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F1: GP do Brasil completa 50 anos; edição inaugural teve vitória argentina e Helmut Marko no grid

Ainda sem valer pontos para o campeonato, prova foi disputada sob um calor infernal em Interlagos

The start of the race in which only twelve cars started. Front row, Emerson Fittipaldi, Lotus 72D, pole sitter Carlos Reutemann, Brabham BT34, Wilson Fittipaldi, Brabham BT33

Em 30 de março de 1972, há exatos 50 anos, Interlagos entrava de vez na história do automobilismo mundial, com a primeira edição do GP do Brasil. A prova brasileira aconteceu em um primeiro momento como uma edição extra na temporada, sem valer pontos para o campeonato, mas foi determinante para a entrada do país de vez no calendário já no ano seguinte.

Interlagos já se destacava no cenário nacional desde a sua inauguração, em 1940, mas buscando atrair categorias internacionais, o circuito passou por uma série de reformas na década de 1960. A Fórmula Ford Internacional foi a primeira a testar as novas instalações do circuito paulista, em março de 1970.

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Pouco depois, Interlagos foi fechado novamente para mais uma reforma, já visando a realização do primeiro GP do Brasil, em 30 de março de 1972. A prova paulista foi uma de seis extracampeonato realizadas naquele ano, junto dos circuitos britânicos de Brands Hatch, com duas corridas, Silverstone e Oulton Park, além do autódromo italiano de Vallelunga.

Ter a Fórmula 1 no Brasil era um projeto de longa data do promotor Antonio Carlos Scavone, e o momento não poderia ser melhor, com Emerson Fittipaldi começando a se destacar no grid.

Com o calendário de 1972 abrindo na Argentina em 23 de janeiro e a temporada europeia começando apenas em maio na Espanha, com uma corrida na África do Sul no meio, ficou acordada a realização para a quinta-feira, 30 de março, evitando assim um choque com uma etapa do Europeu de Fórmula 2 na Inglaterra, que contava com a participação de parte do grid da F1.

Por se tratar de uma prova extracampeonato, nem todo o grid esteve presente, com a ausência de nomes importantes como Jacky Ickx e Clay Regazzoni, dupla da Ferrari, o então campeão Jackie Stewart, com a Tyrell e Niki Lauda com a March, apesar de seu companheiro, Ronnie Peterson, ter marcado presença.

No total, 14 pilotos se inscreveram para a prova: Carlos Reutemann e Wilson Fittipaldi (Brabham - Ford), Ronnie Peterson, José Carlos Pace, Henri Pescarolo e Luiz Pereira Bueno (March - Ford), Helmut Marko, Alex Soler-Roig, Peter Gethin e Jean-Pierre Beltoise (BRM), Emerson Fittipaldi e Dave Walker (Lotus - Ford) e Andrea de Adamich e Reine Wisell (Surtees - Ford).

Luiz Bueno, March 711

Luiz Bueno, March 711

Photo by: Motorsport Images

Usando o traçado original de Interlagos, com 7.960 metros de extensão, a pole foi brasileira, com Emerson marcando 02min32s383, seguido por Reutemann, Peterson, Wilsinho e Dave Walker fechando o top 5, enquanto as Surtees de Adamich e Wisell não conseguiram se classificar.

Na corrida, que teve uma duração de 37 voltas, completando um total de 294,52 quilômetros, o autódromo de Interlagos estava lotado com mais de 60 mil pessoas, enquanto a transmissão televisiva fazia história, por ser o primeiro evento esportivo exibido a cores no país. E antes mesmo da largada, mais uma baixa, de Beltoise, com problemas na BRM.

Emerson e Reutemann saíram emparelhados, mas foi Wilsinho quem surpreendeu, assumindo a ponta, onde ficou nas primeiras voltas, enquanto Pace, Pescarolo e Gethin abandonavam com problemas de motor devido ao calor infernal de Interlagos.

O Brasil parecia a caminho de uma vitória com Emerson, que abria mais de 20 segundos para Reutemann, mas tudo mudou a cinco voltas do fim, quando o brasileiro abandonou com uma quebra de suspensão. Assim o triunfo caiu no colo do argentino, que terminou com quase 1min30s de vantagem para Peterson em segundo, enquanto a família Fittipaldi foi representada no pódio do Wilsinho, em terceiro.

Hoje consultor da Red Bull, Helmut Marko, foi o quarto colocado, com Dave Walker em quinto. Luiz Bueno foi o sexto, último colocado entre os pilotos que terminaram a prova.

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Emerson Fittipaldi, Lotus 72D Ford

Photo by: Motorsport Images

Apesar da decepção com o abandono no Brasil, Emerson teve um ano brilhante, conquistando cinco vitórias e outros três pódios para conquistar seu primeiro título na F1, o primeiro de um piloto brasileiro na categoria máxima do automobilismo mundial.

O sucesso de Emerson e da edição-teste do GP do Brasil foram fundamentais para que a etapa voltasse a integrar o calendário da F1 em 1973 mas, desta vez, como parte oficial da temporada. A 2ª edição do GP foi disputada em 11 de fevereiro do ano seguinte, sendo a segunda prova do campeonato, com vitória do brasileiro.

Desde então, o Brasil tem sido uma presença constante no calendário, seja com Interlagos ou com Jacarepaguá. O país esteve fora apenas em 2020, devido ao impacto da pandemia da Covid-19 e, em seu retorno, passou a ser denominado GP de São Paulo, devido ao acordo da F1 com o governo paulista.

Independentemente de sua denominação, o circuito de Interlagos, agora com uma extensão de 4.309 metros, segue sendo um dos mais adorados pelos pilotos, equipes e fãs da F1, e continua mostrando ano após ano porque merece seguir no calendário do Mundial.

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Guilherme Longo
Fórmula 1
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