Recomendado para você

Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto
F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026

F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

F1: Motor de Leclerc é salvo, mas Ferrari tenta entender problema que causou abandono em Interlagos

Em Maranello, primeiros indícios apontam para uma "tempestade perfeita" de pequenos ajustes que causaram o problema

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Um respiro de alívio em Maranello: o motor de Charles Leclerc está salvo. O SF-23 do monegasco ainda não voltou à Itália após o GP de São Paulo de Fórmula 1, mas a análise dos dados de telemetria apontam que um sensor enlouqueceu na volta de apresentação do grid, causando todo o caos.

O travamento repentino da luz vermelha teria partido da caixa de transferência, colocando em recuperação os sistemas gerenciados pela hidráulica e o motor. A unidade de potência está segura, mas agora o desafio para Maranello é entender se é possível fazer um ajuste de última hora.

Leia também:

A prévia da informação já havia sido dada pelo Corriere dello Sport, mas não poderia ser de outra forma, já que ele acabou batendo nas barreiras devido a um blecaute eletrônico que literalmente bloqueou a unidade de potência e os serviços atendidos pelo sistema hidráulico: freio a fio, caixa de câmbio, diferencial e direção hidráulica.

O SF-23 ainda precisa retornar a Maranello para ser desmontado, mas a análise precisa dos dados de telemetria direcionou a busca por informações, e parece que a raiz dos problemas está no diferencial.

A falha em um sensor teria enviado o sinal de que havia um problema sério na caixa de transferência sendo que, na verdade, não havia nada de errado. Mas o alarme foi tão grave que ultrapassou o primeiro limite de perigo, ativando a segunda proteção, que bloqueou drasticamente o sistema hidráulico e rodos os sistemas mencionados acima.

Charles Leclerc na barreira de proteção em Interlagos

Charles Leclerc na barreira de proteção em Interlagos

O bloqueio das rodas traseiras da Ferrari teria, portanto, começado a partir do diferencial: na transmissão, vimos a leve fumaça dos pneus do SF-23, desprovidos de qualquer forma de controle (a direção estava travada), na colisão com as barreiras.

Os técnicos de Maranello precisam entender agora porque todo o carro entrou em modo de proteção mesmo sem um ponto real de ruptura. Tanto Carlos Sainz quanto Leclerc sofreram com o ajuste da embreagem. Não se pode descartar que a origem do problema tenha surgido de uma mudança na gestão de largada.

Embora possa parecer paradoxal, algo muito improvável deve ter acontecido: uma sequência impensável de pequenos fatos que determinaram que, de repente, Leclerc se tornaria um "passageiro" em seu carro descontrolado.

Felizmente, isso aconteceu antes do início do GP, sem que o piloto estivesse na corrida e sob alta velocidade, porque o resultado final poderia ter sido muito pior.

Charles Leclerc, Ferrari

Photo by: Red Bull Content Pool

Charles Leclerc, Ferrari

Este grave episódio deixa claro que existem "buracos" no sistema de controle do carro, e cabe ao time de eletrônica, que responde a Enrico Cardile e Enrico Gualtieri, encontrar a solução para que, para salvar uma parte da mecânica, pode jogar um piloto contra as barreiras.

Verstappen tem EXIBIÇÃO DE GALA em SP; Alonso X Pérez em pega INSANO e Mercedes "MISERÁVEL"

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior F1: Mercedes? McLaren? Ferrari? Horner aponta quem será a rival da Red Bull em 2024
Próximo artigo F1: Verstappen tece dura crítica à corrida em Las Vegas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros