Recomendado para você

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition
Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana

Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana

F1: Honda planeja desenvolver motor de 2026 até "último momento"

Marca japonesa pretende homologar o novo trem de força apenas em fevereiro de 2026

Honda Logo

A Honda planeja adiar o processo de homologação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ao máximo que puder, isso seria até pouco antes da temporada da Fórmula 1 de 2026. A empresa planeja desenvolver o V6-turbo híbrido até o "último momento".

Leia também:

A nova fórmula do trem de força do ano que vem apresentará uma divisão mais igualitária no fornecimento de potência entre o motor de combustão interna e os componentes elétricos; embora os motores V6 turbo de 1,6 litro permaneçam no lugar, eles serão reduzidos e produzirão cerca de 550 cv, com o restante dos mil cavalos projetados vindo do motor elétrico.

Isso coincide com o retorno da Honda à F1 com fábrica completa após sua retirada do campeonato no final de 2021, embora ainda tenha continuado a apoiar a recém-formada Red Bull Powertrains para manter o design de sua unidade de potência vencedora do título.

Mas, depois de se separar da Red Bull, a Honda optou por unir forças com a Aston Martin a partir de 2026. Ela decidiu voltar ao grid no final do processo de licitação do trem de força para 2026 e precisou de tempo para aumentar suas forças depois que muitos ex-engenheiros da Honda foram contratados pela Red Bull em tempo integral.

Tetsushi Kakuda, líder geral do projeto de F1 da Honda Racing Corporation (HRC), diz que a marca atingiu um "estágio considerável" com seu projeto de motor e continua em ritmo acelerado com suas operações de banco de testes, enquanto busca firmar seu motor de combustão.

Embora ele não tenha se manifestado sobre os prazos estabelecidos para a instalação do motor com a Aston Martin, a Honda terá que definir as dimensões físicas do trem de força com antecedência para atender ao programa de design da própria equipe britânica para 2026, mas pode continuar a desenvolver os componentes internos antes de ser homologado.

Tetsushi Kakuda, HRC

Tetsushi Kakuda, HRC

Foto de: Giorgio Piola

"Nosso objetivo é apresentar a homologação em fevereiro do próximo ano - como começamos um pouco tarde, queremos avançar até o último momento", disse Kakuda.

"É difícil dizer exatamente a porcentagem de progresso que fizemos, mas acredito que chegamos a um estágio considerável".

"Com relação à forma como lidamos com a combustão em alta velocidade, fatores relacionados ao combustível também entram em jogo. O ambiente está mudando drasticamente, e as coisas não funcionarão da mesma forma que antes".

"No entanto, para um motor a gasolina, o objetivo eterno é queimar combustível o mais rápido possível. Atualmente, estamos construindo um ambiente para conseguir algo semelhante".

Kakuda acrescentou: "Há pontos-chave no tempo em que ambas as partes devem finalizar os principais componentes para homologação. Estamos coordenando com eles, discutindo quando cada um quer tomar suas decisões finais e definindo o cronograma de acordo".

A HRC também restabeleceu uma base no Reino Unido em Milton Keynes, retomando o controle da sede que a Honda havia usado anteriormente em parceria com a Red Bull. A marca de bebidas energéticas assumiu o controle das instalações quando lhe foi entregue o controle das unidades de potência da Honda, mas desde então desenvolveu suas próprias instalações.

O desenvolvimento do trem de força da Honda está em andamento na base Sakura da HRC em conjunto com a HRC US, que foi reorganizada a partir da Honda Performance Developments (HPD) no final de 2023.

A recém-formada HRC UK cuidará principalmente da manutenção da unidade de potência e das tarefas operacionais. Koji Watanabe, presidente e CEO da HRC, também atuará como presidente da HRC UK.

PRÉ-TEMPORADA F1 AO VIVO! Último teste, com BORTOLETO, Verstappen, HAMILTON e cia em ação | DEBATE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

BORTOLETO, Hamilton x Leclerc, RBR x McLAREN e cia: TUDO da PRÉ-TEMPORADA | com Sérgio Siverly, ‪do Boteco F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

Artigo anterior F1 - 'Maldição' de Newey: Pilotos que tiveram seus últimos títulos com Adrian
Próximo artigo Sem Piquet e Fittipaldi, F1 elege os 20 melhores pilotos da história; veja lista completa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros