Últimas notícias

F1: Há 16 anos, Alonso segurava Schumacher em corrida histórica em Ímola

Espanhol venceu sua terceira corrida no ano e quarta na carreira, rumando para primeiro título mundial

Fernando Alonso takes the checkered flag in front of Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

O GP de San Marino de 2005 foi palco de uma corrida histórica na Fórmula 1. Fernando Alonso, vencedor de duas das três etapas disputadas até então naquele ano, segurou Michael Schumacher nas últimas voltas para conquistar a vitória em Ímola.

Alonso, que largou na segunda posição, esperou nove voltas para ver a McLaren de Kimi Raikkonen ter um problema no eixo de transmissão, o que deixou o finlandês pelo caminho e abriu margem para uma vitória possivelmente fácil. Entretanto, o espanhol teve que abrir o olho nas últimas voltas.

Leia também:

Schumacher, que havia saído de 14º após um erro no treino de domingo no antigo sistema de classificação por tempos agregados (apenas usado em 2005), teve que fazer uma prova de recuperação para chegar ao pódio naquele dia.

Depois de ser segurado por Jarno Trulli no primeiro stint, ele se aproveitou da parada do italiano da Toyota para voar na pista. Depois do pit stop, ele saiu em terceiro, logo atrás de Jenson Button. Schumi não poupou o britânico e fez uma bela ultrapassagem na Variante Alta, assumindo o segundo posto.

Com uma distância de 20 segundos de Alonso, Schumacher postergou sua parada e fez volta mais rápida atrás de volta mais rápida, se aproveitando do tanque com menos combustível. Quando saiu dos boxes, estava pouco atrás do espanhol da Renault e o atacou por cerca de 11 voltas.

Mas a sinuosa pista de Ímola jogou a favor de Alonso, que conseguiu manter Schumacher atrás e ganhou sua terceira corrida no ano e quarta na carreira, rumando para o primeiro título mundial.

Derrotado, Schumacher não conseguiu em mais nenhuma corrida daquele ano (fora o GP dos EUA, no qual apenas seis carros competiram) ser competitivo no nível do espanhol como foi em Ímola. Por isso, a derrota do alemão naquele dia pode ser tomada como uma passagem de bastão no comando da F1.

O terceiro na pista foi o britânico Jenson Button. No entanto, por estar com o carro abaixo do peso após a prova, o piloto foi desclassificado e – após um julgamento na FIA – sua equipe BAR foi excluída do resultado do GP de San Marino e das duas corridas seguintes, na Espanha e em Mônaco.

Com isso, o austríaco Alexander Wurz – piloto de testes da McLaren, substituindo o contundido Juan Pablo Montoya – ficou com o terceiro lugar.

Um ano depois, curiosamente, a disputa pela vitória no GP de San Marino foi inversa, com Schumacher segurando Alonso nas últimas voltas, no único ano em que o alemão e o espanhol disputaram seriamente o título mundial juntos, e na última corrida de F1 da história de Imola.

Confira fotos do GP de San Marino de 2005:

Largada: Kimi Raikkonen lidera Fernando Alonso
Pitstop para Fernando Alonso
Fernando Alonso e Michael Schumacher
Fernando Alonso e Michael Schumacher
Fernando Alonso e Michael Schumacher
Felipe Massa, Sauber Petronas C24 tenta ultrapassar David Coulthard, Red Bull Racing Cosworth RB1
Fernando Alonso e Michael Schumacher
Fernando Alonso e Michael Schumacher
Vencedor Fernando Alonso
Fernando Alonso recebe bandeirada
Vencedor Fernando Alonso celebra
Vencedor Fernando Alonso celebra
Vencedor Fernando Alonso celebra
Vencedor Fernando Alonso celebra
Fernando Alonso e Michael Schumacher
Pódio: vencedor Fernando Alonso com Michael Schumacher e Jenson Button
Pódio: vencedor Fernando Alonso com Michael Schumacher
Pódio: vencedor Fernando Alonso
Jenson Button
19

F1 2021: RIVALIDADES de Hamilton, 'MEDO' de Bottas e tudo sobre a F1 em Ímola | DIRETO DO PADDOCK

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST – Quais são os pilotos mais carismáticos da F1, mas sem grandes resultados?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: McLaren confirma Di Resta como substituto em 2021 caso não possa usar pilotos da Mercedes
Próximo artigo F1: Pérez e Ocon classificam incidente no TL1 de "infelicidade" e ambos escapam de punição

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil