F1: Qual o papel da Ford na colaboração com a Red Bull
Empresa está trabalhando em parceria com a equipe para a produção de motores
A partir de 2026, a Red Bull passará a correr com seus próprios motores na Fórmula 1. A Red Bull Powertrains, uma nova divisão em Milton Keynes, é responsável pelo desenvolvimento e produção dessas unidades de potência.
Para evitar enfrentar esse difícil desafio sozinha, a equipe uniu forças com a Ford. A "Blue Oval" já está trabalhando duro no desenvolvimento de peças, concentrando-se principalmente nas coisas mais complicadas por enquanto.
Além disso, a Ford usa peças que saem de sua impressora 3D. A marca faz isso por meio de métodos de teste também usados no setor aeroespacial.
O gerente de Powertrain da Ford Performance Motorsports, Christian Hertrich, estima que a Ford já tenha produzido cerca de mil peças para a Red Bull nesse meio tempo.
"Não são coisas como porcas e parafusos e coisas fáceis", garante Hertrich. "São peças complexas de metal e polímero que são testadas até o limite para que possam suportar corridas a uma velocidade média de 320 quilômetros por hora".
Na equipe de desenvolvimento de tecnologia de fabricação da Ford, Keith Ferrell é responsável pela impressão de peças em 3D. Segundo ele, esse método permite à Ford fabricar peças que normalmente não podem ser produzidas de maneira tradicional.
Isso inclui placas de resfriamento para baterias e outras peças. Para garantir que essas peças da impressora 3D sejam boas, elas são testadas quanto à resistência mecânica, dureza e conformidade geométrica, o que é feito por meio de digitalização 3D.
Na Ford, a chamada equipe de 'Avaliação Não Destrutiva' deve criar e examinar modelos digitais dessas peças antes que elas sejam realmente produzidas.
Para o desenvolvimento, a Ford reuniu vários funcionários de diferentes departamentos. Isso inclui funcionários responsáveis por novos veículos, sistemas térmicos e desenvolvimento de baterias.
"Envolvemos todas essas equipes da Ford com todas essas áreas de especialização para ajudar no programa", explica Hertrich. "Não é só o grupo de automobilismo que está trabalhando nisso. É incrível ver quantas partes diferentes da empresa já estão envolvidas".
Em 2025, a Red Bull ainda usará motores fornecidos pela Honda, mas a parceria chega ao fim na última corrida do ano. A partir de 2026, a empresa japonesa será parceira da Aston Martin.
BORTOLETO revela TESTE SURPRESA, veja depoimento; WOLFF DESILUDIDO com HAMILTON, Honda em APUROS e +
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com analisa histórias mais interessantes da F1 2025
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.