensão é reconhecível pelo ponto de fixação alterado do braço dianteiro à caixa de câmbio: a Ferrari não foi tão radical quanto a que a Mercedes introduziu no W16, mas a mudança deve melhorar o efeito ‘anti-squat’, alterando a dinâmica do carro com reações menos bruscas resultantes de perdas repentinas de carga aerodinâmica. Leclerc não teria encontrado uma grande diferença com a nova solução que, no entanto, será levada para a Bélgica.

A imagem que publicamos mostra uma Ferrari mais próxima do solo, sinal de que a suspensão traseira deve garantir maior amortecimento de esforços em prol de um controle mais efetivo da altura, evitando a deterioração da prancha. 

 

Os dados coletados hoje serão cuidadosamente analisados em casa (lembre-se de que em dias de filmagem você só pode usar pneus de demonstração, que não são os mesmos que a Pirelli leva para os GPs), porque os pilotos não conseguiram ajustar a configuração para adaptar o comportamento do carro aos seus próprios estilos de direção, então não é certo que eles encontraram o melhor equilíbrio que a solução poderia oferecer.  

A análise telemétrica, no entanto, teria permitido uma avaliação mais objetiva, considerando que pela primeira vez a nova suspensão trabalhou na pista em sinergia com o assoalho que estreou na Áustria e que já demonstrou aspectos positivos. 

Nos testes dinâmicos em dinamômetro, o conjunto havia melhorado em “um décimo", mas os engenheiros não buscavam apenas desempenho puro, mas também um comportamento do carro que lhes permitisse abrir a janela de operação dos pneus, oferecendo aos pilotos um carro menos crítico no limite e mais competitivo em uma única volta. Essa solução foi aprovada, mas precisará ser ajustada em Spa-Francorchamps, onde será realizada a corrida sprint. 

NOVOS REPÓRTERES, só 15 GPs na Globo, NARRAÇÃO e +: ANÁLISE da F1 fora da Band. E MAX? Projeto Motor

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #343:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Mekies recebe 'aviso de prioridade' da Red Bull em meio a rumores de saída de Verstappen
Próximo artigo Bearman lembra problemas financeiros e pressão para chegar à F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros