Recomendado para você

F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira

F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira
F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"

F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"
F1 - Verstappen celebra primeira fila em Las Vegas, mas alerta: "Não espero milagre"

F1 - Verstappen celebra primeira fila em Las Vegas, mas alerta: "Não espero milagre"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Verstappen celebra primeira fila em Las Vegas, mas alerta: "Não espero milagre"
F1: Piastri admite impacto 'quase fatal' de quali ruim, mas mira pódio mesmo largando em quinto no GP de Las Vegas

F1: Piastri admite impacto 'quase fatal' de quali ruim, mas mira pódio mesmo largando em quinto no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Piastri admite impacto 'quase fatal' de quali ruim, mas mira pódio mesmo largando em quinto no GP de Las Vegas
F1 - Norris projeta agressividade contra Verstappen no GP de Las Vegas: "Vou correr riscos"

F1 - Norris projeta agressividade contra Verstappen no GP de Las Vegas: "Vou correr riscos"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Norris projeta agressividade contra Verstappen no GP de Las Vegas: "Vou correr riscos"
F1: Largando em último, Hamilton explica que fez todo o possível e admite que recuperação "será muito difícil"

F1: Largando em último, Hamilton explica que fez todo o possível e admite que recuperação "será muito difícil"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Largando em último, Hamilton explica que fez todo o possível e admite que recuperação "será muito difícil"
Norris pole, Piastri quinto e Bortoleto 18º: Confira grid de largada do GP de Las Vegas

Norris pole, Piastri quinto e Bortoleto 18º: Confira grid de largada do GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Norris pole, Piastri quinto e Bortoleto 18º: Confira grid de largada do GP de Las Vegas
F1: Bortoleto avalia "pior condição que já esteve" durante classificação de Las Vegas

F1: Bortoleto avalia "pior condição que já esteve" durante classificação de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto avalia "pior condição que já esteve" durante classificação de Las Vegas

F1: FIA elimina em segredo regra 'antiporpoising', ponto de discussão na temporada 2022

Entidade, com a introdução das novas regras técnicas para 2023, decidiu remover o TD39, a métrica AOM, que controlava o porpoisng dos carros

Sparks trail from Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Ninguém disse nada sobre isso. Pelo contrário, a alteração do regulamento técnico foi feita através de uma correção que a FIA comunicou às equipes e que bastou. No entanto, apesar da suposta transparência de que tanto se gaba a Fórmula 1, a "regra" foi revogada em completo silêncio.

Estamos falando da revogação da normativa TD39 que causou tantas discussões no ano passado. A equipe de Nikolas Tombazis decidiu suprimir a métrica AOM com a qual os comissários técnicos controlavam os rebotes para cumprir a regra anti-porpoising que havia entrado em vigor no GP da Bélgica de 2022 em Spa-Francorchamps.

Leia também:

Os motivos são desconhecidos, mas é fácil prever que, para a FIA, a introdução da nova regra aerodinâmica (a elevação do solo em 15 mm e o cotovelo onde o difusor traseiro sobe em 10 mm) teria sido suficiente para controlar aqueles saltos irritantes nas retas, de modo que levou à revogação de um controle que teria mantido os comissários ocupados.

Como o Motorsport.com apurou, o algoritmo não foi levado em consideração em nenhuma das duas corridas desta temporada, depois de já ter sido afrouxado no GP de Singapura para evitar que alguns carros saíssem dos limites da norma.

A medida parece fazer sentido, mas não caiu muito bem que a decisão tenha sido executada no mais absoluto silêncio, como se fosse uma informação ultrassecreta. Os FIA ​​DT (diretiva técnica) são para todos os efeitos extensões do regulamento: não basta baixar o arquivo dos Regulamentos Técnicos 2023 do site da Federação Internacional de Automobilismo para descobrir quais são os regulamentos atuais, porque há anexos que ficam nos papéis que a FIA envia às equipes.

No entanto, apesar do que o corpo diretivo havia pensado originalmente, o porpoising ainda não foi erradicado e os rebotes da Ferrari SF-23 são uma demonstração clara disso, portanto, não seria descartado ver mais mudanças a esse respeito nas próximos semanas e meses se algumas equipes não conseguirem avançar ou, pelo contrário, os rebotes se acentuarem.

Granado projeta temporada 2023 da MotoGP

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Di Grassi explica crítica a Vettel e à F1: Fórmula E "é muito mais relevante"
Próximo artigo F1 - Alonso: Aston Martin ainda precisa de "ajuda" da Red Bull para vencer em 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros