Fórmula 1 GP da Espanha

F1: McLaren acima da Red Bull? Ingleses somam mais pontos nas últimas cinco corridas e preparam ‘ataque’ nas próximas

Entre os pilotos, Max Verstappen se sobressai perante concorrência

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, and Lando Norris, McLaren F1 Team, 2nd position, congratulate each other in Parc Ferme

Foto de: Andrew Ferraro

Assim como aconteceu na temporada de Fórmula 1 de 2023, a McLaren evoluiu durante o campeonato, com a diferença de que neste ano o 'salto' veio mais cedo. A equipe de Woking vem evoluindo sistematicamente após o GP de Miami e já avista a Ferrari pela segunda posição no campeonato de construtores.

Nas últimas cinco etapas, a McLaren somou mais pontos do que a líder, Red Bull, (141 a 135) e vê a Ferrari, que há até pouco tempo despontava como a segunda força, ter apenas 119 no mesmo período.

Leia também:

Confira a tabela abaixo:

Equipe Miami Ímola Mônaco Canadá Espanha TOTAL
Red Bull 44 29 8 25 29 135
Ferrari 36 25 40 0 18 119
McLaren 28 30 30 28 25 141
Piloto Miami Ímola Mônaco Canadá Espanha TOTAL
Max Verstappen 26 25 8 25 25 109
Lando Norris 25 18 12 18 19 92
Charles Leclerc 22 15 25 0 10 72
Carlos Sainz 14 10 15 0 8 47
Sergio Pérez 18 4 0 0 4 26
Oscar Piastri 3 12 18 10 6 49

Entre os pilotos, Max Verstappen mostra que ainda é a grande força motriz da Red Bull, ao liderar a tabela nessa mesma amostragem (cinco últimos GPs), e vê seu companheiro de equipe, Sergio Pérez com a menor pontuação entre os seis primeiros colocados, incluindo dois abandonos.

Outro 'fator' que mostra o bom momento da McLaren fica por conta de Oscar Piastri, que nas últimas  cinco corridas somou mais pontos que Carlos Sainz, da Ferrari, e hoje vê a diferença para o espanhol cair para 29 pontos e 24 para o mexicano.

Segundo Rico Penteado, engenheiro brasileiro que esteve na F1 por quase das décadas e participa do programa TELEMETRIA, da Motorsport.tv Brasil, em matéria de carro, a McLaren está forte, mas o conjunto Verstappen/Red Bull ainda se sobressai.

“Quando você olha as últimas cinco corridas, desde Miami, a McLaren marcou mais pontos do que a Red Bull, e além disso fizeram mais pódios, eles ganharam uma corrida, fizeram quatro segundo lugares, fizeram dois terceiros lugares, então tem sete pódios e a Red Bull fez só cinco pódios, quatro com Max e um segundo lugar do Checo.”

“Então, quando você vê de forma geral, sim. a McLaren com dois pilotos, falando de equipe, está marcando mais pontos do que a Red Bull com ‘um piloto e meio’. Eles estão com um combo mais rápido, mas a Red Bull ainda está com o Max, ele ainda é mais rápido que o Lando na McLaren.”

Agora, quando o embate é McLaren X Ferrari, o cenário muda, com a vice-liderança do Mundial de Construtores podendo mudar de mãos antes mesmo da parada de verão da categoria.

“Se a McLaren já está melhor do que a Ferrari? Sim, não necessariamente em todas as pistas, mas sim pela constância, você vê que a McLaren é constante e não é como a Ferrari que faz 1-2 depois não marca nada, eles estão desperdiçando muitos pontos.

“Então, no quesito carro ainda acho que o Leclerc na Ferrari ainda pode ser muito rápido, mas em termos de resultado de corrida a McLaren tem grande chance de passar a Ferrari já antes das férias de verão.”

Drugo NA WILLIAMS... Red Bull AMEAÇADA? Briatore MIRA SAINZ! Lawson e Schumi NO RADAR da F1

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

VERDADE OU MITO: Brasil-1991 é a MAIOR VITÓRIA de SENNA? Glórias de AYRTON em DEBATE | Podcast F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Penalidade por motor será inevitável para Verstappen; entenda
Próximo artigo VÍDEO: Barrichellos pilotam Williams de Rubinho na França

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil