F1 - Marko explica troca entre de Vries e Ricciardo: "Por que esperar se não víamos melhora?"

Consultor da Red Bull confirmou ainda que boa performance do australiano no teste de pneus da Pirelli teve papel na decisão final

Nyck de Vries, AlphaTauri AT04, in the gravel

Mark Sutton / Motorsport Images

A demissão de Nyck de Vries e a contratação de Daniel Ricciardo para ocupar sua vaga na AlphaTauri pelo restante da temporada 2023 da Fórmula 1 é a grande notícia de julho até aqui. E, apesar do anúncio ter pego algumas pessoas de surpresa, Helmut Marko defende a manobra da Red Bull, afirmando que o holandês não mostrou avanços desde o início do ano.

De Vries foi demitido da AlphaTauri após 10 GPs sem conquistar nenhum ponto, ocupando a última posição no Mundial de Pilotos. Apesar dos rumores sobre sua saída estarem circulando há quase dois meses, o momento da mudança de pilotos chamou a atenção, faltando duas provas para a pausa de verão da categoria.

Leia também:

Em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf, Marko explicou de onde surgiu o interesse pela contratação do piloto, e como seu rendimento acabou decepcionando a Red Bull.

"Contratamos Nyck porque ele foi muito bem em Monza no ano passado. Esperávamos que ele fosse pelo menos igualar o ritmo de Yuki Tsunoda neste ano, mas não foi o que aconteceu. Na verdade, ele sempre foi três décimos de segundo mais lento. Não vimos uma melhora".

O consultor da Red Bull destacou que, devido à experiência de De Vries com diferentes carros de F1 e em outras categorias, o holandês não poderia ser considerado um novato no esporte.

"Ele tem 28 anos, muita experiência, e ganhou muita experiência como piloto de testes em múltiplos carros de F1. Na minha opinião, não dava para comparar ele com um novato".

"No fim de abril, em Baku, ele começou bem o fim de semana, e achei que ele melhoraria a partir dali, mas ele bateu novamente. Infelizmente, ele não chegou a fazer nenhuma super volta que tenha nos impressionado".

"Precisávamos fazer alguma coisa. Por que esperar, e por que duas corridas a mais fariam a diferença se não víamos nenhuma melhora? Nyck é uma ótima pessoa, mas a velocidade não estava ali".

Marko confirmou ainda que a boa performance de Ricciardo no teste de pneus da Pirelli ajudou na tomada da decisão final.

"Os tempos de volta de Ricciardo no teste de pneus foram competitivos, com três jogos diferentes de pneus. Se Ricciardo não tivesse velocidade, teríamos que considerar alguma coisa diferente".

"Mas a AlphaTauri não está em uma boa posição no momento, sendo a última no Mundial, então tínhamos que fazer alguma coisa para mudar isso. Isso geralmente acontece após uma mudança de piloto, e Ricciardo traz uma nova energia para a equipe".

Marko ainda finalizou prevendo que o futuro de De Vries não está na F1: "Acho muito difícil [vê-lo novamente na F1]. Mas, ao mesmo tempo, acho que ele já previa isso. Acho que ele pode construir uma boa carreira nas corridas de endurance".

VÍDEO: Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull foi injusta? O que será de Pérez?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #238 – A ‘nova’ McLaren em Silverstone e a demissão de De Vries com a volta de Ricciardo

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO - F1: Vettel pilota icônica McLaren de Senna em Silverstone
Próximo artigo F1: "Pérez é segundo no Mundial, não faz sentido trocá-lo agora", diz Marko

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil