F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Hungria; Bortoleto é sexto
Pilotos da McLaren disputaram pela liderança até os últimos momentos; brasileiro da Sauber teve melhor resultado da carreira
Com estratégia exata da McLaren, Lando Norris superou o companheiro de equipe e venceu o GP da Hungria de Fórmula 1. Oscar Piastri e George Russell completaram o pódio, com Gabriel Bortoleto tendo o melhor resultado da carreira, terminando em sexto.
Charles Leclerc fez excelente largada e conseguiu manter a liderança. Logo atrás, Piastri foi ameaçado pelo companheiro de equipe, mas, na tentativa do ataque, Norris foi ultrapassado por Russell, que alcançou a terceira posição.
Mais atrás, Bortoleto fez um ótimo trabalho e ganhou uma posição, terminando a primeira volta em sexto. Fernando Alonso também teve bom início de prova e chegou ao P4, mas logo foi superado por Norris e voltou ao P5. Max Verstappen, que largou da oitava colocação, perdeu uma posição na primeira volta, mas retornou ao P8 assim que o uso do DRS foi permitido.
Uma possível largada falsa de Bortoleto foi notada, mas os comissários decidiram que a investigação não seria necessária e o brasileiro foi liberado. Por outro lado, o companheiro de equipe Nico Hulkenberg foi investigado, pelo mesmo motivo, e punido em cinco segundos.
Na frente do pelotão, Leclerc manteve a liderança tranquilamente, com uma vantagem que chegou a cinco segundos. Enquanto isso, Norris continuava 'na caçada' por Russell, mas sem sucesso.
Na volta 18, Verstappen para pela primeira vez, trocando os pneus médios por duros. Na mesma volta, Piastri também coloca compostos duros e recebe uma missão pelo rádio: "box para atacar Leclerc". Pouco tempo depois, o piloto da Ferrari e Russell também vão ao pitlane e colocam pneus duros. Nesse momento, Norris assumiu a liderança e Leclerc conseguiu voltar a frente de Piastri.
Pelo rádio, Bortoleto reclamou do carro com a equipe e pediu para ir aos boxes, mas a Sauber negou e manteve o brasileiro na pista. Mais atrás, Hamilton era 11º e, ainda sem ter feito a parada, segurava Verstappen.
Antes da metade da prova, o engenheiro de Norris falou que a equipe considerava apenas uma parada e que ele teria que fazer 40 voltas com os pneus da largada. O britânico estava com pneus médios e aceitou. Mais atrás, Verstappen ultrapassou Hamilton na volta 30 e o piloto da Ferrari saiu da pista, mas conseguiu voltar.
Norris foi avisado que a estratégia poderia mudar e é o que acontece: o britânico vai aos boxes na volta 32 e coloca pneus duros, retornando na quarta posição, atrás de Russell. Na sala dos comissários, o lance entre Verstappen e Hamilton foi notado e será investigado após a corrida. Nas primeiras posições, Piastri se aproximava cada vez mais de Leclerc na busca pela liderança, seguidos por Russell.
Na metade da prova, Bortoleto ainda não tinha ido aos boxes e manteve a sexta colocação. Lance Stroll, que estava atrás do brasileiro, parou pela primeira vez. Na volta 40, Alonso foi ao pitlane e Bortoleto era quinto.
O engenheiro de Piastri perguntou se ele preferia tentar um undercut contra Leclerc ou segurar Norris, que era quarto, atrás de Russell. O australiano escolheu permanecer na pista, mas ainda assim a McLaren se preparou para uma parada no box. Com isso, o monegasco fez mais uma parada logo em seguida e Piastri assumiu a liderança da prova.
Bortoleto finalmente foi ao box na volta 41, voltando em P8, a frente de Hulkenberg, que é superado por Stroll. Depois disso, o alemão vai ao box pela segunda vez. Hamilton também para e volta como 16º. Mais a frente, Piastri é chamado para mais uma parada, voltando em P3, atrás de Leclerc. Norris reassume a ponta e consegue chegar a uma vantagem de sete segundos.
A 20 voltas para o fim, Verstappen para mais uma vez e volta na nona posição. No fim do pelotão, Oliver Bearman é chamado pela equipe e abandona a corrida.
Piastri conseguiu se aproximar o suficiente e ultrapassou Leclerc, conquistando o P2. O australiano ficou a oito segundos do líder Norris. Enquanto isso, Bortoleto se aproximava de Alonso na disputa pela quinta colocação. O espanhol chegou a ficar a 38 segundos de Russell, que era quarto.
Verstappen era nono e ficou a menos de um segundo de Liam Lawson, mas cometeu um erro e decidiu poupar os pneus por algumas voltas. Na disputa pelo P3, Russell se aproximou muito de Leclerc e o monegasco conseguiu se defender, mas não por muito tempo. Não demorou e o britânico da Mercedes encontrou o ponto ideal para a ultrapassagem, mas não sem disputa, tendo que proteger o P3 e alegando que Leclerc se movimentou quando não podia.
Na briga pela liderança, Piastri chegou a meio segundo de distância de Norris. Na penúltima volta, o australiano arriscou uma ultrapassagem, mas cometeu um erro e "fritou" os pneus. Nos minutos finais da prova, comissários indicam punição de cinco segundos para Leclerc por lance durante ultrapassagem de Russell.
No fim, Norris conseguiu manter a liderança e venceu em Hungaroring, seguido por Piastri e Russell. Em uma excelente prova, Bortoleto terminou em sexto.
Cla | Piloto | # | Voltas | Intervalo | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
70 | 25 | |
2 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
70 | 0.698 | 18 |
3 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
70 | 21.218 | 15 |
4 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
70 | 20.644 | 12 |
5 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
70 | 16.480 | 10 |
6 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
70 | 7.129 | 8 |
7 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
70 | 2.005 | 6 |
8 | L. LawsonRB | 30 | ![]() |
70 | 1.277 | 4 |
9 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
70 | 3.194 | 2 |
10 | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
69 | 1 Lap | 1 |
11 | I. HadjarRB | 6 | ![]() |
69 | 0.851 | |
12 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
69 | 1.361 | |
13 | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
69 | 21.407 | |
14 | C. Sainz Jr.Williams | 55 | ![]() |
69 | 2.058 | |
15 | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
69 | 4.785 | |
16 | E. OconHaas F1 Team | 31 | ![]() |
69 | 7.147 | |
17 | Y. TsunodaRed Bull Racing | 22 | ![]() |
69 | 1.685 | |
18 | F. ColapintoAlpine | 43 | ![]() |
69 | 0.427 | |
19 | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
69 | 8.974 | |
dnf | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
48 | 21 Laps |
RAFA CÂMARA CAMPEÃO DA F3! Piloto Ferrari, brasileiro tem carreira METEÓRICA. F2 vem aí? Veja DEBATE
Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.