F1: Pilotos chamam limites de pista de "piada" após 43 infrações na Áustria
Quatro pilotos foram penalizados em cinco segundos por não permanecerem dentro da linha branca
Os limites de pista definidos para o fim de semana do GP da Áustria de Fórmula 1 causaram uma grande frustração nos pilotos. Somente no domingo, durante a corrida, 43 incidentes foram "anotados" e as respectivas voltas foram deletadas.
Após vários incidentes nas corridas do ano passado, sobre limites de pista, os novos diretos de prova, Niels Wittich e Eduardo Freitas, adotaram uma abordagem mais rígida para 2022, definindo a borda da pista como sendo a linha branca e sancionando qualquer violação de acordo.
O Red Bull Ring, na Áustria, normalmente vê os pilotos pilotando de forma agressiva em várias curvas devido ao seu layout, incluindo as curvas 9 e 10 para terminar a volta, tornando os limites de pista um ponto de foco.
Durante a corrida desse domingo, os comissários deletaram 43 voltas por violação aos limites de pista e penalizou em cinco segundos quatro pilotos - Sebastian Vettel, Pierre Gasly, Lando Norris e Zhou Guanyu - por exceder os três avisos permitidos.
Mas, em meio ao debate sobre a consistência da diretoria de prova, vários pilotos expressaram sua frustração sobre como os limites de pista foram tratados durante o fim de semana.
"O debate sobre os limites de pista neste fim de semana foi uma piada, não só na F1, mas na F2 e F3 também", disse o piloto da Red Bull, Max Verstappen.
"É fácil dizer de fora que você só precisa ficar dentro das linhas brancas. Soa muito fácil, mas não é porque quando você passa muito rápido pelas curvas, e algumas delas você não consegue enxergar bem, você sai um pouco mais de frente, os pneus estão desgastados e é fácil de passar a linha branca."
"Mas, você realmente ganha tempo? Talvez sim, talvez não. Para ser honesto, é apenas em duas ou três curva onde você pode ir um pouco mais."
"Eu não acho que deveríamos ter isso, ah você passou 1mm, isso é uma penalidade ou o que quer que seja. Então basta adicionar uma parede ou trazer um pouco de cascalho de volta."
Verstappen acrescentou que achava que “também não parece bom para o esporte” reprimir áreas onde os pilotos seriam “naturalmente penalizados” por correrem.
Kevin Magnussen, Haas VF-22, Mick Schumacher, Haas VF-22, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Norris recebeu cinco segundos de penalização por exceder os limites de pista depois de receber uma bandeira preta e branca avisando a sua terceira infração.
O piloto da McLaren disse que, embora ele possa "entender completamente" a razão por fazerem vista grossa nas duas curvas finais, ele estava frustrado porque os comissários estavam fazendo o mesmo na Curva 1 onde ele perderia tempo de qualquer maneira.
“Eu tive um na curva 1, ou onde quer que fosse minha penalidade, na curva 1, e eu simplesmente tranquei o pneu da frente, bati na zebra perdi um segundo na subida - e então, eu fui penalizado em limites de pista por isso", disse Norris.
“Já fui punido o suficiente, porque perdi um segundo. É um pouco estúpido, alguns deles. E é a vida e é a mesma para todos e queremos consistência e assim por diante."
“Discutimos isso, também dissemos que queremos que seja rigoroso desde o ano passado e queremos que seja o mesmo todas as vezes. Nós, pilotos, sempre queremos algo diferente e melhor, então veremos.
“É uma pista difícil de julgar os limites com tanta precisão.”
Mick Schumacher reconheceu que os limites da pista foram “um problema muito grande” durante seu tempo na Fórmula 2, mas achou que ainda era “algo a ser discutido” depois da Áustria.
“Parece um pouco bobo se, por um centímetro de pista, você receber uma penalidade de cinco segundos e, na maioria das vezes, não ganhar tempo de volta, o que é pior”, disse Schumacher.
“É algo a ser discutido, algo para ver se podemos melhorá-lo para o próximo evento, porque acho que em Paul Ricard, especialmente, será uma grande preocupação.”
Após a corrida, a FIA enviou um lembrete de que o uso da linha branca como borda do circuito “foi implementado após discussões com os pilotos e equipes para melhorar a consistência e clareza para os competidores e fãs” em relação aos limites da pista.
A FIA acrescentou: “O número de penalidades hoje é proporcional ao número de infrações do artigo 33.3 do Regulamento Desportivo, com os pilotos durante a corrida recebendo dois 'golpes' por cruzar a linha branca com as quatro rodas, seguido por uma bandeira preta e branca para a terceira infração e encaminhamento aos comissários para cada infração subsequente.”
PÓDIO: Leclerc DERROTA Max na casa da RBR; Sainz tem carro em CHAMAS e Hamilton se recupera
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.