Recomendado para você

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto

Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto

Super Fórmula
Super Fórmula
Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto

F1: Marko diz que pedido da Mercedes por ajuda da FIA com porpoising "saiu pela culatra"

Consultor da Red Bull acredita que não é papel da Federação se envolver em um problema que afeta apenas uma equipe

George Russell, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Para o consultor da Red Bull, Helmut Marko, o lobby feito pela Mercedes junto à FIA para ajudar a curar seus problemas com o porpoising no carro de 2022 na Fórmula 1 acabou "saindo pela culatra", discordando ainda da ação da Federação para mexer nas regras no meio da temporada.

Após o GP do Azerbaijão, diversos pilotos, principalmente a dupla da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton, pediram uma intervenção da FIA ao regulamento quanto ao porpoising sob alegação de segurança dos pilotos.

Leia também:

A FIA se movimentou antes do GP do Canadá, lançando uma diretiva técnica revelando planos de impor uma métrica de oscilação vertical que forçaria as equipes a limitarem as quicadas nos carros, sob o risco de terem que aumentar a altura do assoalho em relação ao chão, o que compromete a performance.

Além disso, o documento permitia às equipes tomarem medidas extras para reforçarem seus assoalhos, como a adição de uma segunda haste metálica de sustentação, o que a Mercedes prontamente fez.

Mas a ação da FIA não caiu bem entre as equipes, por não seguir os procedimentos corretos, em termos de mudanças no regulamento, enquanto o limite de quicadas planejado para mais tarde no ano pode até prejudicar a Mercedes.

É por isso que Marko, cuja Red Bull não vê necessidade de envolvimento da FIA no caso, acha que a Mercedes pode se prejudicar com o caso. Falando com o Motorsport.com, o consultor disse que a ameaça da FIA em forçar as equipes que sofrem mais com o porpoising a levantarem os carros pode ser um grande tiro para a rival.

E é por isso que ele sugere que os esforços da Mercedes para ter o envolvimento da FIA gerou o resultado oposto do que o esperado pela montadora: "Exatamente", disse. "Na língua alemã, temos um ditado: 'Der Schuss ging nach hinten los'. Então basicamente é um tiro que saiu pela culatra para a Mercedes".

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, with Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, with Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Photo by: Patrick Vinet / Motorsport Images

Para Marko, a FIA deveria ficar de fora de todo o debate sobre porpoising, já que nem todas as equipes sofrem o fenômeno no mesmo grau.

"Concordo totalmente com Max [Verstappen]: não é correto mudar a regra no meio da temporada. Não pode ser a FIA a determinar os ajustes. Mudar a altura do carro significa mudar o ajuste, e a FIA não pode fazer isso. Meu próximo ponto é que tudo isso é o resultado de uma única equipe ter problemas".

"Essa equipe deveria resolver seus próprios problemas, sem afetar outras equipes".

Enquanto a primeira diretiva não deve impactar a Red Bull, há a chance de uma nova direção ser tomada nesta semana, com a FIA se reunindo com os diretores técnicos das equipes. Marko disse que é preciso mais detalhes da Federação para entender o quanto eles planejam se envolver.

"Acho que há muitos parâmetros que não estão claros ainda. Então acho que a FIA precisa produzir mais uma clarificação".

BASTIDORES no Canadá tiveram XILIQUE “TEATRAL”, ACUSAÇÕES e polícia com CÃES FAREJADORES na RBR

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #183 - O que Alonso poderia fazer hoje em carro de ponta da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Com estreia de Vegas, volta do Catar e dúvidas sobre China e África do Sul, veja como se configura o calendário da F1 2023
Próximo artigo F1: Instalada para Leclerc, nova asa traseira dá velocidade à Ferrari no Canadá

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros