F1: Piastri domina e vence GP do Bahrein; Russell e Norris fecham pódio; Bortoleto é 18°
Piloto britânico da McLaren segue na liderança do campeonato, mas australiano se aproxima
Oscar Piastri na pole, com Charles Leclerc e George Russell bem em seu 'pescoço', essa era a situação para a largada de domingo do Bahrein na Fórmula 1. Lando Norris e Max Verstappen largaram de uma posição mais complicada, sendo apenas os sexto e sétimos.
No fim, Piastri liderou a corrida de maneira muito tranquila, enquanto o piloto da Mercedes e Norris fecharam o top 3, com Leclerc finalizando em quarto.
George Russell teve uma largada espetacular, rapidamente tomando o lugar de Charles Leclerc, que também perdeu a posição para Lando Norris, que subiu de sexto para terceiro.
Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg tiveram um início complicado, com ambos perdendo todas as posições e caindo diretamente para o fundo do grid. O brasileiro terminou como 20°, mas logo conseguiu superar o companheiro de equipe.
Com poucas voltas, Norris já estava sendo investigado por 'queimar a largada'. O carro do piloto foi posicionado de maneira incorreta nos colchetes iniciais e a FIA tomou a decisão de puni-lo em cinco segundos.
Com 10 voltas, Piastri já estava a três segundos de Russell, que tentava se afastar de Norris. Leclerc, na quarta posição, enfrentava um gap de quase dois segundos para o piloto britânico da McLaren.
Bortoleto fez uma parada bem antecipada, tentando tomar a posição de Liam Lawson O brasileiro calçou pneus duros exatamente pensando em tomar a 19°.
Na parada de Verstappen, a Red Bull cometeu um pequeno erro e o tetracampeão reclamou bastante por ter perdido tanto tempo nos boxes. Ele retornou no fundo do grid e precisou escalar o pelotão, mas ficou 'preso' atrás de Esteban Ocon, da Haas, por diversas voltas. Inclusive, o holandês reclamou que não tinha ritmo para fazê-lo e ficou preso na sétima colocação.
A Ferrari, por sua vez, optou por fazer uma parada dupla e conseguiu não cometer nenhum erro. Leclerc retornou como quarto colocado, enquanto Lewis Hamilton foi apenas o 10°.
Verstappen recebeu o 'ok' da FIA para trocar seus freios, que estavam dando problemas ao longo de todo o fim de semana, mas, mesmo assim, durante a corrida, o piloto continuou dizendo que "não conseguia frear".
As surpresas ficaram com Andrea Kimi Antonelli, Ocon e Lewis Hamilton. Os três pilotos protagonizaram diversas ultrapassagens.
Na segunda parada de Verstappen, a Red Bull também cometeu erros e o piloto voltou apenas como o último colocado. O tetracampeão ultrapassou as duas Saubers, Lawson e Stroll, ficando logo atrás de Antonelli, que ousou ao parar uma segunda vez e optar por pneus macios.
Com 30 voltas, Piastri já estava a sete segundos de Russell, que sentia Leclerc se aproximando rapidamente. Norris, na quarta posição, ainda estava há dois segundos para o piloto monegasco, mas oito segundos à frente de Hamilton.
Safety Car na pista
Carlos Sainz e Yuki Tsunoda tiveram um pequeno toque, que causou uma bandeira amarela e o Safety Car na pista, reaproximando todos os pilotos e permitindo um pit stop mais calmo para todas as garagens.
Russell saiu calçado de pneus macios, pensando em tentar atacar Piastri pela vitória. Leclerc, por sua vez, voltou com duros e o australiano seguiu com médios.
Na relargada, o piloto da McLaren teve uma ótima reação, se mantendo em primeiro lugar e rapidamente abrindo mais de um segundo à frente de Russell. Mas os holofotes ficaram para a disputa entre Hamilton e Norris, onde o piloto da McLaren ultrapassou o heptacampeão pelo lado de fora da pista.
Piastri venceu a corrida, de maneira bastante tranquila, seguido por Russell e Norris, que fecharam o pódio. Leclerc, Hamilton, Verstappen, Gasly, Ocon, Tsunoda e Bearman fecharam a zona de pontuação.
Após punição de 10 segundos a Lawson e desclassificação de Hulkenberg por desgaste excessivo da prancha de seu assoalho, Bortoleto terminou em 18º:
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
57 |
- |
2 | 25 | ||
2 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
57 |
+15.499 15.499 |
15.499 | 2 | 18 | |
3 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
57 |
+16.273 16.273 |
0.774 | 2 | 15 | |
4 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
57 |
+19.679 19.679 |
3.406 | 2 | 12 | |
5 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
57 |
+27.993 27.993 |
8.314 | 2 | 10 | |
6 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
57 |
+34.395 34.395 |
6.402 | 2 | 8 | |
7 | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
57 |
+36.002 36.002 |
1.607 | 2 | 6 | |
8 | E. OconHaas F1 Team | 31 | ![]() |
57 |
+44.244 44.244 |
8.242 | 2 | 4 | |
9 | Y. TsunodaRed Bull Racing | 22 | ![]() |
57 |
+45.061 45.061 |
0.817 | 2 | 2 | |
10 | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
57 |
+47.594 47.594 |
2.533 | 2 | 1 | |
11 | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
57 |
+48.016 48.016 |
0.422 | 3 | ||
12 | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
57 |
+48.839 48.839 |
0.823 | 2 | ||
DSQ | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
57 |
+53.472 53.472 |
4.633 | 2 | ||
13 | I. HadjarRB | 6 | ![]() |
57 |
+56.314 56.314 |
2.842 | 2 | ||
14 | J. DoohanAlpine | 7 | ![]() |
57 |
+57.806 57.806 |
1.492 | 2 | ||
15 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
57 |
+1'00.340 1'00.340 |
2.534 | 2 | ||
16 | L. LawsonRB | 30 | ![]() |
57 |
+1'04.435 1'04.435 |
4.095 | 2 | ||
17 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
57 |
+1'05.489 1'05.489 |
1.054 | 2 | ||
18 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
57 |
+1'06.872 1'06.872 |
1.383 | 2 | ||
dnf | C. Sainz Jr.Williams | 55 | ![]() |
45 |
12 laps |
4 |
PIASTRI DOMINA, RUSSELL SEGURA NORRIS e MAX É SÓ 6º, com BORTOLETO 19º | Felipe Motta comenta o GP
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Max vem para o penta ou vitória é OCASIONAL? Bortoleto vítima, Ferrari devendo! Fred Sabino, da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.