F1 - Marko brinca com 'cochilada' de Pérez na relargada: "Talvez tenha bebido tequila ontem"

Consultor da Red Bull usou do bom humor para falar a respeito da falha do mexicano diante do britânico da Mercedes

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, with Sergio Perez, Red Bull Racing

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, with Sergio Perez, Red Bull Racing

Zak Mauger / Motorsport Images

No GP da França, corrida que marcou a metade da temporada de 2022 da Fórmula 1, Sergio Pérez lutava com a Mercedes de George Russell pela terceira posição, quando o Safety Car Virtual provocado pelo abandono da Alfa Romeo do chinês Zhou Guanyu mudou tudo.

Quando o VSC saiu da pista, Russell se adiantou em relação a Pérez, que parecia ter ficado para trás com a reação do britânico. No fim da corrida, Checo disse aos microfones da Fox Sports México que existiu uma confusão com a operação do Safety Car Virtual e com o momento em que devia acelerar, especialmente para manter o tempo delta e não ganhar uma penalidade.

Leia também:

"Houve um problema com o SCV, haviam dando a indicação que acabaria fora da Curva 9, mas acabou na entrada da [curva] 15. Quando a indicação parou, eu estava muito perto do meu delta, então não poderia acelerar. Eu não entendi o que aconteceu. Creio que tiveram um problema na torre de controle que nos custou o pódio", apontou o mexicano. 

Helmut Marko, conselheiro esportivo da Red Bull Racing, considerou em tom de brincadeira que talvez a situação de Pérez aconteceu por conta de um excesso de 'festa', em declarações coletadas pela mídia austríaca Sueddeutsche.de onde apontou: "Talvez ele tenha bebido tequila ontem."

A FIA tomou conhecimento da polêmica e através de um comunico declarou que o atraso na retomada da corrida aconteceu por problemas com seu sistema, o que obrigou a mudar para uma solução de backup. 

"Foi enviada uma segunda mensagem de finalização do SCV devido a um problema de hardware, o que levou a uma mudança automática dos sistemas de backup que funcionaram exatamente como deveriam neste cenário. A mesma informação é fornecida a todas as equipes simultaneamente", indicou o órgão dirigente. 

O regulamento esportivo indica que sobre o período do Safety Car Virtual a bandeira verde deve ser mostrada entre dez e 15 segundos depois da mensagem de "fim" ser entregue, mas no caso deste domingo, na França , atrasou em cerca de um minuto. 

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB18

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB18

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Sobre isso, a FIA se limitou a dizer que "o tempo da contagem regressiva do encerramento do SCV, até que se mostre a luz verde nos painéis da pista, são sempre aleatórios."

Christian Horner, chefe da Red Bull, falou sobre a situação do Safety Car Virtual em seu encontro com a imprensa em Paul Ricard, antes do comunicado da FIA e lamentou ter perdido um possível pódio duplo com Max Verstappen e Sergio Pérez, mas não se mostrou muito chateado com a situação.

"Acredito que só queremos entender os fatos. Acabei de conversar com Pérez, acredito que só queremos entender porque teve algum tipo de falha no sistema", comentou. 

VÍDEO: Leclerc? Pérez? Quem foi o pior piloto do GP da França?

 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1 - "Ferrari se desespera": Imprensa italiana lamenta erro de Leclerc e o compara com Verstappen
Próximo artigo GP da Hungria de F1: Horários e como assistir à etapa do Hungaroring , com F2, F3 e W Series

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil