F1: Horner acusa FIA de mudar regulamento do assoalho para beneficiar Mercedes
Na visão do chefe da Red Bull, não há necessidade de mudanças expansivas nas regras para próxima temporada
O chefe da Red Bull, Christian Horner, acha que a mudança das regras da Fórmula 1 para 2023 estão sendo pressionadas a acontecer para que uma "certa equipe" possa se beneficiar, se referindo de forma oculta à Mercedes.
A FIA anunciou na semana passada que planejava introduzir uma série de medidas para o próximo ano, destinadas a erradicar os problemas que algumas equipes sofreram. Isso incluiu um aumento das bordas do piso e da garganta do difusor - algo que terá um grande impacto nos designs dos carros.
Mas, as ações não caíram bem no paddock, com pelo menos cinco equipes insatisfeitas com o que foi proposto. Algumas equipes agora estão pressionando o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, para diluir as propostas iniciais e chegar a uma solução de compromisso que não exija uma reavaliação fundamental do piso.
Enquanto a FIA insiste que suas ações são necessárias por motivos de segurança, Horner é muito mais cético sobre a situação – e avalia que o impulso por trás das mudanças está sendo desencadeado pela Mercedes, que lutou com os saltos durante grande parte da temporada.
Falando à Sky Sports, Horner disse que as mudanças planejadas a serem introduzidas no GP da Bélgica, que incluem uma restrição de piso flexível, não preocupam sua equipe.
Mas ele estava convencido de que era errado a FIA avançar com os tipos de mudanças expansivas que propôs para 2023.
“Acho que o problema é o que eles estão vendo como remédio para o próximo ano”, disse ele.
Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
“A diretriz [para Spa], não está aqui nem lá para nós. Acho que há muita pressão para mudar significativamente os regulamentos para o próximo ano para que uma certa equipe possa colocar seu carro mais baixo e se beneficiar desse conceito.
“É um ponto muito tarde do ano para se fazer isso. Acho que o presidente está fazendo a coisa certa, está reunindo todas as informações e espero que uma solução sensata possa ser encontrada. Porque é tarde demais para mudanças fundamentais no regulamento.”
Horner acredita que a intervenção da FIA vai longe demais porque a Mercedes pode diminuir qualquer salto excessivo simplesmente aumentando a altura da parte inferior do chassi em relação ao solo.
"Basta levantar o carro: é fácil", acrescentou Horner. “Não tivemos problemas o ano todo. Há apenas uma equipe que teve um grande problema.
“Temos alguns dos engenheiros mais talentosos do mundo neste esporte e quase posso garantir que, se voltarmos no próximo ano, provavelmente não haverá carros com problemas.
“Nas últimas corridas, tudo parecia bem. Aqui parece bem. Então, acho que o que não queremos fazer é uma reação exagerada que possa ter impactos fundamentais nos carros do próximo ano.”
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.