Fórmula 1 GP da Áustria

F1: Leclerc perde três posições no grid para corrida sprint na Áustria

FIA admite que piloto não foi o principal culpado, mas pune monegasco que sairá da nona posição no evento de logo mais

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari

Charles Leclerc recebeu uma penalidade de três posições de grid para a corrida sprint da Fórmula 1 no GP da Áustria, depois de ter bloqueado Oscar Piastri na classificação do evento.

Durante o Q1 do treino classificatório desta manhã de sábado, o piloto da Ferrari atrapalhou seu concorrente da McLaren na sequência final de curvas.

Leia também:

Piastri reclamou no rádio da equipe sobre o assunto e os dois pilotos foram convocados para falar aos comissários após a sessão.

Após uma audiência, os eles concluíram que, embora Leclerc não tivesse uma comunicação tão clara quanto o ideal para avisá-lo sobre a aproximação de Piastri, ele ainda poderia ter feito um trabalho melhor em sair do caminho.

É por isso que foi decidido entregar a ele uma punição de três posições no grid para a corrida sprint. Isso o deixará em nono, ficando atrás de Fernando Alonso, Lance Stroll e Esteban Ocon.

Um comunicado emitido pelos comissários disse: “O piloto do carro #81 [Piastri] afirmou que, ao se aproximar da curva 9, viu que o carro #16 estava andando devagar e teve que frear, reduzindo sua velocidade em aproximadamente 45 km/h em relação ao impulso anterior.

“Isso foi verificado pelos comissários fazendo referência à telemetria do carro #81. Foi confirmado que o carro #81 perdeu aproximadamente meio segundo naquele mini setor (5,3s x 4,8s).

“O piloto do carro #16 afirmou que a última informação que recebeu de sua equipe foi quando se aproximava da curva 4 (“Piastri 6 segundos”) e que viu o carro #81 em seus retrovisores quando estava na curva 8 e o carro #81 estava na 7.

“O representante da equipe do carro #16 afirmou que a equipe “poderia ter feito melhor” ao comunicar a rápida aproximação do carro #81 e seus pilotos afirmaram que “se eu tivesse sido avisado, poderia ter feito algo antes”.

“Desta forma, determinamos que, embora isso não tenha sido totalmente culpa do piloto, e que a falta de comunicação da equipe tenha sido o principal fator contribuinte, uma penalidade de posição no grid deve ser aplicada, pois o carro #81 foi “impedido desnecessariamente”, porque não há dúvida que a situação poderia ter sido evitada”.

Os comissários também fizeram questão de enfatizar que, se Leclerc não puder cumprir sua penalidade na corrida de sprint da Áustria, a penalidade será transferida para o próximo evento sprint em Spa, em vez do GP principal de domingo.

Eles acrescentaram: “Também deve ser notado que esta penalidade é aplicada APENAS à sprint e se o piloto não puder disputar a sprint neste evento, a penalidade será transferida para a próxima (e não para o GP).”

Por outro lado, a Haas saiu com uma multa de 5 mil euros pela liberação insegura de Nico Hulkenberg durante a classificação, quando o piloto saiu atropelando um dos pneus.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Largando de 18º, Hamilton diz que "sprint não importa": "Mas vou tentar me divertir"
Próximo artigo F1 - Horner nega que Pérez e De Vries estejam sob risco, mas volta a falar de Ricciardo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil