F1: Red Bull despistou Pérez para ajudar Verstappen? Entenda o que de fato aconteceu

Alegação ganhou força nas redes sociais após comentário feito na transmissão da Sky Sports F1

Sergio Perez, Red Bull Racing, 2nd position, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, congratulate each other on arrival in Parc Ferme

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Em meio à vitória de Max Verstappen no GP de Miami da Fórmula 1 no último domingo (07), um rumor se espalhou e ganhou força nas redes sociais, de que a Red Bull teria dado um 'tratamento de silêncio' a Sergio Pérez, sem passar informações sobre sua disputa contra o bicampeão. Mas afinal, o que há de real e o que é fake nessa história?

Devido a um erro na primeira saída e a batida de Charles Leclerc no final, Verstappen não conseguiu marcar uma volta rápida no Q3 do sábado, tendo que se contentar com a nona posição no grid de largada do domingo.

Leia também:

Com Pérez na ponta, o mexicano tinha chances de construir uma vantagem para neutralizar o ataque do holandês. Os dois apostaram em estratégias diferentes de pneus e isso fez a diferença. Pérez parou primeiro, deixando Verstappen na liderança. O bicampeão ficou na pista até a volta 46, quando finalmente entrou para a troca de pneus.

Mais ou menos neste momento da corrida, o comentarista da Sky Sports F1, Anthony Davidson, achou estranha a falta de comunicação entre a Red Bull e o mexicano pelo rádio:

"É estranho ouvir o rádio de Pérez. Eles não falaram nada para ele sobre a luta com Verstappen. Enquanto do lado de Verstappen, as atualizações são constantes. Ouvimos isso várias vezes, checando a diferença relativa entre os dois. Pérez está ali guiando às cegas, de certo modo. É estranho. O rádio dele está bem quieto".

A observação de Davidson rapidamente repercutiu pelo paddock, e Christian Horner, chefe da Red Bull, rebateu a alegação após o fim da corrida.

"Ambos sabiam da diferença, os 20 segundos para o pit stop. A diferença era de 19s8 e Checo tinha essa informação por quatro ou cinco voltas, então ele sabia dos números. Ele obviamente estava olhando para a diferença de Max no volta a volta, o que ele teve em todas as voltas. Ele só tinha que tirar um número a partir do outro e ele sabia exatamente onde que Max estava".

 

Em meio ao debate nas redes sociais, o engenheiro "Dr_Obbs", apresentador do podcast Tech Heads F1, fez uma thread no Twitter descrevendo as conversas entre Pérez e seu engenheiro, Hugh Bird. 

Obbs mostra que Pérez questionou e foi informado por Bird (HB nos tweets) sobre o comparativo de voltas entre ele e Verstappen desde o momento em que o mexicano saiu dos boxes após sua troca de pneus, falando ainda sobre formas de melhorar o tempo de volta.

Volta 27, HB diz a SP "a volta de Max é 31s9, 26 voltas concluídas, 31 restantes". SP fez 31s58 na volta 26. Na volta 27, HB entra no rádio e diz ao SP onde ele está perdendo tempo e como ele pode melhorar nas curvas 14 e 15. Isso segue volta a volta, com HB atualizando a cada volta sobre MV.

 

Volta 29, HB diz a Checo onde ele está perdendo tempo no segundo setor em relação a Max. Depois ele pergunta a Checo 'Qual a sua limitação no setor 2?'. SP responde 'tração'. Volta 29, HB vai ao rádio enquanto SP está no setor 3 e diz, 'o segundo setor foi melhor'.

Mesmo após ser ultrapassado por Verstappen, Bird segue dando a Pérez dicas sobre como melhorar seu tempo de volta, corroborando com o que foi defendido por Horner e minimizando a acusação de Davidson na transmissão britânica.

Volta 41, HB diz a SP 'Max está tirando o pé, há uma margem para ir adiante'. No começo da volta 47, HB diz a SP 'Max parou. Espere ele cerca de 1s atrás'. Volta 48, HB dá a Checo o tempo de MV '1 segundo, ajuste o diferencial, pode ajudar no S2'.

 

Com a vitória de Verstappen, o holandês chega a 119 pontos no Mundial, contra 105 de Pérez após as cinco etapas iniciais da temporada 2023. 

Podcast #228 - Reclamações de Verstappen em Baku mostram que bicampeão 'sentiu o golpe'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Marko detona Mercedes por causa de "truques manipulativos" da FIA
Próximo artigo VÍDEO: O incômodo momento entre Jackie Stewart e Federer em Miami; Brundle volta aos holofotes também 'por causa' de Tom Cruise

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil