F1: Fittipaldi se diz "100% pró-Massa" no caso Crashgate e acusa Ecclestone de "querer criar polêmica" com declaração

Mesmo assim, bicampeão acredita que não será fácil para o brasileiro reverter a situação

Emerson Fittipaldi

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A retomada do caso Crashgate quase 15 anos após o GP de Singapura de 2008 segue repercutindo dentro e fora do paddock. Bicampeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi se coloca ao lado de Felipe Massa nessa discussão, relembrando como foi acompanhar de perto a decisão do título daquele ano em Interlagos, acusando ainda o ex-chefão de Bernie Ecclestone de querer criar polêmica.

Mais cedo neste ano, Ecclestone ressuscitou o caso do Crashgate, revelando em entrevista ao F1-Insider.com que ele e o então presidente da FIA, Max Mosley, sabiam da manipulação do resultado do GP de Singapura antes mesmo da decisão no Brasil.

Leia também:

Posteriormente, o Motorsport.com revelou com exclusividade uma entrevista inédita de Mosley, feita para o documentário sobre sua trajetória, em que ele confirma que sabia do caso, mas optou por não agir naquele momento.

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com na abertura da temporada 2023 da Stock Car, Felipe Massa revelou que pretende judicializar o resultado daquele campeonato após saber das declarações de Bernie. Recentemente, o ex-piloto da Ferrari montou uma equipe jurídica para tratar do caso e foi orientado a manter silêncio sobre seus próximos passos.

Em entrevista ao Irish Mirror, edição irlandesa do jornal Daily Mirror, Fittipaldi comentou sobre o caso.

"Acho que quem começou isso foi Bernie Ecclestone. Isso é típico do Bernie. Bernie quis criar uma polêmica, e essa polêmica é apenas para gerar notícias".

Mesmo criticando o ato do ex-chefão da F1, Fittipaldi disse estar na torcida para que o caso de Massa dê certo, relembrando como foi acompanhar o desfecho daquela temporada no box da McLaren.

"Adoraria ver Felipe como campeão Mundial por ser brasileiro, com certeza. Naquele ano eu estava em Interlagos, na garagem da McLaren com Lewis Hamilton. E quando Felipe cruzou a linha de chegada, apenas duas pessoas levantaram e comemoraram: eu e minha esposa".

"Todos ficaram quietos. 15 segundos depois, todos pularam e começaram a gritar, mas eu não entendia porque! Mas, de qualquer jeito, foi como as coisas aconteceram naquele dia".

Mas, mesmo se colocando como "100% pró-Massa", Emerson acredita que será difícil para o brasileiro mudar o panorama.

"Quando você olha em retrospecto, aquela corrida [o GP de Singapura], a Ferrari cometeu um erro no pit stop. Isso significa que o resultado da corrida não mudaria muito. É difícil reverter isso. Essa é a minha opinião pessoal. Mas estou 100% pró-Felipe Massa, certamente".

NOVA Sprint em Baku: qual o IMPACTO, horários com 2 qualis, como será e o que MUDA. Times afetado$!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Chefe da Haas dispara sobre futuro de Hamilton: "Equipes não estão olhando para ele"
Próximo artigo Governo sanciona lei que torna Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil