Recomendado para você

José António Rueda conquista título da Moto3 em corrida encerrada em bandeira vermelha

José António Rueda conquista título da Moto3 em corrida encerrada em bandeira vermelha

Moto3
Moto3
Mandalika
José António Rueda conquista título da Moto3 em corrida encerrada em bandeira vermelha
Diogo Moreira reduz diferença para González com vitória; veja a situação da Moto2 após o GP da Indonésia

Diogo Moreira reduz diferença para González com vitória; veja a situação da Moto2 após o GP da Indonésia

Moto2
Moto2
Mandalika
Diogo Moreira reduz diferença para González com vitória; veja a situação da Moto2 após o GP da Indonésia
Moto2: Diogo Moreira domina no fim e vence o GP da Indonésia, com González em segundo

Moto2: Diogo Moreira domina no fim e vence o GP da Indonésia, com González em segundo

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Diogo Moreira domina no fim e vence o GP da Indonésia, com González em segundo
NASCAR Xfinity: Zilisch vence no ROVAL em etapa com eliminação por um ponto; Motorsport.com transmite categoria

NASCAR Xfinity: Zilisch vence no ROVAL em etapa com eliminação por um ponto; Motorsport.com transmite categoria

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Charlotte (Roval)
NASCAR Xfinity: Zilisch vence no ROVAL em etapa com eliminação por um ponto; Motorsport.com transmite categoria
ANÁLISE F1: Como Russell conquistou a pole em Singapura, pista desfavorável para Mercedes?

ANÁLISE F1: Como Russell conquistou a pole em Singapura, pista desfavorável para Mercedes?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Como Russell conquistou a pole em Singapura, pista desfavorável para Mercedes?
F1: Horário, previsão do tempo e como assistir do domingo de corrida no GP de Singapura, em Marina Bay

F1: Horário, previsão do tempo e como assistir do domingo de corrida no GP de Singapura, em Marina Bay

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horário, previsão do tempo e como assistir do domingo de corrida no GP de Singapura, em Marina Bay
Por que a McLaren não é mais dominante na F1? Chefe da equipe revela preocupação com rivais

Por que a McLaren não é mais dominante na F1? Chefe da equipe revela preocupação com rivais

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Por que a McLaren não é mais dominante na F1? Chefe da equipe revela preocupação com rivais
Entenda o que Horner tem oferecido às equipes para um possível retorno à F1

Entenda o que Horner tem oferecido às equipes para um possível retorno à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Entenda o que Horner tem oferecido às equipes para um possível retorno à F1

F1: 'Hamilton é mais habilidoso do que Schumacher', dispara ex-estrategista da Mercedes

James Vowles trabalhou com ambos os heptacampeões na equipe de Brackley

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Mark Sutton / Formula 1 via Getty Images

James Vowles, atualmente chefe da Williams, trabalhou por muitos anos na Mercedes, inclusive com Michael Schumacher e Lewis Hamilton na Fórmula 1. Por isso, o britânico tem propriedade para falar sobre as habilidades de dois heptacampeões.

Leia também:

Em entrevista ao High Performance, o ex-estrategista da Mercedes comparou os dois pilotos, dizendo que Hamilton é naturalmente mais talentoso que Schumacher com o carro.

"Michael não era o mais habilidoso no carro. Eu já disse que era o Lewis", começou. "Mas ele [Schumacher] sabia como extrair cada milissegundo de si mesmo e cada milissegundo da equipe", explicou.

Vowles entrou em detalhes sobre as habilidades de Hamilton com o desenvolvimento do carro. Para o britânico, o heptacampeão é como um "polvo" após o TL1 e traz informações muito valiosas para a equipe ajustar o carro.

"Lewis tinha — como eu disse — uma infinidade de talento natural. Quando você sai no TL1, ele é como um polvo em cima do volante. Ele muda todas as configurações do volante, praticamente, e as explora. Mas é isso que o torna incrível".

Trazendo o depoimento para momentos práticos, Vowles lembrou de uma situação durante um GP do Brasil, onde a equipe estava dando a ordem para que os pilotos fizessem a subida com a sétima marcha, mas Lewis insistiu que deveria ser feita na sexta.

"E se eu der um exemplo, houve uma vez em que, numa simulação no Brasil, dizíamos: 'mantenha a sétima marcha na subida'. E em duas voltas, Nico [Rosberg] estava fazendo exatamente o que havíamos pedido".

"Em duas voltas, Lewis disse: 'Isso não parece certo', caiu para sexta - e estava encontrando um décimo lá".

Vowles contou que os dados só foram compartilhados depois da sessão e naquele momento ele entendeu que Hamilton era um "otimizador" das informações e conseguia explorar os limites dos carros.

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Yves Herman / Pool / AFP via Getty Images

O ponto forte de Hamilton é a frenagem

"Na verdade, se você observar a maturidade de Lewis entre 2013 e agora, verá que ele completa todas as voltas. Agora ele encontrou uma maneira de ainda ganhar experiência mental com a volta", explicou Vowles.

"Ele era um perfeccionista. Frear era o seu ponto forte, o seu forte — maximizar tudo na frenagem e, então, 'Eu conheço os limites do carro', e construir a partir daí e entrar no ritmo das coisas".

Na sequência, o atual chefe da Williams apontou uma desvantagem sobre o processo de compreensão de Hamilton. O fato das mudanças e trocas acontecerem muito rápido com o heptacampeão faziam com que os engenheiros ficassem confusos e levassem um tempo a mais para entender as novas configurações.

"Isso tinha algumas desvantagens. Muitas vezes, ele trocava o carro tão rápido que você se perdia. Certamente, como engenheiros, é difícil – quando seus dados estão todos se movendo, a pista está se movendo, a aderência está se movendo, o piloto moveu tudo no volante... Você não sabe onde está".

"E então ele entra e mudamos o equilíbrio mecânico e aerodinâmico e você pensa: 'OK, estamos começando do zero aqui, basicamente.' Essa é uma das razões pelas quais às vezes você verá Lewis recuar - e, muitas vezes, quando ele salta para a frente novamente, é porque ele foi para uma configuração conhecida e agora ele está de volta".

"Mas ele consegue fazer isso — e muitos pilotos não conseguem. Ele consegue explorar com frequência e aceitar que terá uma sessão inteira, talvez no lugar errado na configuração. Mas ele está aprendendo com isso. E isso é Lewis em todos os aspectos".

NUANCES de VERSTAPPEN no mercado, VEREDITO sobre HAMILTON e BORTOLETO, Lando x Piastri! FELIPE MOTTA

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Confira como foi o Tempo Real do TL3 da Hungria com Piastri liderando 1-2 da McLaren e Bortoleto em 9°
Próximo artigo F1 - Presidente da Ferrari explica extensão do contrato de Vasseur: 'Estabilidade é importante'

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros