Recomendado para você

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

F1: 'Hamilton é mais habilidoso do que Schumacher', dispara ex-estrategista da Mercedes

James Vowles trabalhou com ambos os heptacampeões na equipe de Brackley

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Mark Sutton / Formula 1 via Getty Images

James Vowles, atualmente chefe da Williams, trabalhou por muitos anos na Mercedes, inclusive com Michael Schumacher e Lewis Hamilton na Fórmula 1. Por isso, o britânico tem propriedade para falar sobre as habilidades de dois heptacampeões.

Leia também:

Em entrevista ao High Performance, o ex-estrategista da Mercedes comparou os dois pilotos, dizendo que Hamilton é naturalmente mais talentoso que Schumacher com o carro.

"Michael não era o mais habilidoso no carro. Eu já disse que era o Lewis", começou. "Mas ele [Schumacher] sabia como extrair cada milissegundo de si mesmo e cada milissegundo da equipe", explicou.

Vowles entrou em detalhes sobre as habilidades de Hamilton com o desenvolvimento do carro. Para o britânico, o heptacampeão é como um "polvo" após o TL1 e traz informações muito valiosas para a equipe ajustar o carro.

"Lewis tinha — como eu disse — uma infinidade de talento natural. Quando você sai no TL1, ele é como um polvo em cima do volante. Ele muda todas as configurações do volante, praticamente, e as explora. Mas é isso que o torna incrível".

Trazendo o depoimento para momentos práticos, Vowles lembrou de uma situação durante um GP do Brasil, onde a equipe estava dando a ordem para que os pilotos fizessem a subida com a sétima marcha, mas Lewis insistiu que deveria ser feita na sexta.

"E se eu der um exemplo, houve uma vez em que, numa simulação no Brasil, dizíamos: 'mantenha a sétima marcha na subida'. E em duas voltas, Nico [Rosberg] estava fazendo exatamente o que havíamos pedido".

"Em duas voltas, Lewis disse: 'Isso não parece certo', caiu para sexta - e estava encontrando um décimo lá".

Vowles contou que os dados só foram compartilhados depois da sessão e naquele momento ele entendeu que Hamilton era um "otimizador" das informações e conseguia explorar os limites dos carros.

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Yves Herman / Pool / AFP via Getty Images

O ponto forte de Hamilton é a frenagem

"Na verdade, se você observar a maturidade de Lewis entre 2013 e agora, verá que ele completa todas as voltas. Agora ele encontrou uma maneira de ainda ganhar experiência mental com a volta", explicou Vowles.

"Ele era um perfeccionista. Frear era o seu ponto forte, o seu forte — maximizar tudo na frenagem e, então, 'Eu conheço os limites do carro', e construir a partir daí e entrar no ritmo das coisas".

Na sequência, o atual chefe da Williams apontou uma desvantagem sobre o processo de compreensão de Hamilton. O fato das mudanças e trocas acontecerem muito rápido com o heptacampeão faziam com que os engenheiros ficassem confusos e levassem um tempo a mais para entender as novas configurações.

"Isso tinha algumas desvantagens. Muitas vezes, ele trocava o carro tão rápido que você se perdia. Certamente, como engenheiros, é difícil – quando seus dados estão todos se movendo, a pista está se movendo, a aderência está se movendo, o piloto moveu tudo no volante... Você não sabe onde está".

"E então ele entra e mudamos o equilíbrio mecânico e aerodinâmico e você pensa: 'OK, estamos começando do zero aqui, basicamente.' Essa é uma das razões pelas quais às vezes você verá Lewis recuar - e, muitas vezes, quando ele salta para a frente novamente, é porque ele foi para uma configuração conhecida e agora ele está de volta".

"Mas ele consegue fazer isso — e muitos pilotos não conseguem. Ele consegue explorar com frequência e aceitar que terá uma sessão inteira, talvez no lugar errado na configuração. Mas ele está aprendendo com isso. E isso é Lewis em todos os aspectos".

NUANCES de VERSTAPPEN no mercado, VEREDITO sobre HAMILTON e BORTOLETO, Lando x Piastri! FELIPE MOTTA

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Confira como foi o Tempo Real do TL3 da Hungria com Piastri liderando 1-2 da McLaren e Bortoleto em 9°
Próximo artigo F1 - Presidente da Ferrari explica extensão do contrato de Vasseur: 'Estabilidade é importante'

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros