F1 - Horner: Status de piloto igual comprometeu vitória da McLaren no Japão
Chefe da Red Bull não concorda com o time de Woking sobre não definir se Norris ou Piastri é a prioridade

Desde 2024, a McLaren se tornou alvo de diversas críticas por não definir qual de seus dois pilotos seria o principal e deixar para tomar a decisão corrida a corrida. No ano passado, eles deixaram de lado a disputa pelo título individual, mas conquistaram o Mundial de Construtores da Fórmula 1. Agora, mais uma vez, insistem em manter o status igualitário entre Lando Norris e Oscar Piastri.
Para Christian Horner, essa decisão foi exatamente o que impediu que tanto Norris quanto Piastri não tivessem nenhuma chance de atacar Max Verstappen no Japão, que liderou de maneira confortável a corrida para a vitória.
Depois de serem superados pela impressionante volta do pole de Verstappen no sábado, Norris e Piastri passaram o GP perseguindo o atual campeão em uma McLaren intrinsecamente mais rápida, com a corrida de Suzuka, de apenas uma parada, sem oportunidades de ultrapassagem.
No segundo tempo, o australiano pediu à equipe que trocasse de posição e lhe desse uma chance de lutar com Verstappen, pois o piloto achava que tinha mais ritmo.
Mas esse pedido nunca foi feito, e o chefe de equipe Andrea Stella não estava convencido de que Piastri era realmente mais rápido que Norris no ar sujo da Red Bull.
"Não acho que esteja tão claro que Oscar foi mais rápido", disse Stella. "Lando estava tentando se aproximar ainda mais do slipstream de Max, mas sempre que você passava de um segundo, havia uma perda significativa de aderência".
"Nesta pista, você precisa de sete ou oito décimos de vantagem de desempenho para poder ultrapassar".

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images
Embora Horner inveje a posição da McLaren de ter dois carros na dianteira, o que a Red Bull ainda não tem, ele acha que a abordagem de igualdade de pilotos também traz compromissos que dificultam o ataque da equipe ao holandês.
Piastri, o terceiro colocado na tabela de pilotos, foi o primeiro a fazer o pit stop por causa da pressão vinda de trás, deixando Norris entrar na mesma volta que Verstappen para negar qualquer opção estratégica.
"Acho que o problema deles é que têm dois pilotos que estão lutando pelo campeonato de pilotos", disse Horner.
"A dificuldade que eles têm é que fizeram uma aposta em que vão deixá-los correr. Portanto, esse é o compromisso que inevitavelmente vem com isso".
Perguntado se Norris poderia ter vencido Verstappen se tivesse parado uma volta antes, ele respondeu: "O corte foi razoavelmente forte. Tenho certeza de que houve "poderia, deveria e teria" em todo o pitlane".
"Acho que a maior parte do trabalho duro foi feita no sábado. Acho que 90% dos carros terminaram na ordem em que começaram. Hoje, foi uma corrida de sprint. A degradação foi muito baixa".
"Sabemos que as McLarens são muito, muito rápidas. E era preciso que Max tivesse um pouco de perfeição com duas McLarens muito rápidas logo atrás dele".
"Durante 53 voltas, ele não cometeu um único erro e teve o ritmo necessário para cobri-los e mantê-los fora de seu DRS. Acho que esse foi um dos melhores finais de semana de Max".
Reportagem adicional de Erwin Jaeggi
PÓDIO: MAX SEGURA NORRIS E PIASTRI e vence! E AÍ, LANDO? Bortoleto 19º | FELIPE MOTTA comenta
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.