F1 recebe R$ 8 bilhões após mudanças estruturais do grupo Liberty
Grupo que comanda F1 realizou troca de ativos entre suas empresas, à medida que a crise do novo coronavírus continua a ter impacto no esporte


Dono da Fórmula 1, o grupo Liberty Media vem fazendo reestruturações de seus capitais em meio à pandemia do coronavírus, que afeta diretamente seus negócios. Uma complexa série de negociações vem ocorrendo entre a FWON, a holding da F1, e a divisão irmã, a SiriusXM. A principal mudança é que a empresa de promoção de shows Live Nation, que costumava estar ao lado da F1 na FWON, foi transferida para se juntar ao lado da SiriusXM.
Leia também:
Além de a F1 acabar ficando com um bolo maior, parte do raciocínio é que tanto a F1 quanto a Live Nation estão seriamente expostas enquanto eventos ao vivo não são permitidos em todo o mundo. Isso também representa uma mudança lógica em termos de reunir as divisões de shows de música ao vivo e de rádio, ao mesmo tempo em que encerra o mix da F1 e do negócio de shows, que alguns investidores achavam confusos.
No final, um total de US$ 1,4 bilhão (cerca de R$ 8 bi) em valor de ativos foram transferidos ao F1 Group, comprometidos em US$ 2,8 bilhões em ativos e US$ 1,3 bilhões em passivos. As ações da LiveNation representam US$ 2,6 bilhões do valor anterior.
Ao justificar a mudança, a Liberty observou que "cria ações FWON puramente ligadas aos negócios da F1", fortalece o balanço da FWON, fornece potencial liquidez para a F1 em caso de atraso contínuo da temporada, incluindo a preservação da saúde do ecossistema "e" reduz exposição potencial a eventos ao vivo".
Curiosamente, a Liberty acrescentou que a injeção de dinheiro para a F1 também oferece a chance de comprar empresas que estão enfrentando dificuldades na crise do Covid-19, observando que "fornece poder de fogo para investimentos de oportunidade no momento em que a liquidez é valiosa."
Explicando as mudanças, o presidente e CEO da Liberty Media, Greg Maffei, disse que era a melhor maneira de colocar dinheiro nos negócios da F1. "Examinamos várias oportunidades para ver como a F1 poderia garantir liquidez", disse Maffei em uma ligação com analistas de Wall Street. "Incluindo a possibilidade de vender uma participação para terceiros, incluindo a captação de capital em outros formatos. E acreditávamos que essa era a mais eficiente."
Maffei confirmou que a F1 agora estará em posição de comprar empresas que possam estar com dificuldades, embora ele não tenha entrado em detalhes sobre quaisquer que já possam estar no radar. "Certamente não vou discutir aquisições", disse ele. "Mas há eventos ao vivo, em particular os relacionados ao automobilismo, que podem ser atraentes.”
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Foto de: FIA Formula E

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Foto de: Akhil Puthiyedath

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: FOM

Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Foto de: Marc Fleury

Foto de: Rainier Ehrhardt

Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images

Foto de: Dave Kneen

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Foto de: IndyCar Series

Foto de: IndyCar Series

Foto de: NASCAR Media

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Luca Bassani

Foto de: Duda Bairros

Foto de: Uncredited
VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título
PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?

Pizzonia x Heidfeld: a verdade sobre a disputa marcada por mentiras e até 'espionagem'
Há 14 anos, Schumacher quebrava recorde de Senna na F1; entenda

Últimas notícias
F1 - Além de Ricciardo: Alpine monitora Gasly e pensou em Albon
Quem será o companheiro do francês Esteban Ocon no ano que vem?
”Ser pai é muito mais difícil”: a emoção de Rubinho com a vitória do filho Fefo na F4 Brasil
”Passei todos esses anos tentando vencer em Interlagos e agora ele conseguiu”, justificou Rubens
ANÁLISE: Como a Red Bull ganhou tanto downforce no GP da Hungria de F1?
Equipe do grupo de energéticos, assim como a Alpine, se voltou a um padrão mais comum de configuração em Budapeste; saiba mais
Espanhol ex-F1 analisa 'fator grana' na ida de Alonso para Aston Martin
Segundo ex-piloto da categoria, bicampeão mundial trocou de equipe por causa do projeto do time de Silverstone; confira