F1: GP do Japão pode mudar para o início da temporada em 2024

Possibilidade foi trazida à público por político japonês após anúncio da estreia da Fórmula E no país

Race winner Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Tradicionalmente realizado na parte final do campeonato, o GP do Japão pode encontrar uma nova casa na temporada 2024 da Fórmula 1, passando a ser realizado entre as primeiras etapas do ano.

A informação veio a público através das redes sociais de Keiji Furuya, deputado japonês. Em sua conta, o parlamentar celebrou a confirmação da estreia de Tóquio no calendário da Fórmula E no próximo ano e complementou afirmando que o GP do Japão seria realizado na semana seguinte.

Leia também:

Segundo informado pela FIA nesta semana, a primeira edição do ePrix de Tóquio será realizada em 30 de março do próximo ano, o que deixaria o GP do Japão de F1 para o dia 07 de abril.

A mudança da etapa de Suzuka pode ser um importante passo no processo da F1 de regionalizar o calendário da categoria, reduzindo o número de viagens feitas pelas equipes e funcionários.

Segundo informações de bastidores, o GP da Arábia Saudita deve assumir o posto de abertura da temporada 2024 no lugar do Bahrein. Os promotores das duas provas têm como objetivo fazer com que as corridas aconteçam fora do período do Ramadã, um dos principais feriados religiosos dos muçulmanos. No próximo ano, ele acontecerá entre 10 de março de 09 de abril.

Caso isso se confirme, a F1 pode estar se movimentando para criar o bloco inaugural da temporada ao redor de provas no Oriente Médio, Extremo Oriente e Oceania, com Bahrein, Arábia Saudita, Japão, China e Austrália.

Vale lembrar que este é o último ano do contrato atual de Suzuka, mas a expectativa é de que um novo acordo seja formado rapidamente, devido ao anúncio do retorno da Honda à categoria a partir de 2026 com a Aston Martin.

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari muda estratégia e antecipa atualizações do ano
Próximo artigo Ferrari reprova queixa pública de Leclerc e se defende; entenda

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil