F1: Red Bull chegou ao topo após anos 'sofrendo' com a Mercedes
Christian Horner diz que derrota dói e que equipe lutou por sete anos para voltar ao posto de melhor time da categoria
A Red Bull venceu seus primeiros quarto títulos de Fórmula 1 no fim da era dos motores V8, entre 2010 e 2013, mas deixou de ser o time dominantes a partir da era híbrida a partir de 2014, quando a Mercedes ocupou esse espaço com os motores V6.
O time taurino só voltou a ser campeão com Max Verstappen em 2021, mas o título de construtores só veio no ano seguinte, com o holandês completando essa dobradinha.
A Red Bull domina a temporada de 2023, vencendo todas as corridas até aqui, levando Toto Wolff, chefe da Mercedes, a admitir após o GP da Espanha que a atual vantagem de Verstappen para os demais o 'irrita'.
Chefe da Red Bull, Christian Horner diz que a vantagem construída pela equipe não veio ao acaso. "Nós levamos sete anos para voltar a essa posição de vitória. Perder machuca e trabalhamos duro para voltar a este lugar", falou.
"Penso que toda nossa equipe é uma unidade, não apenas Max. Somos um time inteiro operando no mais alto nível para termos um carro fenomenal. Temos dois grandes pilotos e Max continua evoluindo como piloto. Ele está cada vez mais afiado e sua capacidade com o carro é impressionante", completou.
Perguntado sobre as declarações de Wolff, Horner respondeu: "Para ser honesto, não prestei muita atenção nisso. No final do dia, o que importa é o resultado e pareceu bastante bom".
Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing, the Red Bull team celebrate victory
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Com relação a sequência de vitórias, Horner deixa claro o significado disso. "Estamos muito orgulhosos disso. Isso significa muito mais - estamos aqui [no topo]. Quando caímos, lutamos e estamos aqui novamente. Todo membro do time tem um papel fundamental nessa performance e a F1 é uma das modalidades mais competitivas. Estar nesse nível é algo que você celebra", pontuou o dirigente.
Sobre o título estar encaminhado para Verstappen e Red Bull, Horner coloca panos frios na conversa. "Você só tem algo quando de fato tem essa coisa. Qualquer coisa pode acontecer. Eu acho que estamos no caminho certo nos dois campeonato e nosso foco agora está em Montreal e como ganhar a 100ª vitória [da Red Bull na F1] lá", disse.
"Após isso, nossa corrida de casa, na Áustria, e depois outra corrida em casa, em Silverstone.
“After that it'll be the home race in Austria, after that will be the other home race in Silverstone. Assim seguimos, pensando em cada corrida, então não conseguimos pensar muito no futuro", finalizou.
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.