F1: Newey deve ficar entre Aston Martin e McLaren

'Mago do design' deixa a Red Bull, mas futuro na categoria só deve ser revelado após o mês de setembro

Adrian Newey, Red Bull Racing Chief Technical Officer with the Red Bull RB17

Foto de: LAT Images

O sonho da Ferrari de trazer Adrian Newey para Maranello parece ter sido destruído. Rumores que surgiram nos últimos dias apontam para Aston Martin e McLaren como os seus dois únicos destinos possíveis na Fórmula 1, estando a equipe de Silverstone atualmente numa posição vantajosa.

Leia também:



Quando o divórcio entre Newey e Red Bull se tornou oficial em 1º de maio, começaram os rumores sobre o destino futuro do engenheiro britânico com uma longa lista de equipes, lideradas pela Ferrari.

Alguns foram mais longe e afirmaram durante o fim de semana de Miami que a contratação de Newey e Ferrari era um fato, mas não foi o caso. As negociações entre Frederic Vasseur e Newey ocorreram e provavelmente até progrediram da clássica discussão preliminar para uma proposta detalhada.

Mas o acordo com a Ferrari foi uma das várias negociações realizadas por Newey (que tem Eddie Jordan como empresário), que se dedicou a colocar sobre a mesa todas as opções que tinha. Ao mesmo tempo, o gênio britânico conversou com pelo menos três outras equipes, incluindo Aston Martin, McLaren e Williams.

Tudo sob sigilo, também devido ao compromisso de Newey com a Red Bull de não divulgar informações sobre seu futuro antes de setembro. Entretanto os rumores obviamente continuaram, chegando ao cenário dos últimos dias em que a escolha final parece estar restrita a apenas duas equipes.

Há quem leia a saída de Martin Whitmarsh, CEO da Aston Martin, como um sinal e não particularmente apreciado por Newey devido à sua tempestuosa saída da McLaren em 2005.

Os rumores sobre a Ferrari foram desaparecendo aos poucos até serem completamente extintos. As últimas especulações têm relatado a postura firme dos dirigentes italianos, que não têm intenção de se envolver em guerra por nomes.

A saída de Cardile (também para a Aston Martin) deixou vaga a posição mais importante da área técnica, mas não é um espaço que uma figura como Newey irá ocupar. As prioridades também podem ter mudado em Maranello, neste momento a maior urgência é ter um responsável pelo projeto, uma figura que esteja acima de um consultor, que seria a função que o britânico procura.

A negociação mais calma e tranquila até agora ocorreu com a McLaren. Enquanto no caso da Aston Martin, a visita de Newey à nova sede de Silverstone (que obrigou a uma ausência de todos os funcionários durante duas horas) causou grande rebuliço e não há realmente nenhuma indicação que nos permita ter uma ideia de como oram as conversas com Zak Brawn e Andrea Stella.

Há quem assegure que as negociações estão paralisadas, assim como há quem acredite que poderá ser a sua antiga equipe que, de surpresa, adquirirá os seus serviços.

ENTREVISTA ESPECIAL | Button recorda TÍTULO da F1 no Brasil e ÚLTIMA VITÓRIA em SP: Sorriso no rosto

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Hamilton se arrependerá da troca Mercedes-Ferrari? Felipe Baptista opina

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Toyota esclarece rumor de possível retorno à F1
Próximo artigo F1: Alonso compara gerações e vê novos pilotos com “pouco carisma”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros