Recomendado para você

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Fórmula 1
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"
F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista

F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista

F1 - Marko: 'Desvantagem de Verstappen é menor do que parece'

Conselheiro da Red Bull disse que "diferença é menor do que três décimos", mas reconhece que McLaren ainda é favorita

Max Verstappen teve que se contentar com o terceiro lugar nos treinos de sexta-feira, a pouco mais de três décimos da McLaren mais rápida. Isso mostra que o time de Woking ainda está no comando da Fórmula 1, embora Helmut Marko tenha feito uma análise cautelosa e positiva dos treinos de sexta-feira.

Leia também:

"A principal conclusão é que nos aproximamos um pouco mais da McLaren, mas eles ainda são os favoritos. Vamos ver se conseguimos encontrar algo no carro para amanhã. Há quatro ou cinco carros a poucos centésimos de distância, embora as temperaturas estivessem relativamente baixas hoje. A previsão é de temperaturas muito mais quentes a partir de amanhã, então vamos ver o impacto que isso terá", falou. 

A Red Bull é uma das equipes com atualizações neste fim de semana, sobre as quais Marko deixou claro, após uma pergunta do Motorsport.com, que elas estão fazendo o que se espera delas. "Em princípio, sim. Não é realmente um grande passo, mas nos dá esperança". 

A Red Bull terá novos aros de assoalho em Spielberg, que por enquanto estão apenas no carro de Verstappen. Yuki Tsunoda está pilotando uma especificação um pouco mais antiga. O restante do novo assoalho seguirá em Silverstone, que deve completar o pacote de atualização.

Red Bull estava com um pouco mais de combustível do que a McLaren?

Embora haja uma diferença de três décimos no papel após a ação na pista de sexta-feira, Marko acredita que a diferença real é um pouco menor. "Achamos que a diferença real não é de três décimos. Achamos que é menos do que isso se você corrigir com a quantidade de combustível, mas ainda estamos atrás. Isso está bem claro". 

Isso é verdade em uma volta rápida, mas Marko diz que o quadro se traduz mais ou menos nas corridas mais longas. "Nas corridas longas, somos competitivos, mas no domingo o que importa é como manter os pneus vivos e por quanto tempo." Este último aspecto promete ser um desafio se o Red Bull Ring ficar de fato muito mais quente. Afinal, normalmente, quanto mais quente, melhor para a McLaren. Marko: "Teoricamente, sim."

Embora Marko afirme que a diferença real é inferior a três décimos, o austríaco de 82 anos esclarece que a diferença está no combustível. Em termos de posições de motor, a Red Bull não tem nada atrás: "Quando a Mercedes troca de motor, eles sempre têm a vantagem de um pico de potência nos dois primeiros finais de semana de corrida. Nós não temos isso e não temos um novo motor aqui". 

A boa notícia na Red Bull, no entanto, é que o feedback de Verstappen sobre a (pequena) atualização parece cautelosamente positivo. "Ele estava feliz em si mesmo. Pelo menos ele não estava reclamando!", falou. Isso significa que o principal conselheiro da Red Bull também não está pronto para se contentar com o P3 antecipadamente, o que parece ser o máximo possível, dado o déficit atual. "Mas primeiro vamos ver como será a classificação amanhã. Se ainda temos esperanças de uma sexta vitória para Max aqui? Esperamos que sim".

'Funciona bem com Rennie substituindo Lambiase'

Além da atualização, uma segunda mudança na sexta-feira foi que Verstappen terá que se contentar em correr sem o engenheiro de corrida regular, Gianpiero Lambiase, neste fim de semana, que perderá o fim de semana na Áustria devido a circunstâncias particulares, deixando Simon Rennie para substituí-lo. "A última vez em que Rennie foi engenheiro de corrida foi com a Albon, se bem me lembro", Marko diz. "Depois disso, ele trabalhou principalmente com o simulador, mas voltou e imediatamente se mostrou tão afiado quanto nos velhos tempos. É uma relação muito direta, mas que funciona muito bem até agora". 

RBR e cia AMEAÇAM McLAREN? E Bortoleto? Drugo 'na' Cadillac, F1 na Áustria: TELEMETRIA RICO PENTEADO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate principais rumores do mercado de pilotos da F1 2026:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Norris e Piastri expõem preocupação com Verstappen na Áustria
Próximo artigo F1: Após sexta apagada, Hamilton e Leclerc não esperam muito de novo assoalho da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros