Fórmula 1 Testes de pós-temporada de Abu Dhabi

F1: Primeiro dia de julgamento sobre chantagem contra Schumacher tem confissões e novos detalhes

Dois dos acusados se declararam culpados do caso contra a família da lenda da F1

Michael Schumacher, Mercedes

No dia 4 de julho, a polícia prendeu dois homens por suposto envolvimento no caso de chantagem contra a família de Michael Schumacher. Agora, segundo o Daily Mail, o julgamento de três envolvidos começou nesta terça-feira (10) na Alemanha.

O caso contra a lenda da Fórmula 1 envolve fotos, vídeos e documentos médicos que teriam sido roubados da casa da família pelo ex-guarda-costas do ex-piloto. Os familiares de Michael entraram com um pedido no tribunal para que detalhes sobre a saúde de Schumacher não fossem discutidas de maneira pública.

Leia também:

Marku Fristche é acusado de tentativa de extorsão no valor de 15 milhões de euros, R$95,3 milhões. No caso, o ex-segurança exigia que o pagamento fosse feito para evitar vazar as imagens de Schumacher após seu acidente em 2013

Fristche teria sido ajudado por outras duas pessoas, Yilmaz Tozturkan, segurança de uma boate, e Daniel Lins, filho de Tozturkan, especialista em tecnologia.

Pai e filho confessam

Os dois acusados pelo caso, Daniel e Yilmaz, admitiram culpa no crime e expressaram remorso pelo caso durante o julgamento de acontece no tribunal alemão.

"Assumo total responsabilidade por esse erro. Digam à minha família que sinto muito", disse o pai.

Quando perguntado sobre como planejou a tentativa de extorsão, ele disse: "Eu queria devolver as fotos para a família, mas pensei em ganhar algum dinheiro com elas".

"Estávamos planejando dividir o dinheiro entre nós três. Fiz o download dos arquivos e os copiei em quatro pen drives, depois pedi ao meu filho que criasse um endereço de e-mail não rastreável".

Ele confirmou que obteve as fotos com o ex-guarda-costas de Schumacher.

O filho também admitiu as acusações, dizendo: "Estou ciente do meu erro".

Ele explicou que criou o e-mail por instrução de seu pai para se comunicar com a família Schumacher, mas afirmou que só mais tarde soube que o caso envolvia Michael e que fazia parte de um esquema de chantagem.

"Ele me pediu para criar um endereço de e-mail que não pudesse ser rastreado e, quando ele me encaminhou, não consegui ver o conteúdo".

"Meu pai apenas disse que era algo legal e relacionado a um advogado e eu não fiz mais perguntas".

"Tudo o que me disseram foi que o material se referia a uma pessoa famosa. Ele disse que tinha fotos daquela pessoa para vender e foi isso. Ele me contou isso cerca de um mês antes de ser preso".

O guarda-costas acusado no caso não compareceu à audiência, e foi anunciado que ele comparecerá ao tribunal mais tarde.

No entanto, o site britânico ainda confirma que um dos discos-rígidos utilizados pelos criminosos foi perdido e ainda não se sabe o paradeiro do mesmo, desta maneira, a família teme o vazamento de informações pessoais.

Michael Schumacher, na primeira posição, comemora no pódio.

O crime

Fristche foi contratado pela família 18 meses antes do acidente de Schumacher em dezembro de 2013. Ele trabalhava como guarda-costas do ex-piloto de F1 e fez parte do corpo de funcionários até 2020, quando foi demitido.

Foi estando na intimidade da família que ele conseguiu os documentos pessoais de Michael e teria 'encabeçado' o plano contra os Schumacher.

No julgamento, Sabine Kehm, que trabalhou com a família por mais de 25 anos, foi a primeira a testemunhar sobre o caso e revelou como primeiro contato foi feito.

"Recebi uma ligação e era de um número que não reconhecíamos, então, a princípio, não atendemos, como normalmente não fazemos com números desconhecidos".

"Mas ele continuou ligando e ligando, então no final eu atendi, e era um homem que disse que tinha fotos de Michael e que se a família não quisesse que elas fossem publicadas na dark web, ele poderia ajudar".

"Ele disse que era um intermediário e que teríamos que pagar 15 milhões de euros. Ele disse que o dinheiro era para as fotos e seu serviço de intermediário".

Logo na sequência um e-mail com as provas foi enviado e a polícia rapidamente foi acionada. A Sra. Kehm rapidamente reconheceu que aquele material era pessoal e deduziu que "só poderiam ter vindo de um funcionário".

A antiga funcionária da casa dos Schumacher ainda revelou que notou que o ex-segurança e uma enfermeira em especial pareciam muito próximos.

"Lembro-me de ver Fritsche e uma enfermeira em particular conversando juntos. Mas eventualmente ela foi embora, tivemos problemas com ela, tivemos problemas com a forma como o atendimento era prestado".

O plano

Tozturkan confessou durante o julgamento que obteve o material em meados de 2021, na época do coronavírus.

"Fritsche e eu nos conhecemos há muito tempo. Mantemos contato e nos encontramos para tomar um café", começou segundo o Daily Mail,

"Ele disse que estava de posse desse material e perguntou se poderíamos fazer algo com ele. Eu disse: 'Vou perguntar, mas definitivamente seremos capazes de fazer algo'".

O segurança de uma boate ainda disse que antes de tentar extorquir a família, ele queria vender as imagens para quem estivesse interessado. No entanto, não houve muito interesse no material.

O depoimento de Tozturkan ainda confirma que as imagens foram dadas a Markus por uma enfermeira e que mostravam Michael com a "saúde debilitada".

Tentativas anteriores de extorsão

Essa não é a primeira vez que a família Schumacher enfrenta uma tentativa de extorsão. Em 2017, um homem de 25 anos ligou para Corinna Schumacher e ameaçou prejudicar seus filhos se ela não pagasse 900 mil euros.

O acusado foi preso e condenado a 21 meses de prisão depois de enviar o número de sua conta bancária para a família.

Anteriormente, outro homem foi acusado de roubar prontuários médicos do ex-piloto. O mesmo foi preso e acabou morto em sua cela.

BORTOLETO ESTREIA NA SAUBER, o RISCO de Hamilton, FRAQUEZA de Norris, Russell EM XEQUE! Com R.MOLINA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #312 - Ricardo Molina: estreia de Bortoleto na Sauber, RISCO de Hamilton, FRAGILIDADE de Lando

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Livia Veiga
Fórmula 1
Michael Schumacher
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Alonso brinca sobre título da McLaren: "Eu deveria receber uma fatia do bônus"
Próximo artigo F1: Quatro momentos que custaram o título de construtores de 2024 da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros