Recomendado para você

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'
Porsche Cup: Neumann lidera treino livre da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup: Neumann lidera treino livre da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Neumann lidera treino livre da Sprint Challenge em Interlagos
F1: Piastri ri de 'teorias da conspiração' contra ele na McLaren

F1: Piastri ri de 'teorias da conspiração' contra ele na McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Piastri ri de 'teorias da conspiração' contra ele na McLaren
F1: Aston Martin deve demitir engenheiros de renome em nova reformulação da equipe; entenda

F1: Aston Martin deve demitir engenheiros de renome em nova reformulação da equipe; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Aston Martin deve demitir engenheiros de renome em nova reformulação da equipe; entenda
F1 - Piastri responde Jos Verstappen: "Estou à vontade para me defender"

F1 - Piastri responde Jos Verstappen: "Estou à vontade para me defender"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Piastri responde Jos Verstappen: "Estou à vontade para me defender"
F1: Hamilton despista sobre Massa-2008 e analisa Bortoleto e Rafa Câmara

F1: Hamilton despista sobre Massa-2008 e analisa Bortoleto e Rafa Câmara

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton despista sobre Massa-2008 e analisa Bortoleto e Rafa Câmara
F1: Verstappen é sincero sobre Drugovich, relação com Brasil e Bortoleto

F1: Verstappen é sincero sobre Drugovich, relação com Brasil e Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen é sincero sobre Drugovich, relação com Brasil e Bortoleto

F1: Novo chefe da Ferrari, Vasseur cobra ações mais rígidas e rápidas por violação do teto orçamentário

Para Vasseur, mesmo uma violação considerada mínima pelo regulamento pode ser considerada de grande impacto para a performance do carro

Lewis Hamilton, Mercedes W13, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22, chase the front runners

Para Frédéric Vasseur, que assume na próxima segunda-feira (09) oficialmente o cargo de chefe de equipe da Ferrari, é preciso que a FIA seja mais rápida e mais rígida na investigação e aplicação de punições por possíveis violações ao teto orçamentário da Fórmula 1, após a polêmica envolvendo a Red Bull em 2022.

Após a auditoria do primeiro ano do regulamento financeiro da F1, 2021, a FIA descobriu que a Red Bull havia excedido o teto orçamentário de 145 milhões de dólares por 1,6%, resultando em uma multa de 7 milhões de dólares e uma redução de 10% na alocação de tempo do túnel de vento pelos próximos 12 meses.

Leia também:

A sanção causou reações mistas no paddock. Enquanto a Red Bull classificou a punição como "draconiana" e "enorme", o diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, disse que a penalização não foi longe o suficiente, já que o time austríaco poderá usar o dinheiro economizado pelos testes aerodinâmicos em outras áreas.

Apesar da Red Bull negar que o excesso de gastos tenha impactado a performance do carro, apontando para áreas como alimentação e folha salarial, os rivais ficaram preocupados com a possibilidade de que mesmo um gasto além mínimo possa ter um grande impacto na pista.

Em uma entrevista feita antes de ter sua ida à Ferrari confirmada, o então chefe da Alfa Romeo classificou o teto orçamentário como "a melhor regra que já introduzimos na F1". 

Mas ele sente que é importante acelerar o processo, já que o do ano passado levou 10 meses até ser concluído até termos as certificações das equipes, além de ações mais rígidas contra as violações, por menores que possam ser.

"O que temos que trabalhar primeiro, hoje, é que isso levou tempo demais", disse ao Motorsport.com.

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Lando Norris, McLaren MCL36, George Russell, Mercedes W13, Lance Stroll, Aston Martin AMR22

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Lando Norris, McLaren MCL36, George Russell, Mercedes W13, Lance Stroll, Aston Martin AMR22

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

"Precisamos de um modo em que esses alertas apareçam antes, para que as ações sejam tomadas bem mais cedo. E precisamos ser mais rígidos com as decisões. Ok, essa foi a primeira, mas agora temos que esquecer sobre violações maiores e menores. Porque pra mim, dois ou três milhões não é pouco, é gigante para desenvolvimento".

"Acho que temos que ser bem mais rígidos e mais rápidos com a ação".

Sob o regulamento financeiro, qualquer equipe que exceda o teto em menos de 5% do limite terá cometido uma violação mínima, enquanto acima dos 5% é considerada uma violação material, sendo sujeita a penalizações mais duras.

Mohammed ben Sulayem, presidente da FIA, já delimitou alguns pontos para acelerar o processo de auditoria em 2023, reconhecendo que os resultados precisam sair mais cedo. Vasseur elogiou ainda o chefe do regulamento financeiro da FIA, Federico Lodi, e sua equipe pelo trabalho no primeiro ano.

"Diria que a administração do teto e Federico fizeram um ótimo trabalho. Não podemos nos esquecer disso".

Sainz propõe novo tipo de punição na F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #211 - O que esperar da F1 em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior ANÁLISE: O 'enlace' com Cadillac/GM vai facilitar entrada da Andretti na F1?
Próximo artigo F1 - Hamilton: "Se não posso defender os direitos humanos, prefiro não correr mais"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros