Recomendado para você

Lenda da NASCAR, Greg Biffle e sua família morrem em acidente aéreo nos EUA

Lenda da NASCAR, Greg Biffle e sua família morrem em acidente aéreo nos EUA

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Lenda da NASCAR, Greg Biffle e sua família morrem em acidente aéreo nos EUA
Pedro Lima assina com a Van Amersfoort Racing para temporada completa na Europa em 2026

Pedro Lima assina com a Van Amersfoort Racing para temporada completa na Europa em 2026

F4 Brasil
F4 Brasil
Pedro Lima assina com a Van Amersfoort Racing para temporada completa na Europa em 2026
F1 - Verstappen vê Bortoleto como o novato mais rápido: "Talento bruto"

F1 - Verstappen vê Bortoleto como o novato mais rápido: "Talento bruto"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Verstappen vê Bortoleto como o novato mais rápido: "Talento bruto"
Wolff não vê Antonelli atingindo seu ápice na F1 a curto prazo; entenda

Wolff não vê Antonelli atingindo seu ápice na F1 a curto prazo; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Wolff não vê Antonelli atingindo seu ápice na F1 a curto prazo; entenda
F1: Cadillac e Alpine têm carros de 2026 aprovados no teste de colisão

F1: Cadillac e Alpine têm carros de 2026 aprovados no teste de colisão

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac e Alpine têm carros de 2026 aprovados no teste de colisão
F1: Verstappen admite que "sente pena" de Hamilton após ano ruim com a Ferrari

F1: Verstappen admite que "sente pena" de Hamilton após ano ruim com a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Verstappen admite que "sente pena" de Hamilton após ano ruim com a Ferrari
F1: Villeneuve diz que Piastri deve estar se sentindo péssimo e avalia gestão da McLaren

F1: Villeneuve diz que Piastri deve estar se sentindo péssimo e avalia gestão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Villeneuve diz que Piastri deve estar se sentindo péssimo e avalia gestão da McLaren
Palou avalia Verstappen na história da F1 e compara a Senna e Schumacher

Palou avalia Verstappen na história da F1 e compara a Senna e Schumacher

Indy
Indy
Palou avalia Verstappen na história da F1 e compara a Senna e Schumacher

F1 - Mercedes: Rendimento de Ocon no fim prova risco de não parar Hamilton

Andrew Shovlin diz que, pelas estimativas da Mercedes, manter Hamilton na pista o poderia fazê-lo perder posição até para Gasly, que vinha em sexto

Lewis Hamilton, Mercedes W12, makes a stop

A Mercedes acredita que a dificuldade que Esteban Ocon teve nas voltas finais com seus pneus intermediários gastos durante o GP da Turquia de Fórmula 1 são a prova do quanto arriscariam ao manter Lewis Hamilton na pista sem parar.

Após ver a maioria dos pilotos parando a cerca de 20 voltas para o fim, colocando um novo jogo de intermediários, a Mercedes acabou aceitando o pedido de Hamilton para seguir na pista, com o piloto afirmando que os pneus estavam em boa forma.

Leia também:

A equipe até considerou manter Hamilton até o fim mas, a contragosto do piloto, acabou trazendo-o para os boxes a oito voltas do fim, quando começou a perder rendimento em comparação aos carros ao seu redor.

Hamilton estava em terceiro quando parou, mas perdeu posições para Sergio Pérez e Charles Leclerc, sendo ainda pressionado por Pierre Gasly no final, antes de terminar em quinto.

Pelo rádio, Hamilton deixou claro sua frustração, ao falar que "não deveria ter entrado", perdendo novamente a liderança do Mundial de Pilotos para Max Verstappen, segundo colocado.

O único piloto a terminar a corrida sem parar foi Esteban Ocon, terminando em décimo com a Alpine. Mas o francês admitiu que seus pneus estavam "muito danificados" no fim, acreditando que, se a prova durasse uma volta a mais, terminaria com um furo.

 

Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, explicou que a queda nos tempos de Ocon no final da prova comprovam o quão arriscado seria manter Hamilton na pista.

"Se você olhar para Esteban, ele foi ultrapassado por Lance Stroll a cinco ou seis voltas do fim, terminando 17 segundos atrás dele. Esse é o tamanho da queda no rendimento. É o que estava em nossa cabeça, não era apenas seguir mantendo aquele ritmo".

"Esteban perdeu ainda mais dois segundos naquela parte final, e é aí que as coisas podem ir errado. Vamos olhar a fundo tudo, mas temos certeza que teríamos perdido essas duas posições, talvez correríamos o risco de cair mais".

Esteban Ocon, Alpine A521

Esteban Ocon, Alpine A521

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Os tempos de Ocon no final da corrida afundaram, perdendo mais de três segundos por volta para Stroll. Antonio Giovinazzi, 11º, terminou bem próximo do francês, sentindo que precisava apenas de mais um giro para entrar na zona de pontos.

Os tempos de Hamilton com os intermediários gastos eram comparáveis aos dos que haviam parado antes, mas assim que eles chegaram à fase do esfarelamento, a Mercedes foi obrigada a agir.

"Acho que a 10, 11 ou 12 voltas do fim, víamos tempos de volta realmente bons", disse Toto Wolff, chefe da Mercedes. Eram os mesmos de Pérez, que estava atrás dele, 34s6, 34s7. E, do nada, começaram a cair".

"Quando Pérez trouxe seu intermediário para a janela, superando a fase do esfarelamento, estávamos perdendo 1s5, 2s por volta, e ficou claro que perderíamos a posição. Possivelmente também para Leclerc e talvez até Gasly".

F1 2021: Bottas VENCE, Verstappen é 2º e Hamilton SÓ 5º após PISTOLAR COM MERCEDES; análise do GP | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #136 – Ju Cerasoli faz raio-X da rivalidade Hamilton X Verstappen de quem acompanha direto do paddock

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Mercedes: "Temos casca grossa para lidar com frustrações de Hamilton"
Próximo artigo F1: Com estratégia de 'zero parada' na Turquia, Ocon quebra escrita que durava desde 1997; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros