Fórmula 1 GP de São Paulo

F1 - Hill sobre direção agressiva de Verstappen: Max age como "Dick Vigarista"

Campeão da F1 compara o comportamento do holandês ao do personagem de desenho animado e argumenta que a Red Bull deveria intervir

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Damon Hill, campeão da Fórmula 1 em 1996 e hoje comentarista, afirmou que as atitudes de Max Verstappen precisa mudar, já que Hill avalia que as ações do piloto holandês foram longe demais. 

As ações de Max Verstappen no duelo com Lando Norris no GP do México lhe renderam duas penalidades de tempo de 10 segundos cada. Isso tornou uma tarde já difícil para Verstappen muito mais difícil.

Leia também:

Após a corrida, Verstappen não quis falar muito sobre as penalidades de tempo, mas recebeu apoio do chefe da equipe da Red Bull, Christian Horner, e do consultor Helmut Marko.

 "Nunca houve uma tentativa de descrever publicamente seu piloto de uma forma que outras pessoas pudessem reconhecer", disse Hill no podcast da Sky Sports F1. "Max só recebe comentários protetores de Christian. Quase parece que Max é livre para fazer o que quiser. Sua equipe nunca critica abertamente a maneira como ele dirige".

"E se você entra em uma competição, provavelmente não há problema em fazer isso publicamente. Mas, em algum momento, uma conversa precisa acontecer. É responsabilidade das equipes contribuir para a atitude do piloto".

O ex-piloto chamou as ações de Verstappen no Autódromo Hermanos Rodríguez de "estúpidas" e comparou o atual campeão a Dick Vigarista, personagem do desenho animado Corrida Maluca, que queria vencer fazendo truques e tramoias.

"A filmagem foi clara", afirmou Hill. "Ele não fez nenhuma tentativa de frear, contornar a curva e deixar espaço para Lando. Foi apenas um caso de 'você não consegue passar'. A segunda ação foi simplesmente estúpida, algo que Dick Vigarista [faria]. Ele acelerou em direção ao ápice [da curva], tirou Lando da pista e Lando não teve muita escolha. Foi uma pilotagem estúpida".

Hill acredita que, assim que a FIA vir pilotos dirigindo de forma muito agressiva, ela deve intervir. "Eles devem ser capazes de dizer: 'OK, queremos ver a luta e a ferocidade, mas isso tem que estar sob controle'. Não pode se tornar um demolition derby para manter seu lugar ou negar o lugar a todos só porque você não quer ser ultrapassado. É preciso haver uma maneira de disciplinar o motorista".

"Se Max continuar assim, a longo prazo, haverá dúvidas sobre se foi sensato dirigir dessa forma. Ele tem muito talento e muita habilidade. Ele sempre pode usar essas habilidades para superar seus adversários, mas isso não deve se tornar uma corrida de carros de choque", conclui.

Rico Penteado projeta GP BRASIL, analisa PUNIÇÃO DE MAX e comenta BRIGAS PELOS TÍTULOS | TELEMETRIA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Verstappen INJUSTIÇADO? Max tem DILEMA no Brasil, NORRIS e Ferrari PROMETEM, Pérez MAL e chuva em SP

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Laurens Stade
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA ignora apelo de Jos Verstappen após punição de Verstappen no México
Próximo artigo F1: Wolff não virá ao Brasil para acompanhar Mercedes no GP de São Paulo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros