F1 marca reunião urgente para mudar treino de classificação
Novo formato foi alvo de muitas críticas depois de um final com nenhum piloto na pista





Os chefes de equipe da Fórmula 1 vão se reunir antes do Grande Prêmio da Austrália no domingo para discutir uma mudança urgente no sistema de classificação para a próxima corrida, no GP do Bahrein. Hamilton foi o pole position em um final de Q3 morno.
Diante de uma forte reação de que o formato de eliminação falhou - com as equipes e Bernie Ecclestone infelizes sobre como o novo sistema funcionou neste sábado na Austrália -, o Motorsport.com tem conhecimento de que uma reunião de chefes de equipe está programada para acontecer em Albert Park, no domingo.
Na reunião, é provável que um movimento será feito para se chegar a um acordo sobre quais medidas devem ser tomadas para que as alterações sejam feitas imediatamente.
Quando questionado se havia um sentimento generalizado da necessidade de alterar a qualificação, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse: "Eu acho que há uma vontade. Ninguém tentou realmente prejudicar de propósito o espetáculo na qualificação."
"A ideia básica de ter um duelo e deixar tudo muito emocionante a cada 90 segundos quando alguém cai fora poderia provocar resultados que dão uma certa variabilidade que um favorito possa errar".
"Então, o conceito básico não estava completamente estúpido. Mas como acontece com muitas coisas o problema está nos detalhes. E vimos hoje que as coisas ficaram realmente complicadas em um momento onde devemos simplificar, e houve períodos que os carros não estavam na pista".
Voltando atrás
Wolff atendeu a um telefonema de Ecclestone em que o assunto foi a classificação.
Entende-se que o resultado mais provável da reunião de domingo será para a volta ao seu formato antigo na sua totalidade, e não apenas ajustes sendo feitos para Q3.
Wolff acrescentou: "Nós tinhamos um formato de qualificação que era muito bom. Na tentativa de apimentar as coisas acabamos nisso"
"Essa é a escolha óbvia: voltar ao que tínhamos antes".
"Se tivéssemos de reinventar um formato diferente, precisamos pensar cuidadosamente sobre o que deveria ser. Não devemos fechar os olhos para tentar fazer o espetáculo melhor - que é importante, mas deve ser um pensamento através do processo."
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.