Recomendado para você

F1: Red Bull e McDonald's anunciam parceria para o GP de São Paulo, com logo no carro da equipe e ativações em lojas

F1: Red Bull e McDonald's anunciam parceria para o GP de São Paulo, com logo no carro da equipe e ativações em lojas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Red Bull e McDonald's anunciam parceria para o GP de São Paulo, com logo no carro da equipe e ativações em lojas
F1: Novo chefe da Red Bull revela a "maior surpresa" de trabalhar com Verstappen

F1: Novo chefe da Red Bull revela a "maior surpresa" de trabalhar com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Novo chefe da Red Bull revela a "maior surpresa" de trabalhar com Verstappen
Disputa pelo título, sessão de novatos e mais: No que ficar de olho no GP do México de F1

Disputa pelo título, sessão de novatos e mais: No que ficar de olho no GP do México de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
Disputa pelo título, sessão de novatos e mais: No que ficar de olho no GP do México de F1
ANÁLISE: Quem vem forte ou não nas últimas cinco etapas da F1 em 2025?

ANÁLISE: Quem vem forte ou não nas últimas cinco etapas da F1 em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE: Quem vem forte ou não nas últimas cinco etapas da F1 em 2025?
MotoGP: Marc Márquez não correrá mais na temporada 2025 após lesão

MotoGP: Marc Márquez não correrá mais na temporada 2025 após lesão

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Marc Márquez não correrá mais na temporada 2025 após lesão
F1: O que a história nos diz sobre a reviravolta de Verstappen na corrida pelo título?

F1: O que a história nos diz sobre a reviravolta de Verstappen na corrida pelo título?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: O que a história nos diz sobre a reviravolta de Verstappen na corrida pelo título?
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: FIA elimina em segredo regra 'antiporpoising', ponto de discussão na temporada 2022

Entidade, com a introdução das novas regras técnicas para 2023, decidiu remover o TD39, a métrica AOM, que controlava o porpoisng dos carros

Sparks trail from Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Ninguém disse nada sobre isso. Pelo contrário, a alteração do regulamento técnico foi feita através de uma correção que a FIA comunicou às equipes e que bastou. No entanto, apesar da suposta transparência de que tanto se gaba a Fórmula 1, a "regra" foi revogada em completo silêncio.

Estamos falando da revogação da normativa TD39 que causou tantas discussões no ano passado. A equipe de Nikolas Tombazis decidiu suprimir a métrica AOM com a qual os comissários técnicos controlavam os rebotes para cumprir a regra anti-porpoising que havia entrado em vigor no GP da Bélgica de 2022 em Spa-Francorchamps.

Leia também:

Os motivos são desconhecidos, mas é fácil prever que, para a FIA, a introdução da nova regra aerodinâmica (a elevação do solo em 15 mm e o cotovelo onde o difusor traseiro sobe em 10 mm) teria sido suficiente para controlar aqueles saltos irritantes nas retas, de modo que levou à revogação de um controle que teria mantido os comissários ocupados.

Como o Motorsport.com apurou, o algoritmo não foi levado em consideração em nenhuma das duas corridas desta temporada, depois de já ter sido afrouxado no GP de Singapura para evitar que alguns carros saíssem dos limites da norma.

A medida parece fazer sentido, mas não caiu muito bem que a decisão tenha sido executada no mais absoluto silêncio, como se fosse uma informação ultrassecreta. Os FIA ​​DT (diretiva técnica) são para todos os efeitos extensões do regulamento: não basta baixar o arquivo dos Regulamentos Técnicos 2023 do site da Federação Internacional de Automobilismo para descobrir quais são os regulamentos atuais, porque há anexos que ficam nos papéis que a FIA envia às equipes.

No entanto, apesar do que o corpo diretivo havia pensado originalmente, o porpoising ainda não foi erradicado e os rebotes da Ferrari SF-23 são uma demonstração clara disso, portanto, não seria descartado ver mais mudanças a esse respeito nas próximos semanas e meses se algumas equipes não conseguirem avançar ou, pelo contrário, os rebotes se acentuarem.

Granado projeta temporada 2023 da MotoGP

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Di Grassi explica crítica a Vettel e à F1: Fórmula E "é muito mais relevante"
Próximo artigo F1 - Alonso: Aston Martin ainda precisa de "ajuda" da Red Bull para vencer em 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros