F1 - Horner "tira o chapéu" para Hamilton pela forma como lidou com derrota de 2021: "Dignidade e respeito"

"Dois pilotos e duas equipes que se elevaram a níveis que provavelmente não sabiam que tinham", disse

Red Bull Racing Team Principal Christian Horner shakes hands with second placed Lewis Hamilton, Mercedes

Foto de: Getty Images / Red Bull Content Pool

A final da temporada de 2021 é, sem dúvidas, um dos momentos mais polêmicos da história da Fórmula 1, pela forma como a disputa pelo título entre Lewis Hamilton e Max Verstappen foi decidida. Mas o chefe da Red Bull, Christian Horner, elogiou a atitude do heptacampeão ao descer do carro, afirmando que "tira o chapéu" para Hamilton pela forma como lidou com a derrota.

Hamilton e Verstappen chegaram empatados à última corrida da temporada, em Abu Dhabi, criando o cenário perfeito para a decisão de uma temporada tensa. Ao longo da corrida, tudo parecia encaminhado para que o britânico conquistasse o inédito octacampeonato com certa tranquilidade.

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Mas um safety car tardio, causado por Nicholas Latifi mudou tudo. Enquanto a Mercedes manteve Hamilton na pista, a Red Bull levou Verstappen aos boxes para colocar pneus macios novos. Com a relargada na última volta acontecendo de forma polêmica, o britânico não teve como segurar o rival, que conquistou seu primeiro título na categoria.

Ao final da prova, um abalado Hamilton desceu do carro, cumprimentou Verstappen e participou da cerimônia do pódio antes de desaparecer por meses, retornando apenas próximo do começo da temporada de 2022.

"Eu senti a forma como Lewis lidou com a decepção após o fim da corrida, por isso tiro o chapéu para ele", disse Horner à Sky Sports. "Porque ele estava ainda mais decepcionado. Havia acabado de perder seu recorde mundial, mas se comportou com dignidade e respeito. Apertei sua mão na sala dos pilotos após a prova e ele teve a delicadeza de me dizer parabéns".

Para Horner, para além da questão do safety car, o grande erro da Mercedes foi "ser conservadora demais".

"Fala-se muito da última volta, mas a Mercedes entrou nessa corrida sendo mais rápidos que nós. No GP, Lewis foi capaz de gerenciar a diferença para Max com muita comodidade, mas eles se colocaram muito na defensiva, foram muito conservadores. Deixaram Lewis com um jogo de pneus de 43 voltas, ele estava apenas a um safety car de ficar exposto. Ao ficarem na defensiva, eles se expuseram à situação".

"Fo um combate de pesos pesados desde a primeira corrida, no Bahrein, até a última em Abu Dhabi. Dois pilotos e duas equipes que se elevaram a níveis que provavelmente não sabiam que tinham. E, para nós, chegar à última corrida empatados em pontos com a Mercedes, com Lewis, foi um grande feito".

"Reuni toda a equipe antes do fim da prova e falei com eles, disse: 'pessoal, independente do que aconteça hoje, tivemos uma jornada incrível para chegar onde estamos hoje e, independente do que acontecer hoje, vai passar, mas o mais importante é ir ali fora, dar o nosso melhor e curtir'".

"Não se trata apenas de hoje, e sim do que fizemos nas 21 provas anteriores, o que nos colocou nessa posição".

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